Reforma de apartamento prioriza hobbies e profissões de moradores
O projeto com pouco quebra-quebra colocou a integração como protagonista para que os moradores pudessem desfrutar dos seus hobbies e trabalhar no mesmo espaço
Ter um só espaço que acomode hobbies e profissões dos moradores foi a tarefa central da reforma comandada pela arquiteta Mariane Graciano. Junto à designer de interiores Raquel Braga e à assistente de decoração Nicolle Sallum, o projeto ganhou pegada contemporânea com base neutra e layout para lá de funcional.
No apartamento de 110 m², localizado no Campo Belo, em São Paulo, a integração é a resposta para a principal demanda: na cozinha, o morador tem praticidade para uma de suas atividades preferidas, a gastronomia. Enquanto isso, na sala, um pequeno home office fica agregado ao lado da televisão, uma vez que a moradora costuma estudar e escrever. Devido à ausência de paredes, os dois podem coabitar o mesmo território e compartilhar os momentos de ócio, entretenimento e trabalho. "O destaque do projeto é a cozinha integrada. Eles passam a maior parte do tempo por ali. Enquanto ele prepara os pratos, ela revisa os trabalhos na mesa de jantar ao lado da bancada", conta a arquiteta.
JANTAR | Marcenaria da cozinha sob medida de Formica cinza clara, executada pela Serra Marcenaria. Mesa de jantar em freijó executada pela mesma marcenarial. Vasos da Dpot (Foto: Rômulo Fialdini/ Divulgação)
Sem muito quebra-quebra, o maior desafio foi o curto prazo. "Os clientes venderam a casa em que moravam antes do início da obra e tivemos apenas três meses para fazer todas as modificações, incluindo a marcenaria", conta Mariane. Adquirido apenas com os acabamentos entregues pela construtura, apê necessitava de mudanças que envolveram troca de revestimentos e das portas, além da aplicação de peças de madeira sob medida. "Precisávamos que a cozinha não tivesse aspecto de área de trabalho e conversasse com a paleta de materiais escolhida para a sala de estar. A transição dos ambientes deveria ser suave", ressalta. Por isso, a Formica cinza revestiu as paredes da varanda, assim como os armários do ambiente ao lado. "A escolha da mesa de jantar integrada com a ilha também foi ponto de partida do projeto. Conseguimos acomodar dez pessoas ali", comemora.
SALA | Sofá Malta da Franccino Casa, com tecido impermeável da Quaker Decor. Mesa de apoio Haida da Franccino Casa. Mesa de centro Geo da Franccino Casa. Pufe de couro da Elisa Atheniense. Mesa lateral e revisteiro da Interni (Foto: Rômulo Fialdini/ Divulgação)
HOME OFFICE | Poltrona Beg da Dpot. Luminária de mesa em aço da Entreposto. Bandeja de couro da Interni. Quadros apoiados da Papel Assinado. Caixa Baú da Dpot Objeto. Prateleiras e bancada TV de madeira freijó (Foto: Rômulo Fialdini/ Divulgação)
Outro destaque fica por conta de uma estante de madeira freijó e laca cinza, desenhada para emoldurar o piano da moradora. "Ele ficava num cantinho escondido na antiga casa, e virou a peça principal na estante projetada especialmente para acomodá-lo", afirma a profissional. Para dar um toque de vida à paleta cinza e bege, ao lado da sala, um jardim vertical forma um cantinho agradável de leitura.
CANTO DE LEITURA | Jardim vertical da Florência Paisagismo. Poltrona Sand da Dpot. Banco de apoio da Interni (Foto: Rômulo Fialdini/ Divulgação)
COZINHA | Marcenaria cozinha sob medida de madeira freijó e Formica cinza clara, executada pela Serra Marcenaria. Iluminação com ledlines da Yamamura (Foto: Rômulo Fialdini/ Divulgação)
LAVABO | A bancada é feita de granilite da Casa Franceza. Iluminação da Yamamura (Foto: Rômulo Fialdini/ Divulgação)
Via: Casa e Jardim