Especialista dá dicas de como decorar apartamentos pequenos e otimizar o espaço
Arquiteta e paisagista Maria Luiza Aceituno, de Sorocaba (SP), explica como aproveitar os espaços e aumentar visualmente os cômodos do imóvel.
Mais do que truques, a decoração de apartamentos pequenos precisa de soluções efetivas de organização. Fazer a decoração dos seus sonhos caber em apartamentos de 30, 40 e 50 m², por exemplo, nem sempre é fácil. No entanto, não é impossível. A otimização do espaço e a escolha certa dos móveis é o segredo de quem mora neste modelo de imóvel.
Para a arquiteta e paisagista Maria Luiza Aceituno, de Sorocaba (SP), os truques vão desde a instalação de espelhos nas paredes até a escolha da tinta. Organizar os móveis de forma que integre os cômodos são fundamentais para aproveitar melhor o espaço. Confira:
- Espelho: por mais que pareça batido, a arquiteta afirma que o truque é infalível. Para colocar essa técnica em prática, é necessário medir a parede que será utilizada para a instalação do espelho e priorizar espaços que reflitam locais bacanas. Se ele ficar de frente para um painel de plantas, por exemplo, além do aumento do ambiente, proporcionará sensação de bem-estar ao morador.
- Escolha da tinta: cor é algo muito pessoal, mas dá para abusar de tons pastéis mais claros. Se quiser uma cor em um tom mais intenso, a orientação da profissional é restringir a pintura a apenas uma parede.
- Dividindo ambientes: numa área mais reduzida, cada centímetro tem que ser muito valorizado. Por isso, prefira dividir ambientes com painéis menores de madeira ou móveis com acabamento em laca (resina de origem vegetal utilizada para revestir móveis) ao invés de paredes.
- Móveis: para aproveitar o espaço do apartamento, o ideal é priorizar a escolha de móveis com pouca profundidade. Segundo a arquiteta, existem várias opções de sofá com 80 cm de profundidade, por exemplo. Outra dica é optar por cadeiras de jantar sem braço para não dificultar o entrar e sair da mesa. Ter lugares para guardar acessórios também pode ser um problema, então otimize seu projeto de mobiliário ao máximo.
A especialista alerta ainda sobre a compra de móveis que não serão utilizados ou adquiridos por impulso. “Compre com segurança e as peças que realmente serão utilizadas, melhor não exagerar para não ficar literalmente tropeçando nos móveis”, comenta.
Projetos
Projeto idealizado pela arquiteta Maria Luiza Aceituno, de Sorocaba — Foto: Maria Luiza Aceituno/Arquivo Pessoal
Nos projetos, a arquiteta explica que é preciso levar em consideração os hábitos dos moradores. Ela toma como exemplo uma moradora de apartamento que gosta de cozinhar e receber os amigos. Neste caso, o espaço seria idealizado de forma que a cozinha ficasse integrada com a sala de TV e o espaço de jantar.
"Esse foi um projeto real. O painel da TV é giratório, assim a moradora pode assistir os seus programas favoritos da sala: seja da TV ou da área do jantar. Aliás, é justamente esse painel leve de madeira ripadinha que divide de maneira muito leve os ambientes", explica Maria Luiza.
Segunda parte do projeto que divide a cozinha e o espaço da sala, idealizado pela arquiteta Maria Luiza — Foto: Maria Luiza Aceituno/Arquivo Pessoal
Conforme os gostos pessoais da cliente da arquiteta, uma das paredes foi pintada com a cor azul. "Como ela queria um azul mais intenso, deixamos reservado para apenas uma parede, pois poderia pesar muito."
Já na área da cozinha, a especialista optou pela bancada de superfície branca, que contribuiu para deixar o ambiente mais leve. "Atrás da mesa de jantar colocamos um painel de espelho, que praticamente duplicou visualmente o ambiente", conclui a arquiteta.
Via: G1