Arquitetos concluem prédio capaz de gerar energia na Noruega
Projetado pelo escritório Snøhetta, edifício mais sustentável do país fornece energia renovável a si próprio, aos vizinhos e aos veículos
O escritório de arquitetura Snøhetta acaba de concluir o prédio mais sustentável da Noruega. O Powerhouse Brattørkaia, edifício com energia positiva mais ao norte do mundo, produz em média mais do que o dobro da eletricidade que consome e é capaz de fornecer energia renovável a si próprio e aos vizinhos, além de ônibus elétricos, carros e barcos através de uma rede local.
O complexo que reúne diferentes espaços de trabalho situado na cidade de Trondheim inclui um teto coberto por painéis solares, sistemas de captação de água e recuperação de calor para maximizar a eficiência do edifício. O telhado inclinado e um pátio de nível superior foram projetados para uma orientação ideal para a produção de energia solar.
“O setor de energia e a indústria da construção civil respondem por mais de 40% das emissões de aprisionamento de calor da indústria global combinadas, segundo o World Resources Institute”, explicam os arquitetos em entrevista à Wallpaper.
“À medida que a população mundial e as consequências da crise climática continuam a crescer em todo o mundo, somos desafiados a pensar em como construir com responsabilidade – criando espaços de alta qualidade para as pessoas e, ao mesmo tempo, reduzindo nossa pegada ambiental.”
Via: Casa Vogue