15 apartamentos de 70 m² com ótimas ideias de decoração
Nem só de integração vivem os apartamentos pequenos... Confira soluções para todos os gostos e bolsos!
Quando o assunto é apartamento pequeno, eliminar as paredes, fazer uso de espelhos ou usar cores claras pode parecer a única saída. Mas se você valoriza sua privacidade ou adora um pretinho básico, vai ficar feliz em saber que não precisa se ater a tantas regrinhas na hora de decorar seu apê. Confira a seguir 15 projetos muito bem resolvidos em apenas 70 metros quadrados, com ótimas ideias de decoração. Clique nos títulos ou nas fotos para ver mais detalhes.
1. TONS DE CINZA
Antes do escritório Triplex Arquitetura reformar a área social desse apê de 70 m² em Pinheiros, o espaço era pouco usado por seus moradores. Para torná-la mais funcional, foi necessário trocar a sala de jantar com a de estar, e o escritório foi parar na varanda. Buscando modernizar o lar, as arquitetas escolheram tons de cinza, com um ar mais clean, e apostaram em fotografias, obras de arte e peças de design para dar o charme do lugar.
2. SEM PAREDES
O apartamento de 70 m² no Park Sul, em Brasília, tinha ambientes bem delimitados, mas havia a necessidade de áreas mais fluidas e multifuncionais. A arquiteta Clarice Semerene, do Seremene Arquitetura, deu um jeito de integrar sala, cozinha, área de serviço e lavabo, tudo com o estilo e gostos da dupla. Tudo que não era essencial foi eliminado, como o lavabo e a área de serviço nos padrões antigos.
3. SEPARAÇÕES CRIATIVAS
O loft de 68 m², em Porto Alegre, é o primeiro apartamento do jovem casal que contou com o Estúdio VOE para transformar o espaço em um lar cheio de personalidade. Sem alterações estruturais, a reforma optou por preservar as características originais do imóvel, como o piso de cimento queimado, e apostou no décor de base neutra e quente e na separação de ambientes com esquadrias de aço e vidro, cortinas com transparência e uma adega de vergalhões.
4. SOLUÇÕES PARA RECEBER
Com ideias simples e econômicas, a arquiteta Andrea Murao transformou seu apê de 68 m². A sala é bem iluminada graças à conexão com a varanda. Como o living é pequeno, só houve espaço para um sofá, de dois lugares, que ganhou tecido garimpado em loja do Brás, bairro de São Paulo. Mas pufes, o banco e a poltrona oferecem assentos extras, sem ocupar muito espaço. Na área externa, a mesa com quatro lugares pode acomodar convidados nas refeições.
5. PRIVACIDADE NA MEDIDA
Na reforma comandada pelo escritório RCB Arquitetura neste apê de 70 m² no bairro Campo Belo, em São Paulo, uma parede foi levantada: a do quarto, para trazer privacidade para o jovem casal de moradores. Um banheiro a mais também foi criado, transformando o dormitório em uma suíte. O lavabo foi mantido, pois o casal adora receber amigos e familiares em casa.
6. COZINHA EM DESTAQUE
A arquiteta Tatiane Waileman é quem assina a reforma deste apartamento de 72m² e localizado na Vila Mascote, em São Paulo. Sala, varanda e cozinha foram integradas, proporcionando um ambiente único e fluido. A partir do desejo dos moradores, Tatiane transformou a cozinha, deixando-a em destaque, sem perder a função. Investiu também na estética com uma parede de ladrilho hidráulico, que ganhou, na sequência, uma bancada com largura generosa para acomodar o cooktop e permitir as refeições no espaço.
7. DIVISÓRIAS PRETAS
As divisões sufocantes deste apartamento de 70 m² foram abaixo a partir da intervenção das arquitetas Paula Rezegue e Priscila Guz, do Studio RG. Sem tantas paredes, a dupla desenhou um biombo com cordas náuticas em parceria com o artista Edson Nunes. A cor também foi a eleita para as folhas de madeira que revestem o móvel da Florense. Ele faz as vezes de parede, dividindo sala e quarto, mas também abriga a TV giratória.
