Rosa Kliass é a primeira mulher a receber o Colar de Ouro do IAB
Tal prêmio já foi entregue a profissionais como Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx
Na abertura da 12º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, a arquiteta e urbanista Rosa Kliass recebeu o Colar de Ouro do IAB, honraria que já reconheceu nomes como Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. Ela é a primeira mulher a receber o prêmio, assim como foi a primeira arquiteta a integrar a diretoria do IAB.
Rosa é um dos grandes nomes da arquitetura de paisagem em todo o Brasil, com destaque para o projeto paisagístico da Avenida Paulista, os Parques Mariano Procópio e Halfeld em Juiz de Fora-MG, a reurbanização do Vale do Anhangabaú, o Parque Mangal das Garças em Belém do Pará e o Parque do Forte em Macapá.
“Em um tempo em que a disposição para ouvir e respeitar a opinião do outro é cada vez mais rara, em um momento em que a democracia e a garantia da diversidade encontram-se ameaçadas no Brasil, o Instituto de Arquitetos do Brasil outorga sua maior comenda a uma arquiteta que, há 64 anos, se dedica a criar espaços públicos – na mais verdadeira acepção da palavra “público” – em todo o país: Rosa Grena Kliass”, declarou Nivaldo Andrade, presidente do IAB/DN na premiação, segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.
Em seu discurso de agradecimento, a arquiteta destacou que a luta pela realização de concursos públicos para projetos de importância estratégica sempre fez parte de sua militância. "Transparência, participação e democracia são ingredientes fundamentais para que a qualidade da intervenção no espaço seja voltada ao atendimento das necessidades da maioria”, destacou.
Via: Casa e Jardim