7 coisas para limpar em casa na quarentena (que você geralmente esquece!)
A higienização destes itens pode ser feita utilizando produtos simples, como vinagre, limão e bicarbonato de sódio
Sabemos que um lar tem muitos cantinhos, e que é difícil lembrar de limpar absolutamente tudo. Mas existem algumas coisas de uso mais rotineiro que passam despercebidas, e que merecem atenção quando o assunto é limpeza. Aproveite os finais de semana em casa durante a quarentena (ou os momentos de ócio da semana) e confira algumas dicas para limpar estes itens geralmente esquecidos no dia a dia:
1. Máquina de Lavar
Parece loucura né? Afinal, a máquina já está em contato com água e sabão todos os dias. Pois é, mas ela também está em contato com peças sujas. Para higienizá-la, primeiro, retire todas as peças de roupa do seu interior. Com a máquina vazia, coloque cerca de 500 mL de àgua sanitária (alvejante) e ative o ciclo rápido de lavagem. Depois, basta deixar ela completar o programa de lavagem. O recomendável é fazer esse processo, mais ou menos, a cada dois meses. Ah, e se a sua lavadora tiver um filtro removível, é importante retirar fiapos de roupas que geralmente se acumulam ali. A mangueira que fica atrás do aparelho também precisa ser higienizada de vez em quando, por acumular poeira.
2. Maçaneta
Lavar as mãos quando chegamos da rua é um hábito de higiene bastante conhecido. Mas já parou para pensar que, se a sua mão está suja quando você chega da rua, significa que a sua maçaneta também fica suja quando você a toca para entrar em casa? Então! Mas fique tranquilo, porque não é necessário muito para limpá-la: um pano úmido com desinfetante ou álcool já elimina boa parte das bactérias indesejadas.
3. Quadros
Calma lá, não é para sair passando um pano com álcool nas suas telas. Mas, como os quadros ficam ali parados, de vez em quando é uma boa ideia tirá-los da parede para limpar a poeira que pode ter se acumulado na moldura ou mesmo na área da parede que ficava encoberta pelos quadros.
4. Chuveiro
Por serem muito pequenos, os furinhos do chuveiro podem facilmente entupir, já que, quando a água passa pelos poros, ela traz consigo diversos minerais. Além disso, a oleosidade da nossa pele que é eliminada na ducha também pode entupir o chuveiro. Para evitar que isso aconteça, primeiro, desligue o disjuntor para não correr riscos. Depois, desrosqueie a parte de baixo do chuveiro, que contém os “furinhos” (a peça é chamada de espalhador). Pegue uma vasilha cheia de água e adicione meio copo de vinagre. Em seguida, mergulhe o espalhador na vasilha com a mistura e deixe lá por uma hora. Se depois disso você perceber que alguns furinhos ainda estão entupidos, use uma escova pequena (uma escova de dentes, por exemplo, pode servir) ou palitos de dente para limpá-los.
Ah, e se você não quiser retirar o espalhador, é possível limpar seu chuveiro sem desmontá-lo. Você só vai precisar de um saco plástico, um barbante ou elástico, e, novamente, água e vinagre. Coloque um copo de água morna e um copo de vinagre no saco plástico. Depois, deixe o espalhador do chuveiro imerso na mistura, amarrando o saco plástico com o barbante ou elástico em volta dele. O saco deve ficar como uma espécie de luva, envolvendo por completo o espalhador. Depois, é só deixar agir por 1 hora e seu chuveiro estará limpinho.
5. Interruptor de luz
É a mesma história da maçaneta: quando você em chega em casa, antes de lavar as mãos, você acende a luz, certo? Por isso, também é importante higienizar os interruptores. Também não tem muito segredo: basta um pano com algum tipo de desinfetante ou álcool para mantê-los limpos.
6. Ventiladores de teto
Se você tem ou conhece alguém que tenha rinite, esse item provavelmente não passa despercebido para você. Mas, muitas vezes esquecemos de tirar a poeira que se acumula em ventiladores e ar-condicionados. O resultado é que esses aparelhos acabam espalhando todo esse pó acumulado no ambiente, o que pode provocar reações alérgicas. Para limpar seu ventilador, você pode usar uma fronha - sim! - de travesseiro, mesmo. Em primeiro lugar, desligue o aparelho e, por precaução, o disjuntor também. Depois, subindo com cuidado em algum item de apoio, coloque a fronha nas hélices do ventilador, como se elas fossem o travesseiro. Depois, é só segurar a abertura da fronha e puxá-la, de modo que toda a poeira depositada nas pás do ventilador venha junto e acabe dentro da fronha. Para finalizar, use um pano úmido com detergente mesmo. Importante: caso tenha, o ar-condicionado também precisa ser higienizado com certa frequência, pois também acumula pó. Com o aparelho desligado, abra o painel frontal e remova o filtro, que é onde a poeira geralmente se acumula. Faça a limpeza com aspirador de pó ou água corrente, e seque bem a peça antes de encaixá-la novamente.
7. Fornos e microondas
Esses são alguns dos itens mais importantes da lista. Por estarem, obviamente, em contato com muita comida, esses itens acabam acumulando gordura nas superfícies internas. E é claro que você não quer que a comida que você está prestes a ingerir fique em contato com um aparelho sujo, certo?
Uma das técnicas mais conhecidas para limpar o microondas é usando limão. Pegue uma vasilha, coloque água e rodelas generosas de limão. Com a vasilha dentro do microondas, ligue o aparelho por um minuto. O truque ajuda a soltar sujeiras e restos de comida que ficaram grudados nas paredes internas do aparelho. Depois de usar o limão, lave o interior do microondas normalmente com uma esponja e detergente.
No caso do forno, o primeiro passo é fechar o registro de gás, por segurança. Deixe o forno vazio e, caso haja sujeira superficial, limpe-a com uma espátula de silicone. Depois, faça uma pasta com aproximadamente 3 colheres de sopa de água e meia xícara (ou 170g) de bicarbonato. Depois, aplique a pasta no interior do forno e deixe agir por cerca de 12 horas. Para removê-la depois disso, use um pano com água morna. Você também pode colocar água e vinagre em um borrifador e usá-lo para tirar o bicarbonato, caso ele grude em alguns lugares. Se usar o vinagre, é só usar um pano úmido depois de aplicá-lo.
Via: Casa Vogue