8 dicas para deixar sua casa mais aconchegante no inverno
Desde a escolha de cores ao controle térmico, algumas mudanças pontuais podem aquecer os ambientes sem grandes gastos
Com a entrada do inverno, surge a necessidade e a vontade de deixar o lar mais aconchegante e aquecido a fim de ter mais conforto. Segundo o Google, a chegada desta última frente fria aumentou em 300% a busca por aquecedores elétricos e em 50% por cobertores. Isso indica que não é necessário grande investimento ou reforma para aquecer sua casa. Confira a seguir algumas mudanças pontuais para vencer o frio!
1. Cores quentes
O arquiteto Jean de Just tirou o ar comum da cortina bege de algodão ao aplicar três faixas de seda de 8 cm em suas extremidades. O sofá de camurça com capitonê e as almofadas no tom laranja aquecem o ambiente (Foto: Sambacine / Editora Globo)
As cores são responsáveis por conferir personalidade aos ambientes da casa e devem estar alinhadas ao conceito do projeto e ao estilo de vida de cada um. Um dos caminhos indicados para usar as cores é trabalhar tons neutros, básicos e atemporais como base para, pontualmente, salientar pontos de cores nos ambientes da casa. “Com essa estratégia conferimos um toque diferenciado ao ambiente, lembrando que as cores podem ser quentes ou frias”, destaca a arquiteta Danielle Dantas.
Vermelhos, laranjas e amarelos normalmente são citados como as cores quentes, pois são mais vibrantes e alegres, enquanto os tons de roxos, azuis e os verdes são reconhecidos como cores frias por acalmar e trazer uma sensação relaxante ao ambiente. No inverno a dica é aproveitar as cores quentes, seja nas tintas, como os tons de mostarda, chocolate e cereja, ou nos acessórios, como almofadas, capas de sofá, mantas, tapetes e cortinas.
2. Texturas
Outro elemento que pode conferir maior aconchego nos ambientes é a textura, seja em móveis com acabamento ou outros elementos que permitam o toque prazeroso. “Adoramos a madeira, pois o material pode estar presente em vários elementos e transmite as sensações de aquecer e abraçar”, afirma Paula Passos, sócia de Danielle no escritório Dantas & Passos Arquitetura e Interiores.
3. Cortinas e tapetes
O tapete redondo de náilon, 4,50 m, da Santa Mônica, passa a sensação de organização no living projetado por Babi Teixeira. Ao fundo, o tapete de algodão e sisal, 5 x 1,70 m, da By Kamy, contrasta com o quadro de Duda Moraes e as peças de design moderno (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)
Estes são dois itens que possuem materiais diversos e se adaptam ao uso para estações quentes ou frias. No inverno, o ideal é a utilização de cortinas duplas ou produzidas em materiais pesados, que impedem a passagem do ar gelado para o interior da casa. "Já os tapetes devem impedir o contato com a superfície fria, por isso, para os quartos e salas, opte pelos felpudos. Para os banheiros, escolha os antiderrapantes e para a cozinha, os de fibra sintética, que não criam umidade e são fáceis de limpar em caso de gorduras", sugere Lívia Chervezan, coordenadora de mercado de organização da casa da Telhanorte.
4. Acessórios
Na parede deste quarto, o Studio Ro+Ca usou molduras de PVC para criar o efeito de boiserie, um elemento clássico como as sancas de gesso originais do apartamento. A cabeceira de couro e a manta sobre a cama trazem aconchego ao ambiente (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio)
Não faltam itens decorativos que contribuam para o aconchego dos ambientes, como almofadas, mantas e colchas. Para todos os elementos de tecido, a escolha deve ser por peças produzidas em malhas ou linhos ou lãs, que ajudam a aquecer.
5. Sensação térmica da casa
Sem condições de construir uma lareira de verdade em seu apartamento, a arquiteta Valéria Blay comprou um aquecedor elétrico e o embutiu na caixa de gesso no canto do living (Foto: Maíra Acayaba e Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
Os aquecedores, lareiras artificiais, abajures e velas também deixam a casa confortável do ponto de vista térmico, além de dar um toque especial na decoração. "Luminárias e abajures também podem ser incluídos na decoração como uma alternativa para o aquecimento nas noites de inverno", aponta Lívia.
6. Iluminação
Elemento de suma importância dentro dos projetos de interiores, a iluminação é capaz de mudar completamente a atmosfera dos ambientes. Investir em lâmpadas com temperatura quente – aquelas mais amareladas –, pode ser a escolha certa para aquecer o ambiente, bem como o uso das luzes indiretas, que trazem conforto e aconchego.
7. No banheiro
A luminária e o tapete de fibras naturais, além dos vasos com plantas, trazem conforto ao banheiro desta casa de fazenda na Austrália (Foto: Chris Warnes Warnes & Walton / Living Inside)
"No inverno, o chuveiro elétrico se mostra uma opção mais vantajosa, pois permite infinitas regulagens de temperaturas, tornando o banho mais relaxante e confortável. Isso sem falar do aquecimento instantâneo da água, sem jatos gelados e, consequentemente, sem desperdício", afirma Lívia.
8. Na cozinha
Já para a cozinha é possível optar pelas torneiras elétricas, que podem ser facilmente instaladas e possuem um preço acessível, ou misturadores com aquecedor a gás ou elétrico, que são úteis tanto no inverno como no verão, além de possuírem um design mais arrojado e moderno.
Via: Casa e Jardim