Home office: 9 ideias de decoração com móveis planejados no escritório
Marcenaria inteligente e boas soluções são destaques em nove projetos de áreas de trabalho em casa
A marcenaria planejada é uma solução que faz a diferença em um projeto, seja para aproveitar cada espaço do ambiente, seja para criar móveis personalizados conforme as necessidades dos moradores.
Com as mudanças trazidas pela pandemia, muitas casas e apartamentos precisaram de adaptações para acomodar o home office. Confira em nove projetos de escritório como o mobiliário planejado se destaca no ambiente.
1. No projeto do apê da arquiteta Fernanda Altemari (@fe.alt.arq), uma grande estante, que mistura serralheria e marcenaria planejada, divide a sala e o escritório sem interromper a passagem de luz. No home office, a ideia era fazer um espaço de trabalho voltado para a vista. A mesa desenhada pela arquiteta favorece a transparência da janela. O lado esquerdo funciona como um banco, que dá para o terraço do apartamento.
Sobre a mesa, executada pela Gigli Marcenaria, a luminária 'Copa', da Wentz Design, é a protagonista. O tapete é da Punto e Filo, e as mesinhas laterais, da FJ Pronto pra Levar! (Foto: Carolina Lacaz / Divulgação)
2. Neste imóvel de 46 m², reformado pelo arquiteto Gustavo Palma, do escritório Palma Interiores (@palma_interiores), uma estante modular ocupa 6 m do apê, pensada para funcionar de forma múltipla: ela abriga o home office, alguns eletrônicos e também a cama de Frederico, o cachorro do morador. Os nichos e as portas basculantes foram criados para setorizar e organizar os objetos.
Na estante os conduletes foram pintados da cor da parede para não criar constraste com o móvel. A poltrona verde é da Desmobília e a estante é assinada pelo BM Estúdio (Foto: Divulgação / Manuela Oristanio)
3. Os arquitetos Marcelo Wolschick e Alexandre Müller, do escritório Haus Arquitetos (@hausarquitetos_), comandaram a reforma do imóvel de 67,50 m², localizado em Florianópolis, Santa Catarina. A marcenaria foi um ponto-chave do projeto, que aproveitou espaços sem prejudicar a circulação dos ambientes.
A ideia do quarto foi ter um ar mais leve, onde o home office não tivesse tanta "cara" de escritório. A bancada foi trabalhada como uma grande tela, que emoldura a janela (Foto: Mariana Boro / Divulgação)
4. Neste dúplex de 55 m², em Salvador, Bahia, assinado pelo escritório Primo Arquitetura (@primoarquitetura), a reforma foi feita em todo o imóvel. No térreo ficam o living, a sala de jantar e a cozinha integrados, enquanto no pavimento superior está a suíte máster, com closet e home office também unidos.
O escritório foi disposto em uma parte do quarto para poder setorizar o ambiente e separa o local de trabalho do de descanso (Foto: Gabriela Daltro / Divulgação)
5. O escritório 6mm Arquitetura (@6mmarquitetura) foi responsável por reformar este cômodo híbrido, de 8,50 m². O casal de moradores usava o espaço apenas como quarto de hóspedes, mas sentiram a necessidade de um home office para manter a rotina de trabalho mais organizada e confortável. Um dos habitantes toca diversos instrumentos e também usa o computador para mixar músicas. Por isso, o cômodo precisou abrigar também a guitarra, o violão e o amplificador, que ficaram expostos e integrados à decoração.
A marcenaria do espaço ficou por conta da Eterna Móveis. Sofá-cama é da Abarca Móveis e cadeira da Cavalleti, à venda na Tradesign Office (Foto: Divulgação / Marcelo Donadussi)
6. No quarto principal deste apê de 75 m², localizado no Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, a falta de espaço foi solucionada pela marcenaria bem planejada, que abriu até espaço para um pequeno home office. “Desenhamos uma bancada de freijó e aproveitamos o canto do armário para criar nichos de apoio”, conta Luiza Bottino, que assina o projeto junto à arquiteta Valeska Ulm (@luizabottino_valeskaulm).
No home office, projetado pela designer de interiores Luiza Bottino e a arquiteta Valeska Ulm, a marcenaria foi executada pelo Studio Salis. Cadeira "Milla Office", assinada por Jader Almeida, da Arquivo Contemporâneo (Foto: André Nazareth / Divulgação)
7. A arquiteta Carmen Zaccaro (@carmenzaccaroarquitetura) transformou este ambiente em um espaço multifuncional: quarto de hóspedes e home office. A bancada foi posicionada ao lado da janela, já que, segundo Carmen, “é a situação ideal para uma boa iluminação”. A persiana de madeira contribui para a caracterização de conforto e leveza, assim como as portas ripadas deslizantes para organizar pastas e documentos.
Marcenaria desenhada por Carmen Zaccaro e executada pela Marcenaria Canto de Dormir. Persiana de madeira da Uniflex. Cadeira da Abracasa. Almofadas do Studio Grabowsky (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio/Divulgação)
8. A arquiteta Sabrina Wernicke (@sabrinawernickearquitetura) sentiu necessidade de projetar um home office durante a quarentena para seu apartamento, onde mora com o marido e a filha, já que os três passaram a trabalhar e a estudar de casa. Ela desenhou um móvel que ocupa toda a extensão da parede de 7 m da sala, com compensado revestido de folha de carvalho, o mesmo padrão do piso. Com módulos de gaveteiros e nichos, o móvel tem uma bancada retrátil, que pode ser escondida.
Sabrina Wernicke desenhou o móvel que ocupa toda a extensão da parede de 7 metros da sala, executado pela Marcenaria Taniguchi. A cadeira, da extinta loja Forma, ora volta-se ao móvel, ora à sala (Foto: Gal Oppido / Divulgação)
9. O escritório ACF Arquitetura projetou o home office deste apê no bairro da Pompeia, na capital paulista, retirando a parede entre o terceiro dormitório e a sala de estar. O espaço ficou integrado à área social e teve ainda a privacidade desejada, pois foi criado um móvel de madeira freijó como divisória. O armário cinza dá apoio à impressora e acomoda os materiais, deixando tudo à mão para a criação dos álbuns.
Móvel de madeira freijó feito pela Marcenaria Santa Cruz divide o espaço. Cadeira da Dpot. Vaso da Lider Interiores. Projeto do escritório ACF Arquitetura (Foto: Evelyn Muller / Divulgação)
Via: Casa e Jardim