11 projetos de decoração com móveis vazados que dividem ambientes
Estantes dupla-face fazem a vez das divisórias com muito estilo. Para se inspirar, confira 11 projetos com móveis vazados
Nem só de paredes são feitas as divisórias. Nos tempos em que as plantas de apartamentos e casas estão cada vez mais integradas, novas formas de separar os cômodos aparecem. Versáteis e com vários usos, os móveis dupla-face dão um charme extra à decoração e, inclusive, podem ser uma forma de economizar espaço e dinheiro, uma vez que trata-se de apenas uma peça, geralmente feita sob medida. Os projetos abaixo fazem uso de armários e estantes vazados, dividindo e conectando ambientes. Para conferir os projetos completos clique nos títulos de cada item ou nas fotos.
1. Estante suspensa
As arquitetas Marcela Muniz, Renata Adoni e Mariana Bilman, do escritório MAB3 Arquitetura, foram responsáveis pela projeção da estante suspensa que divide a sala de estar do home theater. O móvel foi fixado em uma viga da planta original, que recebeu revestimento metálico para suportar a estrutura de uma tonelada. Os nichos guardam plantas e acessórios em ambos os lados, a diferença fica para a região que sustenta a TV que, do outro lado, serve de apoio para quadros.
2. Biblioteca pivotante
No apartamento do ator Caco Ciocler, os arquitetos Noelia Monteiro e Christian Teshirogi, do Estúdio Flume, demoliram uma parede para instalar uma biblioteca pivotante. “Demolimos uma parede para instalar a estante dupla-face dividida em duas partes pivotantes que se abrem para o pé-direito duplo do living”, diz Noelia. “Caco faz edição de vídeos nessa sala e projeta dali as imagens na parede cega acima da cozinha". Essa integração faz com que a suíte principal seja aberta para o home office.
3. Caverna da leitura
Uma característica muito comum de plantas antigas é a de cômodos compartimentados. Por isso, muitas reformas e atualizações no design de interiores contam com o quebra-quebra das paredes, para garantir ambientes mais amplos. Neste projeto do escritório FGMF Arquitetos, a valorização da luz natural pedia a demolição das divisórias. Por isso, forros de madeira criam repartições e nichos para guardar livros. "É uma caverna de leitura repleta de nichos nas laterais e no teto, que acomodam parte das coleções da família”, conta Lourenço Gimenes, que assina o projeto. Ainda mais, uma estante com rodízios ora separa a sala de jantar do estar, ora liga os ambientes. Isso sem contar o móvel vazado entre o espaço de charutos e a sala de TV.
4. Estante e guarda-roupas
Com apenas 34 m², o projeto de Mara Ramos usa a estante para repartir sala e quarto. No centro, um painel giratório faz com que seja possível assistir televisão da cama ou do sofá. A peça também serve como guarda-roupas e espaço para armazenamento de ambos os lados.
5. Adega de vergalhões
As arquitetas Fernanda Manfro e Keleen Schmidt, do Estúdio Voe, usaram hastes de metal para dividir ambientes e criar uma adega de vergalhões. Dessa forma, a luz natural percorre todo o perímetro do apê e a estrutura dá o tom industrial ao décor, junto ao revestimento de cimento.
6. Sala e cozinha
Aqui, a marcenaria bem resolvida funciona como suporte para a televisão e abriga os gabinetes da cozinha. O arquiteto Renato Mendonça foi responsável pela reforma do apê de 47 m² e pelo desenho do móvel. “A melhor parede para colocar a TV era justamente a que eu eliminei. Daí veio a ideia de desenhar a estante vazada, com nichos voltados para os dois ambientes”, explica.
7. Closet vazado
Entre a cama e o banheiro, um guarda-roupas vazado é responsável por dividir a entrada da casa de banho e a área para dormir. A partir da instalação da peça, sobrou até espaço para uma mini-penteadeira. “Para as roupas, bolei duas caixas de vidro com estrutura metálica e rodinhas, que formam um closet junto à cama e deixam a luminosidade vazar”, conta Daniel Bolson, do Coletivo Par, escritório que assina o projeto.
8. Dividir sem compartimentar
A moradora deste apartamento renovado pelo escritório Bia Guedes Arquitetura, em parceria com Daniela Lago, não queria que o local ficasse com cara de estúdio. Para evitar que isso acontecesse, a estante vazada confere amplitude, sem compartimentar a planta. Ali ficam instaladas plantas e objetos decorativos, também guardando espaço para a TV dos dois lados.
9. Aparador, cristaleira, bar e suporte para TV
"Era difícil achar uma boa posição para o home theater, porque o living tinha poucas paredes”, lembra a influenciadora digital Gabriela Pugliesi, antiga moradora do local. A instalação da estante como divisória é de autoria de Stephanie Wolff e Beatriz Fujinaka, da Wolff + Fujinaka Arquitetos. “A solução foi ‘estender’ uma das paredes, criando uma estante suspensa que divide os dois ambientes e ainda os integra, já que a parte de baixo é vazada”, explica Stephanie. Dessa forma, a peça serve como aparador, cristaleira, bar e suporte para a TV.
10. Colorido e funcional
As salas de jantar, estar e televisão se tornaram uma só a partir da dissolução das paredes. No local das divisórias, uma estrutura metálica foi instalada, servindo de estante, balcão e apoio para a mesa de refeições. O projeto é de Clarice Semerene, do escritório Semerene Arquitetura.
11. Funcional e decorativa
A estante vazada cinza valoriza o papel de parede floral dos fundos. É uma estratégia que aproveita os revestimentos de um cômodo para decorar o resto da casa. Ela fica entre o living e o escritório com nichos e prateleiras voltados para ambos os lados. O projeto é de Andrea Murao e Simone Marques, sendo que o ponto alto é o uso das cores, sem medo de ousar.
Via: Casa e Jardim