Quartos de criança: veja ideias práticas e muito fofas para decorar o espaço dos pequenos
Materiais práticos e combinações de cores estão presentes em projetos residenciais e em mostras de decoração que estão em cartaz
Planejar quartinhos para crianças é um dos melhores momentos de arrumar a casa. Separamos dois projetos residenciais e apresentamos três espaços em mostras de arquitetura e decoração que valem a pena conhecer ao vivo.
O REINO DO LEO CARIOCA
Em uma brincadeira que liga o pequeno Leo, de um ano e 10 meses, ao personagem Zé Carioca, o clima do quarto de nove metros quadrados foi pensado. Nascido no Rio de Janeiro, o menino tem um espaço criado a partir de ideias de praticidade, como na escolha do piso vinílico e da melamina para os móveis sob medida.
Mas projetar o quartinho de Leo levou as arquitetas Fernanda Braccini e Mariane Lima, do escritório Braccini + Lima, a um quebra-cabeças.
– Roubamos uns centímetros do quarto para aumentar a sala de estar. Para não perdermos mais espaço do quartinho, embutimos o armário na parede (o fundo dele é apenas uma chapa de gesso – que é a parede da TV da sala). Este recurso permitiu que ganhássemos circulação, já pensando no layout futuro – quando o berço for substituído por uma cama de solteiro.
Para não utilizar o recurso de forro de gesso, contam as arquitetas, a solução foi trabalhar com luz indireta nos móveis.
AS AVENTURAS DE CLARA
É com um toque boho que o quartinho de nove metros quadrados da pequena Clara foi pensado. Com madeira natural e um "quê" despojado, umas pinceladas de lilás e almofadas com uma certa tendência ao hippie chique, o ambiente é luminoso e com fundo clarinho. Muito pela escolha de materiais, como a cortina de gaze de linho com blackout, e a cor aplicada na parede, a Branco Neve PVA, da Suvinil.
Mas o grande destaque, e que vai ao encontro das brincadeiras de aventureira da garotinha, é a marcenaria sob medida, conforme conta a arquiteta Aline Cherubini, que assina o projeto de interiores.
Todos os espaços são aproveitados no grande volume de madeira pínus e desenho moderninho que dispensa puxadores. Os degraus das escadas são gavetas, abaixo do tablado do futon estão ocultados dois baús, além da cama extra para receber visitas.
– O resultado é um quarto alegre e divertido para uma menina cheia de vida, que adora receber as amigas para uma festa do pijama.
Boas aventuras, Clara!
Via: Gauchazh