Estilo oriental na decoração: 7 projetos que exalam simplicidade e natureza
Minimalismo, tradição e modernidade marcam a arquitetura e o design dos países do Oriente
Na arquitetura e no design, o estilo oriental, principalmente o japonês, tem admiradores no mundo todo. Entre as principais características dele, estão a simplicidade, o minimalismo e a funcionalidade, que são inspiradas na cultura milenar daquela região.
Apesar de ter raízes milenares, esse estilo vem se reinventando ao longo da história e está sempre em harmonia com a vida contemporânea. É o equilíbrio perfeito entre tradição e modernidade, que dá um toque especial aos projetos que seguem esse estilo.
Outras características que marcam a arquitetura e o design do estilo oriental são a elegância, sobriedade e requinte, sem excessos. Destaque para a filosofia japonesa wabi-sabi, que celebra a beleza da imperfeição. Essa ideia vem do conceito de impermanência e da passagem do tempo, quando o desgaste das coisas produz harmonia e melancolia. Aqui, a natureza é fonte de inspiração. Por isso, os materiais naturais e formas orgânicas fazem parte desse estilo.
Abaixo, veja projetos em que o estilo oriental foi a inspiração e confira como esses conceitos se traduzem.
Referências chinesas
Para se distanciar da atmosfera de “caixa em branco” que este loft, em Nova York, tinha originalmente, o projeto foi criado a partir de referências da China antiga trazidas pelo proprietário. Os ambientes resultantes após seis meses de reforma são acolhedores e amplos ao mesmo tempo. Toda a área social é integrada à cozinha.
Perfume do Japão
Pinceladas da cultura japonesa desenham o projeto desse apartamento de 370 m². Trata-se de um pedido dos proprietários, isso porque ele é oriental e ela, brasileira. Por isso, o casal quis unir as duas culturas em seu novo lar, mas sem caracterizar o projeto como algo temático. Desse modo, pequenas sutilezas compõem os espaços.
Minimalismo industrial
Num edifício antigo de estilo industrial, com paredes e muitas vigas de concreto aparente, nasceu um espaçoso loft definido por uma estética de traços marcadamente japoneses. O inusitado é que o imóvel fica em Atenas, na Grécia. Mas estão ali a madeira, presente no piso e em muitos móveis, os painéis translúcidos e o minimalismo clean oriental.
Simplicidade e minimalismo
Quando o morador deste triplex, em São Paulo, encomendou o projeto de seu novo lar levou algo inusitado até os arquitetos: um poema. Os versos traduziam todos os seus desejos para essa nova fase da vida. Em resumo, ele queria adicionar mais praticidade e leveza ao seu dia a dia e, para isso, os profissionais escolheram uma paleta de tons claros, marcenaria simples e materiais naturais. Bem oriental!
Materiais naturais
O projeto desta casa visa à integração com o ambiente montanhoso da região de Tamano, em Okayama, Japão, seja por meio das formas simples e puras, seja devido à opção por materiais sem acabamentos que não escondem suas tonalidades originais. A madeira é o elemento predominante, revestindo paredes, teto e o exterior da casa.
Parece um labirinto
Uma casa minimalista e com arquitetura nada convencional. Assim pode ser resumido esse projeto em Osaka, no Japão. As linhas retas que compõem o desenho criam o efeito de labirinto, trazem sensação de amplitude e propiciam entrada de luz e circulação de ar.
Com futon e mandala
Este apartamento dúplex no bairro do Panamby, em São Paulo, é habitado por um médico budista que desejava toques orientais e lembranças de viagens na decoração de seu imóvel. Por isso, no andar de baixo, o living tem futons sobre tablado de madeira, mandala e estante com porta de correr inspirada no muxarabi.
Via: Casa Vogue