Inspire-se nestes 12 projetos com prateleira suspensa na cozinha
Com ajuda da marcenaria sob medida, elas dão aquele quê a mais e ainda ajudam a aproveitar todos os cantinhos da casa
As prateleiras suspensas na cozinha são uma ótima solução para quem tem pouco espaço. Além de praticidade, elas proporcionam um charme a mais na decoração. Podem ser usadas para guardar utensílios domésticos ou até mesmo adornos. Pensando nisso, selecionamos 12 projetos que tem a marcenaria como grande aliada para você se inspirar!
1. No projeto idealizado pela arquiteta Gabriela Marques e pela designer de interiores Carla Bomfim, as prateleiras suspensas têm estrutura de ferro e tela metálica perfurada, executadas pela Serralheria Arte e Estilo. Na parede, outra peça ocupa toda a parede, inclusive no entorno da coifa, onde a moradora aproveitou o espaço para exibir os pratos coloridos.
Paneleiro e prateleiras suspensas com estrutura de ferro e tela metálica perfurada. A bancada da pia tem torneira da Deca. No armário, os puxadores são cavas vazadas nas portas (Foto: Edu Castello / Editora Globo)
2. O trabalho do arquiteto Victor Milani e do engenheiro Rafael Motta, dupla que comanda o escritório Studio VRM, foi traduzir as necessidades dos moradores em uma nova distribuição do espaço. Dessa forma, a marcenaria branca na cozinha reflete a claridade abundante do apartamento. As prateleiras deixam a bancada livre e multiplicam a área para os eletrodomésticos e plantinhas no canto superior. Execução realizada pela Caminho Oficina.
A marcenaria da cozinha, branca, reflete a claridade abundante do apartamento. Prateleiras deixam a bancada livre e multiplicam a área para os eletrodomésticos. Execução da Caminho Oficina (Foto: Joana França/Divulgação)
3. A luminosidade generosa que banha a maioria dos ambientes deste apartamento, graças à uma porta-janela de vidro do chão ao teto, permitiu que o designer e curador de arte Paulo Azeco pintasse as paredes de seu apartamento de tons escuros, onde seus quadros pudessem se destacar. A cozinha é uma obra de arte por si só. O fogão industrial que o morador já possuía combinou com a bancada, a parede e a prateleira de concreto moldados na obra. O armário de preto fosco complementa perfeitamente a decoração.
A prateleira de concreto da cozinha proporcionou espaço para livros e objetos de decoração (Foto: Christian Maldonado / Editora Globo)
4. Assinado pela arquiteta Ana Cecília Toscano e pela designer de interiores Flávia Lauzana, os ajustes se concentraram na troca dos revestimentos e na marcenaria moderninha e bem desenhada. A cozinha é pequena, mas completa. Para guardar todos os utensílios, a aposta foi combinar armários e prateleiras suspensas, em tom de verde pastel, que prevalece na marcenaria de todo o apê. O vitrô móvel é um charme à parte e o vidro ondulado traz o ar industrial à decoração.
Cooktop, forno e microondas dividem espaço com as prateleiras suspensas e seu vitrô móvel. Na parte de baixo, um armário guarda os utensílios do dia a dia. Na paleta, reinam cinza e verde pastel. (Foto: Evelyn Müller/Divulgação)
5. Na cozinha arquitetada pelo escritório Tria Arquitetura, prateleiras suspensas acomodam os vasos. O detalhe dá charme ao projeto e também espaço a outras plantas que caem sobre a bancada. A janela, logo atrás, facilita o cultivo por banhar o cômodo com luz natural.
Horta suspensa. Acima da bancada de Silestone no tom White Storm, as prateleiras de madeira fixadas no teto, junto à janela, apoiam vasos de temperos e dão privacidade ao ambiente (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)
6. Tijolinhos cobrem as paredes e o teto da cozinha projetada Leo Romano. O morador adora cozinhar e não queria minimalismo, por isso, o azul contrasta com as cores quentes espalhadas pela área aberta e cheia de vida. "Pedi apenas para priorizar o convívio, uma cozinha aberta e espaço para o verde”, afirma o proprietário. A prateleira suspensa guarda as panelas e temperos.
Mesmo pequena, a cozinha tem paredes e teto revestidos por tijolos comuns e prateleiras que deixam tudo à mão (Foto: Lufe Gomes / Editora Globo)
7. Esta cozinha assinada pelo designer Marcelo Rosenbaum e o arquiteto Flavio Miranda elimina os armários e expõe os utensílios em prateleiras. Ali, a marcenaria verde, o concreto e os azulejos na parede misturam o rústico com o industrial.
Integrada ao living, a cozinha tem ilha com tampo de freijó e granito idealizado pela marcenaria Artífice, autora também dos armários verdes de MDF e laca. Geladeira da KitchenAid. As prateleiras exibem utensílios (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
8. Uma cozinha pequena não precisa ser minimalista. Neste apartamento reformado pelo arquiteto Daniel Bolson, do escritório Coletivo Par, o piso de ladrilho hidráulico, a madeira quente e os acessórios vintage dão uma cara rústica ao cômodo compacto. As prateleiras são adicionadas ao projeto como porta panela e para armazenar alimentos.
Compacto, o ambiente recebeu armários de freijó feitos sob medida pela Tecno Móveis. Na parede, há revestimento cerâmico da Portobello, que recebeu, acima, prateleiras para armazenar panelas e alimentos. No piso, ladrilho hidráulico da Leroy Merlin (Foto: Cristiano Bauce / Divulgação)
9. Localizado em Taiwan, esse estúdio desenhado pelo escritório A Little Design tem apenas 18 m² e prova o quanto de espaço é possível economizar trocando os armários por prateleiras. Assim foi possível aproveitar todo o pé-direito da cozinha.
Um corredor dá lugar à cozinha e as prateleiras de madeira economizam espaço. Armários superiores servem para guardar objetos menos utilizados (Foto: Hey! Cheese/ Dezeen/ Reprodução)
10. Espaço na cozinha nunca é demais. Uma prateleira no alto é o lugar perfeito para guardar livros de receitas, panelas e até a coleção de rolhas, como no projeto do escritório SAO Arquitetura.
Espaço na cozinha nunca é demais. Uma prateleira no alto é o lugar perfeito para guardar livros de receitas, panelas e até a coleção de rolhas, como no projeto do escritório SAO Arquitetura (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
11. O arquiteto Gustavo Calazans integrou a cozinha à área social. Ele criou uma estrutura de madeira no teto que tem duas funções: iluminação sobre a bancada e prateleira para livros de receitas, na parte virada para a sala.
Na cozinha, o arquiteto Gustavo Calazans criou uma estrutura de madeira no teto que tem duas funções: iluminação, sobre a bancada, e prateleira para livros, na parte virada para a sala (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
12. O arquiteto Igor Miranda projetou sua própria casa para receber bastante luz natural e ventilação. As prateleiras suspensas foram colocadas para aproveitar o ambiente e adicionar um pouco de verde no espaço.
Entre os detalhes da cozinha do arquiteto Igor Miranda, estão diversas prateleiras que concentram plantas, utensílios e decoração (Foto: Wennyta Pinheiro/Divulgação)
Via: Casa e Jardim