9 projetos de decoração com bancos na mesa de jantar
Grandes aliados no aproveitamento de espaço, eles podem até ser incluídos na marcenaria ou na alvenaria do seu apartamento
Seja para economizar espaço ou melhor acomodar os convidados, os bancos são uma ótima opção para complementar a mobília na sala de jantar. Confira a seguir 9 diferentes opções de composição para se inspirar! Para saber mais sobre os projetos, clique nos títulos ou nas fotos.
1. De alvenaria
Living | O ambiente ganhou ar contemporâneo com o neon, da linha própria dos arquitetos. Atrás dele fica o quarto de hóspedes, com porta rolô aberta para o estar. Junto da mesa de jantar, cadeiras de ferro da LZ Studio (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio)
Por todo o apartamento de 90 m² no Rio de Janeiro, escolhas de materiais brutos apontam um espaço masculino. No living, prateleiras de alvenaria dão origem ao banco da mesa de jantar. Com as almofadas, a sensação é de estar em um loft acolhedor, sem deixar de lado o contemporâneo, com uso do neon. Projeto do arquiteto Carlos Carvalho.
2. Combinação rústica
Sala de jantar | Natasha usou na parede quatro tons de tijolos da linha Brique 10, da Passeio Revestimentos. A mesa da Trapiche Carioca ganhou cadeiras francesas da loja m.o.o.c. e banco garimpado.O baú dos anos 1980 estava esquecido há 20 anos (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação)
Em seu apartamento térreo de 100 m², datado de 1950, no Jardim Botânico, a designer de interiores Natasha Frota escolheu a dedo os elementos que se misturam a objetos de família e garimpos trazidos de viagens. É o caso do banco garimpado que traz um ar informal à mesa de jantar e do pendente de bronze da sala de jantar que pertencia a sua mãe.
3. Conectado à estante
Sala de jantar | Sobre a mesa, pendentes da Luz Oculta. No sofá, almofadas da Tri.Co (geométrica) e FJ Pronto pra Levar! (floral) (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Pequeno, precisando de reforma e com alguns “micos” na planta, este apartamento de 67 m² apresentou desafios desde a porta principal. A criativa reforma foi orquestrada pelos sócios da Mandril Arquitetura. O corredor tornou-se espaço útil após receber a marcenaria milimetricamente calculada, que deu origem a uma estante, conectada ao banco da mesa de jantar – tudo em uma peça só, em tom claro de madeira, para o visual não pesar.
4. Desde a bancada
Sala de jantar. Os azulejos da Lurca de desenhos diferentes foram misturados seguindo tons de azul e branco no frontão e na bancada que se prolonga e se torna banco. Apoiado na mesa de vidro da Apeninos Vidros, desenhada pelo Mandril, quadro comprado na Loja Teo; ao redor, cadeiras que foram um presente de Helena Kallas, adquiridas na Fernando Jaeger Atelier (Foto Gui Morelli / Divulgação)
Em volta da mesa de jantar cabem oito pessoas, graças a um recurso pensado pelo escritório Mandril Arquitetura: a bancada da cozinha se prolonga formando um banco que serve aos dois ambientes. Assim, quando o morador está no fogão, os amigos ficam por perto, experimentando.
5. Sob medida
Ladrilhos hidráulicos da Dalle Piagge revestem a parede junto da pia, ao fundo. Os armários de pinho foram executados pela marcenaria Bracatto, assim como a mesa e o banco de teca, desenhados pelo estúdio. Cadeiras Wishbone, de Hans Wegner, na Artesian (Foto: Maíra Acayaba / Editora Globo)
Uma característica marcante no apartamento de 150 m² que a arquiteta Liz Arakaki divide com o marido, na zona sul de São Paulo, são os móveis feitos sob medida. A mesa de jantar de 8 lugares na varanda, rente ao guarda-corpo, só foi possível graças ao banco desenhado pela profissional.
6. Multifuncional
Móvel que serve de base para cama, sofá e banco da mesa de jantar tem gavetas e baús para otimizar espaço (Foto: Foto: Divulgação/Alessandro Guimarães)
Feito sob medida, um móvel de madeira faz as vezes de base da cama, sofá, banco para a mesa de jantar e baú. “Como o espaço é bem restrito, consideramos importante que fosse possível guardar coisas ali, como roupas de cama, toalhas e pertences pessoais”, explica Sarah, sócia do TRIA Arquitetura, responsável pela reforma deste micro apartamento de 27 m².
7. Formato em L
O banco em L, executado pela Colombo Movelaria, tem almofadas e futons de linho da Tapeçaria Conceito. As azuis são da Codex Home. Sobre a mesa Saarinen, pratos da Dpot Objeto. Pendente da Reka. Cadeiras da Prototype (Foto: Lufe Gomes / Divulgação)
Ao fazer uso de recursos simples - como criar um banco fixo em L para a mesa de jantar - o arquiteto Renato Mendonça conseguiu driblar a metragem enxuta deste apartamento de 47 m² e entregou um apartamento como a moradora imaginava. Futon e almofadas deixam a mesa de jantar para 6 mais confortável.
8. Pura marcenaria
A marcenaria se estende por toda a parede da televisão, servindo como armário, gavetas, banco e aparador (Foto: Divulgação)
Promover qualidade de vida em espaços reduzidos. Essa foi a premissa da reforma deste apartamento de 30 m², projetado por Leandro Neves. Em frente ao sofá, a marcenaria é protagonista e ocupa toda a extensão da área social até o dormitório – onde serve como armário. No caminho, soma lugares à mesa de jantar.
9. Cheio de bossa
Mesa de jantar | A peça foi projetada para ter um banco, que fica encostado na parede e assim economiza espaço. Pendentes da Micasa. Cadeira Norma, de Jader Almeida, comprada na Firmato Móveis (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
Habitado pela designer de moda Alina Oki, 26 anos, o imóvel tem papel de parede floral, tapete azul com estampa geométrica, pendentes amarelos e sofá pink. Madeiras claras também dão certo no conjunto. Elas estão no extenso banco que une os ambientes da sala de estar e do ateliê da moradora, na enxuta mesa de jantar com banco desenhado e no rack.
Via: Casa e Jardim