Arquitetos e designers criam interiores ligados à natureza
Profissionais foram desafiados a escolherem temas e desenvolvê-los em estandes da Mostra Arquitetura & Design da Construmóbil 2019
Para mostrar o que há de mais moderno, confortável e elegante no que se refere a decoração de interiores, arquitetos e designers foram desafiados a criarem temas - como salas, quartos, bibliotecas e playgrounds - em 15 espaços da Mostra de Arquitetura e Design na Construmóbil 2019.
Seguindo o mote da feira, Construindo Soluções, mais de 30 profissionais estão envolvidos diretamente pelo espaço de 630 metros quadrados do pavilhão 3 da feira.
O que marca a tendência deste ano pelos estandes é a presença de elementos que remetem à natureza. Quadros com folhas verdes lembrando paisagens, folhas secas, linho e plantas montam os cenários dos ambientes desenvolvidos pelos arquitetos e designers.
O sonzinho na biblioteca
Diferente das bibliotecas tradicionais para leitura e estudo, onde prevalece o silêncio e as madeiras mais tradicionais, a biblioteca para se ter em casa elaborada pelas arquitetas Juliana Gasparotto e Bianca Gasparotto vem acompanhada de vitrola, luminárias nas paredes e prateleiras de metal. "É um lugar para relaxar", adianta Juliana.
Para trazer o ambiente apaziguador idealizado pelas profissionais, um painel ao fundo mostra uma floresta _ como se fosse uma janela para ver o externo. A biblioteca das arquitetas também mistura cores verdes e texturas que trazem inspiração da natureza.
"Pensamos em fazer um lugar aconchegante para sentar, ler um livro e ouvir uma música". A obra também conta com escrivaninhas detalhadas em madeiras e uma, claro, confortável poltrona verde para leitura.
Corpo e alma
A arquiteta Graziela von Muhlen acredita que o dormitório de um casal é o local onde se conectam o corpo e a alma. Para mostrar isso, ela criou um ambiente que remetesse essa essência por meio de sentidos representados pela natureza. Galhos secos montam uma árvore numa parte do cômodo em meio a peças com cores verdes.
Outros elementos, como linho, palha natural e lã de ovelha, complementam o ambiente do quarto. "Também buscamos usar peças arredondadas, pois na natureza não há figuras geométricas". Um quadro com um rosto emergindo folhas completa o dormitório do casal.
"A natureza é uma tendência forte. Ela já foi em outros tempos e como sempre acontece, voltou à tona desta vez. É uma forma simples e está super em alta", explica a profissional.
Motivos para ficar em casa
Um par de puffs móveis se ajustam conforme o número de pessoas que estão assistindo à sessão de cinema em casa. A moderna obra da arquiteta Alissa Sartori mostra conforto e inteligência nos detalhes. O tapete fofo em contraste com a madeira da estante da televisão e o carpete verde ao fundo foi uma das formas que encontrou para melhorar a acústica do ambiente. "Um ajuda a captar o grave, o outro, o agudo", explica ela.
Seguindo a tendência de destacar elementos da natureza, Alissa criou um fundo verde atrás da televisão onde um feltro com bolsas comporta vasos de plantas. "É possível fazer um sistema bem prático de irrigação e ter em casa a planta que quiser" diz.
Escritório mutante
O estúdio dos artistas, criado pela designer Maria Eduarda Cortez, é um escritório que pode ser tanto residencial quanto comercial. Uma estante mutante se adapta conforme a necessidade do profissional. Se for designer de moda, araras se adaptam no móvel na parede. Ou caso tratar-se de um fotógrafo, por exemplo, uma tela no espaço para pendurar as fotos. "Pensamos num espaço mutante utilizável por qualquer artista", comenta a designer.
Uma mesa no formato orgânico dá o significado de que todos os trabalhos artísticos se complementam. "Ninguém faz nada sozinho. A arquiteta complementa o designer de interiores, que por sua vez completam o designer de modas", diz.
As cores neutras e o tom sobre tom no estúdio dos artistas são para realçar o que tiver exposto com mais evidência. "A atenção principal tem que ficar no produto. Para complementar, colocamos folhas secas para dar vida longa às plantas".
Aquarela de Toquinho
Especializada em ambientes infantis, a arquiteta Andressa Carnevalli trouxe para a Mostra de Arquitetura e Design a importância de ter ambientes como playgrounds e brinquedotecas que proporcionem o desenvolvimento para as crianças. "Cada espaço pode ser criado com uma função de acordo com a idade de cada criança".
Investindo também em adaptações que remetem à natureza, a arquiteta acredita que o verde traga aconchego ao ambiente. "Muitas vezes, dependendo de onde moram, as crianças não têm acesso a lugares arborizados. Hoje em dia é possível recriar esses ambientes em lugares fechados".
Anuário Arq
Neste ano, além da exibição ao público durante os dias da feira, um dos espaços terá sua visibilidade ampliada no Anuário ARQ - referência na publicação de projetos arquitetônicos e de interiores dos profissionais mais renomados do Rio Grande do Sul.
A seleção será feita por um júri técnico, e o ambiente escolhido vai ganhar duas páginas na edição de 2020 do Anuário ARQ. "É uma premiação para os profissionais envolvidos, considerando a importância e repercussão do ARQ.", destaca a coordenadora da Mostra Arquitetura & Design, arquiteta Marta Peixoto. A partir da edição deste ano, todo conteúdo publicado no livro também está disponível no site e no aplicativo.
Via: Informativo