8 tipos de varais para espaços pequenos
Confira dicas e sugestões para escolher o melhor varal para cada estilo de ambiente
Um dos itens funcionais mais difíceis de incorporar em um projeto decorativo é o varal. O item, geralmente, não é um elemento bonito e aparenta ser um pouco mais "bagunçado". Portanto, a escolha do modelo certo, principalmente para ambientes pequenos, é essencial para um espaço harmônico e funcional. Inspire-se em alguns modelos disponíveis no mercado com os projetos relacionados abaixo:
1. De teto
O tradicional varal de teto é uma das alternativas mais comuns para espaços pequenos, já que não ocupa espaço nas paredes e pode ficar, praticamente, imperceptível quando elevado bem próximo ao forro da lavanderia. Com modelos fixos, reguláveis, de manivela, ou com varetas individuais, ele pode ser bem prático para o uso diário.
Varal de teto com varetas individuais na lavanderia projetada pelo escritório AR Arquitetos (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)
2. De parede
Os varais de parede possuem uma mecânica bem parecida com os de teto, com a desvantagem de exigir um espaço reservado em uma parede, o que pode significar menos armários.
Varal de parede no apartamento de 60 m² do fotógrafo Lufe Gomes (Foto: Lufe Gomes e Victor Affaro / Casa e Jardim)
3. Retrátil
Os varais retráteis são, talvez, os mais discretos desta lista, mas exigem duas paredes paralelas livres para instalá-los, o que pode ser um problema para quem não tem muito espaço. Quando não estão sendo usados, eles ficam escondidos em uma caixa em uma das paredes.
4. Varal Mágico
Para pequenos espaços, essa pode ser uma boa solução, já que pode ser dobrado e ficar bem discreto, fechado em uma parede.
Marcenaria desenhada pelo escritório Concretize esconde a condensadora do ar-condicionado e o varal da área de serviço (Foto: Lufe Gomes / Divulgação)
Varal mágico aberto no apartamento assinado pelo arquiteto Isay Weinfeld (Foto: Estúdio São Paulo / Divulgação)
5. De chão
Esse modelo de varal é prático, pois pode ser transportado por toda a casa e posicionado no melhor local para secar a roupa. Quando não está sendo usado, pode ser desmontado e guardado. Contudo, ocupa um bom espaço quando montado.
6. De chão vertical
Outra opção para o varal de chão é a sua versão vertical, que é mais fácil de transportar e ocupa um espaço menor quando montado, mas pode ser mais difícil de guardar.
7. Dobrável ou sanfonado
O varal sanfonado também é um clássico nas casas brasileiras e pode ser estendido ou compactado quando não há roupas nele. O varal dobrável segue o mesmo princípio, mas, ao invés de ser fechado como uma sanfona, dobra para baixo, ficando rente à parede da área de serviço. Essa opção é boa para quem precisa pendurar poucas peças.
Varal sanfonado no estúdio de 31 m² do escritório Macaxá Arquitetura (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)
8. Com ganchos
Para pendurar em portas, no guarda-corpo ou em armários, o varal com ganhos também é prático para quem quer mobilidade, contudo sua capacidade é limitada por conta da estrutura.
Via: Casa e Jardim