4 dicas do 'Decora' para deixar a decoração do banheiro impecável
Inspire-se com dicas criativas e funcionais para transformar o seu banheiro sem grandes obras
O banheiro costuma ser um dos ambientes mais delicados quando o assunto é reforma. Além da questão hidráulica, as obras no cômodo podem resultar em gastos financeiros indesejados e, pior, de recursos hídricos cada vez mais escassos. Para contornar esse problema, o arquiteto Mauricio Arruda tomou uma sábia decisão para a 4ª temporada do 'Decora', em exibição no canal GNT: nenhuma transformação realizada no programa alterou os pontos hidráulicos dos projetos.
"Sabemos que os recursos naturais, como a água, são esgotáveis e devem ser usados de maneira consciente. É por isso que as soluções que escolhemos para o banheiro devem não apenas garantir o nosso bem-estar, mas também a qualidade de vida da comunidade", justifica o apresentador. "Isso é decorar de maneira susentável".
É possível, sim, repaginar o espaço sem levar paredes abaixo ou alterar a mecânica do cômodo. "Mudar toda a estrutura hidráulica é o mesmo que começar um ambiente do zero e deixa o processo muito mais longo, caro e trabalhoso", diz o arquiteto, que também reuniu várias dicas do programa no livro 'Decora com Mauricio Arruda', publicado pela Globo Estilo. "No lugar do quebra-quebra, busque soluções para transformar esses ambientes da maneira mais simples possível".
Abaixo, listamos 4 ideias de decoração que transformam o banheiro sem grandes obras. Inspire-se!
1. Integração do box
As portas de vidro integram visualmente a área interna do box com o restante do banheiro. Por isso, tenha o cuidado de utilizar os mesmos revestimentos dentro e fora da área do box, no piso e nas paredes, pois isso aumentará a sensação de espaço no menor ambiente de casa. E procure organizar os produtos usados no banho em nichos ou prateleiras, para manter o local visualmente limpo.
2. Metais
A lista de metais para o banheiro não é pequena. Torneiras, misturadores, acabamentos de registros, válvulas, duchas higiênicas, chuveiros e sistemas de descarga são os principais. Procure comprar itens que fazem parte de uma mesma linha para que o conjunto deles seja o mais harmonioso possível. Comece escolhendo as torneiras, pois, no final, elas também têm uma grande função decorativa no ambiente. Além disso, pense na funcionalidade, na ergonomia na hora do acionamento e também na economia de água.
3. Acessórios
Os acessórios, como ganchos, toalheiros, papeleiras e lixeiras, podem trazer um clima mais descontraído e pessoal para o banheiro. Vale garimpar esses objetos em lojas de decoração, feiras de antiguidade ou até mesmo buscar uma peça com design assinado. Às vezes basta alguns quadros na parede e uma escada utilizada como toalheiro para dar ao seu banheiro um clima menos planejado e mais aconchegante.
4. Revestimentos
Para pisos e paredes é possível aplicar novos revestimentos usando uma argamassa de assentamento própria. Revista apenas as áreas que realmente entrarão em contato direto com a água. Nos banheiros frequentados por crianças, essas áreas devem ser ainda mais generosas. Nas demais, escolha acabamentos que podem receber pano úmido para limpeza ou mesmo tintas mais resistentes.
Via: Casa Vogue