8 dicas para adotar o estilo boho na decoração da sua casa
Você não vai se arrepender de trazer o clima californiano e acolhedor para sua casa. Siga nossas dicas e invista na estética boho
O estilo boho chic envolve uma pegada rústica cheia de personalidade, misturando texturas naturais com acabamentos coloridos em um toque equilibrado. Sucesso entre os amantes do Pinterest, adicionar a estética a sua casa exige que você saiba brincar com cores, escalas e tecidos distintos, tudo de uma só vez.
Almofadas, tapetes, luminárias e acessórios são essenciais para adotar a tendência. Comece do pequeno e cresça para um verdadeiro mix'n'match com as dicas abaixo.
1. Cores da mesma família
O boho pode ser muito colorido ou em tons neutros. Para integrar o ambiente, você precisa de consistencia nas cores. Se você opta por alegria e vivacidade, sua paleta deve ter nuances distintas de uma mesma família, para garantir harmonia.
A parede pintada com dois tons, é um dos destaques dete quarto decorado pela designer de interiores Neza Cesar (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)
2. Escalas parecidas
Você vai misturar bastante informação na estética boho. Para não extrapolar, encontre um padrão, por exemplo, estampas com desenhos na mesma escala e acessórios que trazem uma textura que já está presente no ambiente. Aqui, repetir é mais confortável do que nunca. Não se esqueça de apostar em plantas para deixar o visual mais natural.
O geométrico está na manta quadriculada e segue para a estampa africana no tapete da @richclassdecor (Foto: Instagram/ Reprodução)
3. Como combinar estampas
O seu arco-íris deve conversar entre si, de forma que as cores das estampas não briguem ou detaquem-se uma das outras. Para iniciantes, padrões similares podem ir bem juntos, seguindo a regra da escala, citada acima.
Basicamente, dois terços das suas estampas precisam seguir a mesma escala, enquanto o resto pode ser maior ou menor.
Neste quarto boho, florido salta do quadro para as almofadas e é repetido na banqueta. Assim, a estampa do tapete não grita e vai de encontro com as cores centrais dos outros acessórios (Foto: Apartment Therapy/ Reprodução)
4. Textura + textura
Na estética boho, textura é tudo. Ela vai te ajudar a combinar as estampas também, uma vez que você pode usar padronagens diferentes e equalizar os tecidos, por exemplo. Não estamos falando que tudo precisa ser igual, mas trazer uma aparência balanceada. Ou então, use a regra das cores familiares e se jogue em texturas diferentes, uma mais plana e outra mais felpuda. É uma forma de ter tudo ao mesmo tempo, sem exageros. Um exemplo é harmonizar o sofá com almofadas diferentes e um tapete que segue a mesma paleta. Cada um com a sua textura, mas dentro das mesmas normas.
A textura do tapete se parece muito com a das almofadas no chão e no sofá. As mantas que imitam pele se repetem nos dois assentos, criando harmonia (Foto: Pinterest/ Reprodução)
5. Comece pelos tons sóbrios
Para abusar nas cores, volte ao básico, antes de tudo. Aproveite aquela sua parede branca sem graça ou o sofá antigo que você escolheu o mais básico possível para combinar com qualquer ambiente. Assim, o seu cômodo já mobiliado será uma tela novinha em folha para você colorir com mantas listradas, travesseiros floridos e acessórios de madeira.
Todos os móveis são em tons neutros, enquanto a cor fica para os acessórios (Foto: Pinterest/ Reprodução)
6. Carregue estampas por todas as partes
Não deixe a estampa da colcha da sua cama te impedir de decorar com almofadas alegres. Floral com floral fica ótimo, por exemplo. Você pode, inclusive, carregar o tema para outros cantos da casa e atingir a mistura que faltava.
Estampas são carregadas por todos os cantos da sala na estética boemia (Foto: Instagram/ Reprodução)
7. Sopreposição e composição
Você vai precisar pensar um pouco na hora de formar o conjunto, mas para visualizar os resultados, é necessário testá-los. Coloque o tapete perto das mantas e observe se eles não brigam. Nesse caso, uma dica é apostar em texturas naturais, como a palha, que ameniza o exagero das cores e não deixa de ter personalidade.
A designer Ana Morelli é especialista em combinar estampas, por causa de seu trabalho com patchwork. Em sua casa, há várias almofadas com sua assinatura. A mistura dá certo, pois todas têm algo em comum: as cores vibrantes (Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)
8. Lembre-se das regras
Somos a favor da liberdade na decoração, mas não se deixe levar pela empolgação e saiba escolher. Você vai precisar de várias tentativas e, pode chegar uma hora que já não sabe mais se as peças combinam realmente. Na hora que essa névoa se formar na sua cabeça, use as regras de muleta.
Via: Casa e Jardim