
6 ideias de decoração perfeitas para casas pequenas
Tens uma casa pequena? Se sim, lembra-te sempre da frase “menos é mais”. Aposta em peças simples e prescinde de todos os acessórios de decoração possíveis, para que não saturem o espaço visualmente. Dá uma oportunidade às cores suaves, nos tecidos, e privilegia as portas de correr para ganhares espaço.
1. Aposta em peças simples e num estilo minimalista
Esquece o uso de muitos acessórios e não “carregues” nas cores. Num apartamento pequeno o melhor será apostar na cor branca e escolher acabamentos de madeira, também na casa de banho. Também não coloques muitas plantas, velas ou vasos. Em geral, foge de pequenos acessórios que acabam por saturar visualmente o espaço. Encontra o decorador de interiores perfeito para decorar o teu apartamento na Houzz.
Espaço criado por F2M Arquitectura - Mais fotos de zonas de refeição
2. Atreve-te a comprar um grande tapete
Com um tapete grande, podes definir um pequeno canto da sala de estar, por exemplo, e concentrar toda a atenção visual nele. O que acontece é que estarás a criar uma sensação de maior de amplitude ao teu redor, especialmente se mantiveres o espaço livre. No tapete, coloca uma mesa de café e um par de bancos, por exemplo.
Espaço criado pelo 311 studio - Mais fotos de salas de estar
3. Para têxteis, cores suaves
Esquece as cores fortes nos têxteis e opta por tons suaves. Os tons branco e creme são as escolhas mais adequadas para os têxteis, se o teu espaço for pequeno, uma vez que trazem maior luminosidade para o interior.
Espaço criado pelo itta Estudio - Ver mais exemplos de quartos
4. Escolhe sempre tons simples e neutros
Especialmente no quarto e na sala de estar, deixa a luz natural entrar. Para cortinas ou persianas é melhor usar tecidos finos em tons suaves; o branco, claro, é a melhor opção. Almofadas, armários ou qualquer outro complemento devem ter cores suaves para alcançar uma estética homogénea que proporciona uma sensação de amplitude visual.
Jaime Pulido - Inspira-te em projetos de quartos infantis
5. Portas de correr, sempre
Uma porta precisa de quase 1 m2 de espaço livre para abrir e fechar; alguns centímetros valiosos que podem ser ganhos no interior de uma pequena casa de banho através da utilização de uma porta de correr.
Espaço criado por Adrian Elizalde Arquitectura - Encontra inspiração para projetos residenciais
6. A entrada, sempre em ordem e com poucas coisas
A entrada é o cartão de visita. Se for pequena, não coloques uma cómoda, mas sim um bengaleiro, para pendurar o casaco ou uma mala. Instala uma pequena prateleira para deixar ainda as chaves e o correio. Uma pequena prateleira ao nível do solo servirá para deixar os sapatos (apenas um par por pessoa, por favor).
Espaço decorado por Masfotogenica Interiorismo - Ver mais exemplos de entradas
Via: Idealista