6 apartamentos de 30 m² com ótimas ideias de decoração
Dicas para aproveitar a pouca metragem do imóvel, integrando ou não os ambientes
Cabe uma vida inteira em 30 metros quadrados. Duvida? Trazemos a seguir 6 projetos que aproveitam com sabedoria a pouca metragem e dão algumas ideias de decoração, seja você um fã de ambientes integrados ou do mínimo de privacidade. Para confira mais detalhes de cada projeto, basta clicar no título ou na foto.
1. PRIVACIDADE COM COBOGÓ
Um apartamento pequeno que fosse aconchegante e se destacasse dos demais – essa foi a demanda para este imóvel de apenas 27 m² no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. As profissionais do escritório TRIA Arquitetura utilizaram o cobogó para garantir a entrada de luz natural no imóvel, dando certa privacidade ao quarto, mas sem fechar completamente o ambiente.
2. MÚLTIPLAS FUNÇÕES
Destinado para aluguel, este apê estúdio de 30 m², projetado por Leandro Neves, é inteiramente conectado. Isso significa que pode-se ver a luz do janelão, ao lado da cama, transbordar pela cozinha e banhar a sala no meio do caminho. Cores sóbrias dominam a construção e o destaque fica por conta das texturas. O aparador tem múltiplas funções, servindo de banco para a mesa, tendo gavetas para armazenamento de objetos e se estendendo até a estante ganhando ares de rack.
3. ESPAÇO 3 EM 1
Como parte de um projeto que visa mostrar como o design pode aproveitar ao máximo um espaço pequeno, o arquiteto canadense Graham Hill montou um apartamento de 33 m² que “funciona como se tivesse o dobro do tamanho”. O mesmo espaço que serve como living ou sala de jantar também se transforma em um quarto. A cama desce de um armazenamento na parede, enquanto portas dos dois lados podem ser abertas para revelar criados-mudos.
4. MÓVEIS COMO DIVISÓRIAS
Quando escolheu viver em um apartamento de apenas 33 m², o jovem morador buscava funcionalidade em cada espaço, para isso, procurou o escritório Sesso & Dalanezi. A grande aposta dos profissionais foi no uso da marcenaria para delimitar os espaços da sala, cozinha e quarto, e aproveitar cada cantinho do apartamento. O estúdio tem ainda uma varanda, que foi pensada para receber os amigos com mesa de jantar e sofá.
5. MARCENARIA PLANEJADA
Transformar 30 m² em uma casa completa exigiu planejamento por parte da arquiteta Ana Cecília Toscano e da designer de interiores Flávia Lauzana. Sala de estar, quarto, cozinha e banheiro foram todos encaixados na planta, com circulação livre e confortável. Onde há espaço, existe um armário: gavetões sob a cama guardam o enxoval, e um alçapão ainda armazena um colchão extra.
6. ESPELHOS POR TODO LADO
Neste apartamento de 30 m² em Santo Amaro, São Paulo, a primeira decisão foi demolir a parede que separava o quarto e a sala, tornando o dormitório e a área social integrados. O sofá-cama posicionado em frente à cama permite receber amigos e familiares e o espaço extra da cama tipo baú ajuda a organizar o espaço do dormitório. Para trazer a sensação de amplitude, o armário e a parede ao lado da cama foi toda revestida com espelhos.
Via: Casa e Jardim