8. ESTILO INDUSTRIAL
Como o dono deste apartamento de 70 m², em Cambuí, Campinas, fazia questão de um estilo industrial, a arquiteta Debora Vassão resolveu manter a parede de concreto aparente e passar apenas uma resina fosca no piso e teto. No living, um móvel baixo em L contorna todo o ambiente, reforçando a integração entre estar e jantar, além de servir como banco com o uso do futon.
9. PALETA NEUTRA
Cansados da vida de hotéis toda semana, o casal paulista de executivos resolveu ter seu próprio lar em Porto Alegre, onde trabalham de segunda à quinta. O imóvel eleito foi este apartamento de 70 m². Para atender a demanda de um apê moderno e seguir um estilo de decoração escandinava, a arquiteta Lisiane Scardoelli elegeu a paleta de cores neutras que norteou o projeto. Para o piso, o revestimento escolhido foi um porcelanato com textura acetinada, enquanto a parede da cozinha tem os famosos azulejos de metrô.
10. MIX DE CORES
Habitado pela designer de moda Alina Oki, 26 anos, o imóvel de 70 m² tem papel de parede floral, tapete azul com estampa geométrica, pendentes amarelos e sofá pink. Na cozinha, azulejos estampados. Discretos, o cimento queimado, o forro de acabamento industrial e os tijolos aparentes pintados de branco mostram um aspecto que as arquitetas Andrea Murao e Simone Marques consideram essencial para o sucesso das cores no projeto: a boa base neutra.
11. CLIMA DE LOFT
Entre o estilo industrial e o romance moderno, este apartamento de 70 m² decorado pelo escritório Garimpório ganhou espírito despojado e uma identidade singular. As principais soluções vão no caminho de separar ambientes de forma sutil, mantendo clima de loft. A esquadria de ferro e vidro que divide quarto e sala é uma delas. Outra foi o balanço Dora, que adiciona um espaço a mais no estar ou no jantar e simboliza fluidez.
12. REFORMA BARATA
Quem sai da casa dos pais para morar sozinho, muitas vezes, se muda para um imóvel alugado. É o caso do morador deste apartamento de 70 m². Na reforma sem quebra-quebra com orçamento enxuto, comandada pelo escritório Arq|Tips, nenhuma parede foi derrubada, mas algumas ganharam revestimentos, como os tijolinhos aparentes da sala de estar. A ideia de economia também foi para os móveis garimpados em promoções ou reaproveitados do antigo lar.
13. ARTE POR TODO LADO
Arte é o que não falta pelo apartamento de 70 m² no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo. O living ganhou uma pintura do artista plástico Giuliano Martinuzzo, que toma mais de uma parede, trazendo amplitude ao living. As cores foram distribuídas com parcimônia: o cinza e preto ganharam toques de cor na sala com o amarelo. Projeto do escritório de arquitetura Now.
14. BRANCO ILUMINADO
Com quase 30 anos, o apartamento de 70 m² com três quartos, janelões e lareira a conquistou de cara a a arquiteta Marcela Madureira. Além de refazer a parte hidráulica, Marcela integrou a cozinha ao living e investiu na mistura de acabamentos, com viga de concreto aparente, piso de madeira de demolição, ladrilhos hidráulicos na cozinha e uma base branca que passasse conforto através da luz.
15. CHEIO DE PERSONALIDADE
Acostumado a idealizar espaços de personalidade para seus clientes, o designer de interiores Bruno Carvalho finalmente conseguiu fazer o mesmo em seu próprio ninho. O local escolhido foi um apartamento de 70 m² no centro da capital paulista. Sobre a base cinza – neutra e masculina – Bruno distribuiu cores vibrantes, obras de arte e peças queridas, trazidas de viagens pelo mundo como sinais de conquistas pessoais.
Via: Casa e Jardim