Apartamento de 65 m² tem decoração com estilo industrial e móveis planejados
O escritório UNIC Arquitetura desenhou alguns móveis para conferir versatilidade e amplitude aos ambientes
À espera do primeiro filho, o casal precisava transformar o apartamento de 65 m² comprado na planta em um lar para a família crescendo. A reforma, comandada pelo escritório UNIC Arquitetura, envolveu a integração da cozinha com a sala de estar, a troca dos revestimentos e a criação de móveis sob medida para um melhor aproveitamento do espaço.
“Mesmo integrando os ambientes, ainda precisávamos abarcar a sala de estar, cozinha, sala de jantar e lavanderia neste espaço reduzido. Algumas soluções foram esconder o tanque e a máquina lava e seca em um armário da cozinha, e utilizar um mesmo móvel planejado suspenso como painel de tv e nicho para o microondas”, explica a arquiteta Lisa Zemmerlin, sócia de Carolina Danylczuk. Dentro da mesma proposta de trazer leveza sem atravancar a circulação, a mesa de jantar em MDF preto parece flutuar.
Como pano de fundo da sala, a cozinha ganhou uma espécie de moldura, compondo um nicho minimalista com cuba, bancada e geladeira. Dando o tom industrial à decoração, placas de concreto foram instaladas na parede que se estende da porta de entrada ao bufê com espelho na extremidade oposta. “Além de trazer amplitude, o espelho valoriza a iluminação natural, para que o ambiente fique mais leve mesmo com tons escuros”, afirma Lisa.
Também com dimensões reduzidas, o quarto do bebê precisava atender todas as necessidades de um recém-nascido. Para isso, as arquitetas desenharam um berço acoplado ao trocador e gavetas. “Já no quarto do casal, prezamos por um armário grande que coubesse as roupas de ambos e desenhamos uma penteadeira unida à cabeceira da cama. Esse é um bom truque para dar uma sensação de amplitude, fazendo os móveis parecerem maiores do que são”, diz Carolina.
Via: Casa e Jardim