Entenda o que é sofá-ilha em 5 salas decoradas
Com mais de um lado, esse modelo de sofá é ótimo para ambientes integrados. Posicionados no centro do ambiente, eles se destacam e acomodam mais pessoas com conforto de sobra. Confira seu uso em 5 projetos
Foi-se o tempo em que o sofá ficava voltado somente para a televisão. Com os ambientes cada vez mais integrados, surgiu um novo modelo, o ilha, com mais de uma face. Posicionados no centro do ambiente, eles acomodam mais pessoas com conforto de sobra e, por isso, são a opção perfeita para quem ama receber, multiplicando os assentos sem precisar investir em mais poltronas ou cadeiras.
Confira cinco salas com esse modelo de estofado. Clique nos títulos ou nas fotos para conferir os projetos na íntegra.
1. Azul e iluminado
Apesar de ficar em São Paulo, este apartamento tem um quê praiano, devido à paleta que sai dos tons de areia da madeira e da parede de tijolinhos, para as nuances de azul nos armários da cozinha, nos ladrilhos hidráulicos e no sofá - a peça central da sala com área gourmet e varanda integradas. O móvel voltado para a bancada, ao mesmo tempo para a TV, foi desenhado pela arquiteta Tatiane Waileman, que também assina a reforma, e executado pela Tapeçaria Diferente.
2. Cabe tudo e todos
Quem disse que apartamentos com metragem reduzida devem ser mobiliados por apenas peças menores? Mariana Fajnzylber e Alana Furumoto, dupla que comanda o Estúdio Urbhá, conseguiram alcançar o equilíbrio ao trocar os armários da cozinha por uma estante suspensa e dar continuação à bancada para uma mesa de dois lugares. Essa estratégia abriu espaço para o sofá ilha que conta até com uma mesa de canto conjugada ao estofado. A técnica foi usada porque os moradores gostam muito de receber. Com ela, dentro dos 75 m² disponíveis, ainda sobrou lugar para a mesa de jantar com seis assentos na varanda.
3. Industrial e amplo
No projeto assinado pelo escritório FGMF, o design industrial é chave. Muito concreto, metal e madeira destacam-se na decoração, que tem a paleta com azuis pontuais. Na sala, a cor vai para as almofadas do sofá com múltiplas faces: ele enfrenta o estar, a varanda, o jantar e a entrada da cozinha. O cinza neutro do estofado dá protagonismo ao painel de freijó, que abraça o cômodo.
4. Conforto multiplicado
Casas de praia são dignas para acomodar toda a família e os amigos. Neste sobrado, com reforma assinada por Lisandro Pilon, o sofá gigante oferece conforto para todos. Uma face é voltada para a televisão e a outra para a paisagem natural com visão para a piscina e para a área gorumet.
5. Sem paredes
Os móveis planejados e a marcenaria sob medida são a única forma de divisão deste apartamento, com interiores projetado pelos profissionais do Pascali Semerdjian, comandado pelos arquitetos Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian. Com 60 m², a varanda também entra na integração dos cômodos e o destaque nesta área vai para o sofá que abraça o pilar de sustentação do edifício. O estofado foi desenhado pelos arquitetos, exclusivamente para o apê.
Via: Casa e Jardim