Apartamentos antigos: 14 reformas que renovaram o décor
Ambientes espaçosos, boa estrutura e janelas amplas são algumas das vantagens de prédios com história
Mesmo com a grande oferta de imóveis novos no mercado imobiliário, os apartamentos antigos continuam sendo a preferência de muita gente. Com ambientes espaçosos, grandes aberturas e, em alguns casos, localizados em prédios de arquitetura consagrada, esses apês podem se adequar ao estilo de vida contemporâneo depois de uma boa reforma. É o que comprovam os projetos que selecionamos abaixo.
Tudo integrado
Com aproximadamente 50 anos, este apartamento, na Vila Buarque, em São Paulo, passou por uma reforma radical. Entre as principais mudanças, está o novo layout da sala principal, que ficou ampla e espaçosa. Para conseguir esses metros a mais, os arquitetos optaram por excluir a copa e transformar a cozinha em um ambiente social.
Refúgio em Lisboa
Amplo e iluminado, este apartamento de 194 m² é o refúgio de um casal de empresários brasileiros em Lisboa. O imóvel fica em um lindo prédio antigo e revitalizado e tem uma planta bem compartimentada, com três suítes, além da área social com sala, cozinha e lavabo. Destaque para a luz natural que banha todos os ambientes durante o dia. Para combinar com essa atmosfera de sossego, as arquitetas escolheram uma decoração com paleta suave.
Viga em destaque
Quando os moradores encontraram este apartamento de 95 m², em Perdizes, São Paulo, logo perceberam que o imóvel tinha potencial para preencher todos os requisitos que eles buscavam. Como se tratava de um prédio antigo, era necessário fazer uma reforma para atualizar os ambientes. A viga, remanescente da antiga divisão, antes era um problema, mas acabou se tornando um dos pontos de destaque da decoração: agora faz parte de uma estante de cimento queimado e ferro.
Charme parisiense
Neste apartamento em Paris, na França, a reforma começou pelo reposicionamento de ambientes. A partir daí, entrou a decoração harmoniosa e equilibrada, mas sem destruir a base rebuscada e cheia de desenhos. As cores suaves, em tons neutros, seguem por todo o apartamento, de onde se destacam apenas objetos pontuais.
Cozinha de estar
Neste apartamento de 350 m², no centro de Amsterdã, na Holanda, a reforma reposicionou os ambientes para que a cozinha se tornasse a estrela do espaço – agora, é o lugar onde os moradores conversam, ouvem música alta no domingo de manhã, tomam suco de laranja espremido na hora e comem torradas.
Cores vivas
Encravado em um edifício do século 13, em Barcelona, na Espanha, este apartamento de 65 m² era cheio de compartimentos, escuro e sem vida. Ainda que tenha sido preservada a arquitetura secular, a reforma renovou tudo. Injetou emoção com cores vibrantes, amplitude e energia para uma jovem ligada à moda viver dias mais ensolarados por ali.
Cozinha colorida
Um jovem casal se apaixonou à primeira vista por este apartamento da década de 1970 na Vila Mariana, em São Paulo. Embora o imóvel precisasse de reforma, a boa distribuição dos 160 m² do imóvel os encantou. Como eles adoram receber amigos e família, optaram por abrir a cozinha para a sala e escolheram o tom azul para os móveis planejados.
Cor e amplitude
Este apartamento de 75 m² em Barcelona, na Espanha, renasceu depois de uma reforma que injetou cor e amplitude nos ambientes. O imóvel tem ares de casa e traz uma arquitetura jovem, alto astral, livre. O objetivo era dar ao apartamento o clima de um refúgio urbano com memórias afetivas.
Janelas generosas, cores e estampas
Em South Pigalle, bairro descolado em Paris, na França, este apartamento de estilo contemporâneo é elegante, amplo e com toques de ousadia. O resultado surpreende pela personalidade. A reforma aproveitou bem seu pé-direito alto, as janelas enormes e valorizou os volumes com soluções inteligentes.
Quase um século de história
No Rio de Janeiro, um jovem casal de advogados apostou no potencial de um apartamento com quase cem anos de existência. O prédio, localizado no bairro do Flamengo, na Avenida Beira Mar, é um ícone da arquitetura eclética carioca. Assim, o projeto manteve e recuperou elementos ao mesmo tempo em que inseriu novidades ao imóvel.
Jeito de casa
Este apartamento de 70 m² em um prédio antigo no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, passou por uma reforma de oito meses para ficar com a cara do jovem casal de moradores. Deixar o imóvel com jeito de casa foi o ponto de partida do projeto. Com ambientes mais amplos e iluminados, vieram outros elementos que refletissem a personalidade dos proprietários.
Vintage x contemporâneo
Do antigo imóvel sobraram apenas os tacos de madeira que recobrem o piso. A ideia era transformar o apartamento de 170 m², em um antigo prédio de Porto Alegre, na nova casa de uma publicitária, que adora o estilo vintage, mas não abre mão de soluções contemporâneas. De cara, ela não queria aqueles projetos em que tudo é dividido. Sendo assim, paredes foram abaixo para criar um loft no lugar de cômodos compartimentados.
Toque tropical
O antigo edifício em estilo art déco no Flamengo, projetado em 1937 pelo arquiteto Firmino Saldanha, foi fonte de inspiração para o projeto de reforma e decoração de um dos apartamentos do prédio. O imóvel de 120 m², com vista para o Pão de Açúcar, foi todo reconfigurado par atender às demandas dos clientes. O novo layout apresenta um amplo living, com espaços integrados para trabalho e refeições que se estende à cozinha. Já a decoração ganhou um toque tropical em estilo art déco.
Clássico revisitado
Este apartamento em Paris, na França, é o resultado de um antigo prédio cheio de escritórios, da época de Haussmann, um prefeito conhecido por modernizar a cidade no início do século passado. Mas é outro século e a vida se revolucionou de novo, o que resultou na transformação do edifício em apartamentos residenciais amplos e de estilo contemporâneo.
Via: Casa Vogue