Como montar um home office que priorize a ergonomia
Especialistas indicam o que levar em consideração na hora de montar o seu escritório em casa e como priorizar sua saúde física
Você sabe o que é ergonomia? O termo refere-se a um conjunto de técnicas que combinam tecnologia e desenho industrial para otimizar as condições de trabalho humano. Em outras palavras, é a maneira como móveis e espaços são projetados para priorizar a saúde física de quem os utiliza. "Sua esfera médica consiste na adoção de práticas que possam prevenir o aparecimento de lesões e dores musculoesqueléticas", explica o médico Tiago Baumfeld, ortopedista especialista em cirurgia do pé e tornozelo.
Mas esta ciência não deve ser aplicada apenas em ambientes corporativos, mas em todo e qualquer local dedicado ao trabalho e estudo. Ou seja, no seu home office também! "Para isso é importante levar em consideração as necessidades das pessoas em suas atividades cotidianas", explica a arquiteta Patrícia Martinez. Por exemplo: qual o tempo de uso diário do espaço, quantos móveis são necessário ter ali e até os materiais escolhidos.
"Laminado e madeira vernizada são boas opções para os móveis", indica a arquiteta. Os materiais são resistentes e de fácil manutenção. Já a escolha da cadeira exige atenção aos mínimos detalhes. "É preciso escolher uma cadeira de alta performance, ergonômica e ajustável", explica.
Você sabia, por exemplo, que a icônica cadeira Aeron, assinada por Don Chadwick e Bill Stumpf para a Herman Miller nos anos 1970, foi remasterizada em 2016? "Não para criar um modelo novo, mas para alinhar o original às tecnologias e às necessidades dos novos tempos. Todas as melhorias implementadas foram desenhadas para proporcionar, juntas, um suporte abrangente à forma humana", explica Carla Barbosa, diretora de marketing LAC da Herman Miller.
Mas o que seria esse suporte e como podemos percebê-lo na peça? "O consumidor final pode avaliar essas questões levando em consideração o nível de ajustabilidade do produto, ou seja, o quanto ele se adapta as suas necessidades de trabalho e o quanto ele proporciona suporte a seus movimentos", aponta Carla. O mobiliário ergonômico deve fornecer equilíbrio postural, ou seja, suporte adequado para o alinhamento natural do corpo através de toda a gama de posturas.
Outros elementos que devem ser levados em consideração ao criar um espaço ergonômico dentro de casa são: acústica, privacidade, iluminação e posicionamento dos objetos. "A combinação é fundamental para criar um espaço confortável, que faz com que as pessoas produzam melhor e acima de tudo, garantem saúde a longo prazo", complementa Carla.
Para isso, agumas medidas de referência são importantes. A mesa deve ter entre 72 e 75 cm de altura, indica Patrícia. Já o assento da cadeira deve estar a uma distância entre 25 e 30 cm do tampo da mesa. "Cadeiras com braços e monitores com ajuste de altura de tela também são boas opções para priorizar o conforto no ambiente", explica a arquiteta.
Além disso, preste atenção à postura seguindo o checklist abaixo apontado por Tiago.
1. O computador deve estar na altura dos olhos, evitando ficar com o pescoço flexionado durante a jornada de trabalho
2. As costas devem estar apoiadas no encosto da cadeira
3. Os cotovelos devem estar apoiados nos apoios da cadeira ao nível da mesa
4. Deve-se utilizar apoio para os pés, de modo a deixá-los levemente estendidos e favorecer a boa postura.
E fique atento às dores. "Costumo dizer aos meus pacientes que a dor, apesar de muito incômoda, é nossa aliada, pois indica que algo em seu corpo não vai bem. Portanto, o aparecimento de dores articulares pode ser um sinal de mal planejamento ergonômico", alerta o ortopedista.
Para aplicar o conceito de ergonomia no seu home office, lembre-se que não é necessário grandes metragens. "O conceito de ergonomia fala muito mais das relações do usuário com os materiais e aparatos do que qualquer coisa. Então, ela pode e deve ser aplicada em qualquer espaço, independentemente das dimensões, adaptando-se sempre as necessidades de uso", explica Patrícia.
Por fim, mesmo que todos os detalhes estejam apropriados, é importante lembrar que a prática de exercícios é uma grande aliada e favorece a saúde física e mental. "Ficar completamente sedentário não é uma opção para aquelas pessoas que desejam ter uma boa saúde e prevenir doenças. Portanto, mantenha-se ativo, levante com frequência da cadeira, realize alongamento antes e depois da jornada de trabalho e pratique atividades físicas", finaliza Tiago.
Via: Casa Vogue