6 dicas para organizar quartos pequenos
Use a criatividade para criar soluções de armazenamento inteligentes para quartos
Com as metragens dos apartamentos cada vez menores, é de se esperar que os quartos e suítes tenham tamanho reduzido, diminuindo o espaço para closet, escrivaninha, cama e criado-mudo. Mas, antes de concluir que você terá que se desfazer de muitos pertences para conseguir definir o local de cada coisa em seu novo dormitório, as dicas abaixo vão te ajudar a organizar quartos pequenos sem deixá-los com a aparência abarrotada.
1. Organizadores com rodinhas
Traga o carrinho do chá para o quarto e aproveite a funcionalidade da peça. Opte por uma versão mais básica, com vários andares, que podem acomodar itens dobrados como toalhas e cobertores extra. Dependendo da altura da peça, você pode deixá-lo ao lado da cama e otimizá-lo como criado-mudo. Se você é fã de produtos de beleza, várias marcas vendem opções de acrílico, que acomodam desde os pincéis de maquiagem aos itens de embalagem maior.
2. Escrivaininha em ordem
Se você puder se dar ao luxo de manter sempre sua escrivaninha livre de objetos, o visual do quarto tende a ficar mais clean. Mas se esse não for o seu caso, aposte em organizadores que têm espaços para porta-lápis e outras miudezas que, geralmente, ficam espalhadas pelo móvel. Estas peças também podem te ajudar a colocar os objetos em ordem dentro das gavetas, devido às suas divisórias. Outra dica é apostar em bandejas que setorizam os produtos.
3. Aproveite o espaço debaixo da cama
Invista em uma cama com gavetões inferiores para espaço de armazenamento extra ou então preencha o espaço com cestos para guardar outros pertences. Mas neste último caso, é necessária atenção dobrada na hora da faxina para não acumular pó.
4. Adicione ganchos nas paredes ou portas
Eles são muito práticos e fáceis de instalar. Inclusive, existem até alguns modelos adesivos, que não precisam de furos nas paredes. Aproveite também as superfíces das portas para pendurar bolsas e casacos
5. Móveis multifuncionais
Baús que são bancos, camas com compartimentos secretos e mesas dobráveis podem ser chave para aproveitar melhor o espaço. Muitas marcas oferecem opções funcionais, mas você também pode contratar um marceneiro para fazer o trabalho sob medida.
6. Observe layout e seja criativo
Um parapeito da janela pode acomodar um pequeno vaso ou objeto decorativo que iria sobre o criado-mudo ou escrivaninha. Vãos e vigas podem servir como apoio para as prateleiras, assim como as portas podem receber ganchos. Use a criatividade a seu favor e não se esqueça que aproveitar o espaço vertical é uma dica muito importante para otimizar espaço.
Via: Casa e Jardim