15 ideias de composição de quadros e objetos nas paredes
Livre-se de regras e transforme sua casa em uma galeria de arte com quadros e objetos espalhados pelas paredes. Os exemplos abaixo vão te inspirar
Decorar as paredes com quadros, objetos e obras de arte traz personalidade e sofisticação à decoração. Por meio de molduras, desenhos e formatos diferenciados eles dão à casa o status de galeria. Abaixo, os projetos de decoração tiram as superfícies da monotonia. Inspire-se!
1. Na sala de jantar do morador Eder Chiodetto, fotografias preenchem toda a extensão de uma parede. A madeira emoldura a passagem do jantar para outro cômodo, também servindo como prateleira para decorar a parte mais alta do pé direito, onde estão expostos quadros menores e objetos decorativos. Projeto do arquiteto Gustavo Calazans
2. A parede animada da sala de televisão da arquiteta Helena Kallas mistura diversas referências, que vão desde máscaras vindas de Luanda, esboços de arquitetura, as iniciais da moradora e até livros, que foram empilhados em prateleiras.
3. O designer de interiores Maximiliano Crovato atendeu ao pedido da moradora Siboney Moreira ao dar muita personalidade ao apê de 50 m². Na sala preenchida por rosa e roxo, as molduras douradas dos dois quadros formam contrates metalizados junto às mesas. Mesmo que as temáticas e formatos dos quadros sejam diferentes, os ornamentos combinam entre si.
4. Todo o pé direito desta casa projetada por Ney Lima e pela designer de interiores Moema Leão é preenchido por imagens e objetos de decoração. A janela na parte mais alta delimita a área de instalação para os quadros, que não ultrapassam suas extremidades horizontais. Enquanto isso, as esquadrias à direita da galeria banham as obras de luz natural.
5. A parte de baixo da escada também merece uma atenção especial. Ali ficam expostas bandeiras de países que seguem uma mesma paleta: azul, branco e vermelho, junto a acessórios rubros. Após os primeiros degraus, um mapa conversa com a temática geográfica do mural, assim como os leques, que ficam acima dos quadrinhos. O projeto é dos arquitetos Cyntia issa e Rogério Cruz e da designer de interiores Silvia Cavalcanti
6. O trilho com luminárias deixa a casa da arquiteta Renata Cáfaro com cara de museu. Sobre a mesma superfície, ficam instaladas memórias das viagens da moradora, incluindo fotos e até cardápios de restaurantes.
7. A sala de estar do arquiteto Fabio Morozini tem um ar pitoresco devido à mistura da parede cinza escuro com os móveis retrô. A temática dos quadros como a caveira e as imagens expressivas aos fundos colaboram para o clima gótico suave.
8. Duas linhas se cruzam perpendicularmente definindo a região onde os quadros são instalados e funcionando como uma segunda moldura. Ali, as linhas retas conferem geometria ao estar e o colorido das obras contrasta o cinza da parede. “Sempre fui ligado à arte, mas isso fez despertar minha veia colecionista”, conta o morador Diego Fagundes. O projeto é de Maicon Antoniolli
9. Neste projeto assinado por Maurício Arruda, a altura do rack é perfeita para apoiar os quadros, que ficam expostos na altura dos olhos. Quando ligada, a televisão pode se camufluar entre as obras.
10. No apê dos arquitetos Bittor Sanchez-Monasterio e Nico Salto Del Giorgio, memórias de uma vida peregrina ficam expostas pelos quatro cantos. Eles viajam o mundo a 14 anos e, para fazer jus às experiências mil, quadros colorem as paredes brancas sem criar um padrão estético. Ao se deparar com a decoração de cada canto, os olhos deslizam pelas obras de arte e por móveis icônicos.
11. Mariana e André Weigand, sócios na vida e no escritório a:m studio, otimizaram o suporte para um projetor com uma prateleria extensa. Ali, o aparelho não chama atenção em meio aos quadros e objetos apoiados. Na parte inferior, não houve regras para criar a galeria, uma vez que as distâncias entre os acessórios, os tamanhos e as molduras variam. Dessa forma, as obras sobem do chão ao teto.
12. Na sala da empresária Camila Salek, uma sanca de gesso pintada do mesmo tom da superfície é usada para apoiar quadros. Esse tipo de solução é boa para moradores de aluguel, uma vez que dispensa furos.
13. O gingado brasileiro e a elegância francesa fazem coro na casa do publicitário Fernand Alphen. Com riqueza em detalhes, a decoração exótica é resultado da soma dos garimpos do morador ao longo da vida. Na entrada, por exemplo, obras de arte e peças de design assinadas por profissionais notórios se misturam a caixotes de supermercado instalados na estante desenhada por Maurício Arruda. Para chegar a esse resultado, a construção passou por uma reforma orquestrada por Mario Gallo.
14. A arquitetura e design são, com certeza, braços da arte. A casa do artista plástico Marcelo Solá põe isso em prova, com peças marcantes como o sofá e as poltronas mole de Sergio Rodrigues, o pé direito ampço e os vários quadros espalhados. "Para mim, o projeto ideal transforma o espaço em uma composição artística”, explica o arquiteto Daniel Almeida, que assina a reforma.
15. A atriz Luanna Jimenes e do curador de arte Renato de Cara não têm medo de serem observados pelos rostos estampados nos pequenos retratos que compõem a parede de sua sala. Ali, eles variam entre fotos, esboços e desenhos com referências vanguardistas, como o cubismo.
Via: Casa e Jardim