Horta na cozinha: 7 projetos que cultivam temperos na área gourmet
Os projetos abaixo reservam espaços para a horta dentro tanto na região de servir quanto na culinária
Para ter temperos frescos à mão na hora de cozinhar, nada melhor do que cultivá-los na própria cozinha. Muitas ervas são fáceis de manter e vão te ajudar a dar sabor e praticidade às receitas. Elas não precisam ser grandes: pequenos vasinhos já podem fazer a vez para uma série de ingredientes. Para você se inspirar, separamos 7 projetos que cultivam verdes na área gourmet.
1. Na cozinha arquitetada pelo escritório Tria Arquitetura, prateleiras suspensas acomodam os vasos. O detalhe dá charme ao projeto e também acomoda outras plantas que caem sobre a bancada. A janela logo atrás facilita o cultivo por banhar o cômodo com luz natural.
2. Que tal salpicar folhinhas de alecrim para finalizar o prato ou então preparar um infusão de chá a qualquer momento? Essa ideia faz parte do projeto de Gabriel Vadivieso que colocou um vaso sobre o carrinho, logo ao lado da mesa. As camadas mais baixas do móvel acomodam os utensílios para cultivo, como pás e regador.
3. Para dar um ar rústico à cozinha, os caixotes foram empilhados e receberam camadas de tinta verde, formando uma estante. Ali, há espaço para acomodar a louça, bem como nichos mais amplos, que guardam os vasos com temperos.
4. A arquiteta Livia Dalmaso aproveitou a conexão entre a varanda e a cozinha para criar um painel ripado que sustenta a horta vertical. A estrutura também serve como porta para o armário, onde fica instalada a máquina de lavar roupas.
5. A designer Carol Lovisaro e a arquiteta Fernanda Lovisaro, do escritório Lovisaro Arquitetura e Design, assinam este projeto cheio de vida. Além das cores que pipocam por todo o apê, gaiolas, caixotes e vasos suspensos acomodam as plantinhas sobre a mesa da área gourmet. Ali, todo e qualquer nicho é usado para guardar os recipientes, inclusive na churrasqueira. Quando fora de uso, ela é decorada pelo verde.
6. A arquiteta e urbanista Ana Trevisan aproveitou a paixão da moradora por plantas para abusar dos vegetais nesta cobertura. Floreiras de madeira e vasos diversos acomodam as mais variadas espécies. Ao lado da churrasqueira revestida com cerâmica que imita aço corten, banquetas, armários, praleteiras e suportes de ferro seguram os vasos com temperos.
7. No apê assinado pelo arquiteto Leo Romano, os temperos ganharam um cachepô, logo ao lado da mesa de jantar. "Amo cozinhar, receber e mexer com minhas plantas. Pedi apenas para priorizar o convívio, uma cozinha aberta e espaço para o verde”, conta o morador, o médico Haroldo Souza. A solução foi feita em marcenaria e fica logo ao lado do janelão da sala.
Via: Casa e Jardim