9 dicas de decoração para deixar o apartamento alugado com a sua cara
Aprenda a disfarçar as imperfeições do seu apê alugado e valorize a decoração com as ideias abaixo
Alugar um apartamento não é desculpa para que você deixe de decorá-lo. Em alguns casos, pode haver algumas limitações como pintar as paredes ou fazer uma reforma, porém há alguns truques de decoração que valorizam as construções e podem tornar a sua casa dos sonhos real. Descubra nove dicas que vão mudar a sua ideia sobre moradias alugadas.
1. Papel de parede removível
Não precisa nem orçar o pintor. Aposte em adesivos estilosos e papéis de parede para mudar a cara de uma sala. Ao invés de aceitar as paredes brancas e peladas, dê toques coloridos à decoração de uma forma acessível e prática.
2. Cor na mobília
Aproveite as paredes neutras para investir em móveis divertidos de tons vivos. Você pode criar uma paleta ousada apostando em um sofá statement e mantas estampadas, por exemplo. Já para as texturas, os modelos mais pesados dão maior aparência de aconchego. Para os mais tímidos, vale deixar o ponto de cor para os acessórios, que são mais em conta e podem até ser criados por você mesmo. Isso vale para quadros, pendentes e porta-retratos.
3. Disfarce as imperfeições de forma natural
Aposte nas plantas para esconder as lembrancinhas que os inquilinos antigos deixaram. Arranhões no chão, acabamentos feios e partes que você não gosta podem ser disfarçados com vasos grandes e pequenos, que além de decorar, vão ajudar a deixar o ar da sua casa mais puro.
4. Cortinas bonitas enriquecem ambientes
Uma boa e bela cortina faz toda a diferença no resultado final dos ambientes. Para mais elegância, aposte nos modelos que vão até o chão. Além disso, é uma forma de ampliar o espaço, uma vez que os tecidos maiores fazem com que as janelas pareçam mais amplas, valorizando a luz natural. Para um toque especial, opte por argolas metalizadas e hastes diferentes.
5. Aposte no removível e reutilizável
Papéis de parede podem ser removíveis, mas não são reutilizáveis. Quem sabe um dia você não tem a oportunidade de construir a casa dos sonhos? Por isso, compre apenas os itens que você realmente gosta e que tenham a sua cara. Embora você não tenha previsão de mudança, de nada adianta investir em acessórios baratinhos, que você nem gosta tanto e que não servirão em outros lugares.
6. Piso antigo é vintage
As paginações de escama ou espinha de peixe, chevron e os pisos quadriculados podem ter uma cara de arquitetura dos anos 1970, porém eles podem ser tudo de bom em um ambiente moderno. Detalhes antigos são um charme quando misturados ao contemporâneo. Escolha um tapete bonito para esconder as imperfeições.
7. Mude o que quiser, desde que você possa voltar os elementos no lugar
Observe os cantos indesejados da propriedade e pense em uma forma prática de removê-los ou substituí-los. Isso vale para lustres antiquados, persianas mal instaladas e até portas arranhadas. Faça as alterações que você desejar, mas tenha certeza de que você pode armazenar os objetos retirados e reinstalá-los quando deixar o local.
8. Considere armários removíveis
Armários embutidos oferecem melhor acabamento, mas você pode investir em cômodas e estantes para criar novos compartimentos com estilo. Se o guarda-roupas é muito pequeno, aposte em uma arara exposta que valorize suas peças de roupas mais bonitas ou em uma sapateira para exibir as suas sandálias mais chiques. Ou então, migre suas louças mais elegantes para uma cristaleira na sala de jantar e abra espaço entre as repartições na cozinha.
9. Do it yourself
Os tutorias de customização podem exigir paciência e tempo, mas eles valem a pena se criam acessórios que são a sua cara e economizam dinheiro. Pense também se esses objetos durarão por bastante tempo, para que seu apartamento não fique com uma decoração amadora.
Via: Casa e Jardim