
Quarto com cama baixa: ideias de decoração autênticas
Para além dos futons e tatames, inspire-se com diferentes formas de montar uma cama baixa e fuja do clichê no décor
Você já pensou em dormir numa cama baixa? Para alguns, a ideia pode causar estranheza - mas este é um hábito comum na cultura oriental. Em países como o Japão, o uso de futons e tatames no lugar das camas tradicionais é uma tradição milenar que permanece viva até hoje.
Segundo a crença japonesa, dormir próximo ao chão permite que a terra absorva o peso e os maus fluídos do dia a dia, além de renovar as energias de forma mais precisa. Assim, noites de sono tranquilas e revigorantes estão garantidas.
No ocidente, por sua vez, o hábito foi reinterpretado para originar desde quartos com decoração minimalista até cômodos mais despojados e irreverentes. Para adotar a tendência, basta seguir a criatividade e soltar a imaginação: as camas baixas podem ser utilizadas em quartos de solteiros, casal e até mesmo em infantis. Veja como:
Quarto com pegada espanhola
O piso de ladrilho hidráulico é uma marca do estilo das casas valencianas, na Espanha, e protagoniza o décor deste quarto. Aqui, a cama baixa dispensou o uso de mesinha de cabeceira, que foi substituído pela estrutura feita sob medida para abrigar livros e pequenos objetos.
Aconchego minimalista
Este quarto descolado em P&B criado pela loja australiana Aura mostra que uma decoração minimalista pode ser aconchegante, desde que o mobiliário tenha esse propósito. A cama baixa cria um clima descontraído, assim como a luminária, apoiada sobre livros na lateral.
Mood étnico
A casa da jornalista Julia Chaplin é um ótimo exemplo de como adicionar personalidade própria a uma tendência de decoração. Fã do estilo étnico, ela usou e abusou de tecidos na composição do quarto rosa, que ganhou mantas, almofadas e até uma tapeçaria de macramê assinada pela artista Sally England.
Color block
Combinações ousadas compõem a decoração do quarto minimalista assinado pelo escritório italiano Studiopepe. Feita com pallets, a cama baixa cinza serve como base para cores mais impactantes como o vermelho e o amarelo. Juntos, os tons criam um interessante efeito color blocking.
Quarto montessoriano
Queridinho dos quartos infantis, o estilo montessoriano tem como marca principal a altura da cama, que deve ser sempre a mais baixa possível. No ambiente assinado pela designer Simone Turinni Leullier, o móvel da Bododo no tamanho padrão de solteiro é o grande destaque.
Com pallets
Que tal criar um quarto com decoração instagramável? Em alta nos feeds das redes sociais, os pallets de madeira podem ser usados como base da cama e são ideais para os adeptos de projetos no estilo 'faça você mesmo'. Versáteis, eles ganham diferentes cores, tamanhos e composições.
Via: Casa Vogue