Sofá de canto: 11 ideias de decoração com o móvel que ajuda a dividir e integrar espaços
Grandes e aconchegantes, os sofás de canto acomodam a família e os convidados e ajudam a dividir ambientes de conceito aberto
Dispensando paredes e trazendo conforto, os sofás de canto, em formato de L, são ótimas opções para dividir ambientes integrados, como o living e o jantar. Além disso, eles oferecem espaço para a família inteira, trazendo estilo em uma só peça. Caso esteja em busca do modelo perfeito, os projetos abaixo vão te inspirar.
1. Apê com ares de loft
O sofá delimita a área da televisão, junto ao tapete e o painel ripado. Logo atrás, a o jantar conversa com a madeira devido às cadeiras de couro conhaque (Foto: Maíra Acayaba/ Divugação)
No apartamento assinado por Gabriel Ceravolo e João Conrado, da Conrado Ceravolo, o quebra-quebra integrou bar, jantar e living, tornando a casa perfeita para receber amigos. Na região da televisão, delimitam o espaço o tapete com estampa de zigue-zague, o painel de MDF ripado e o sofá em L. A harmonia entre as partes fica por conta da paleta, que transita pelo frio do cinza e é aquecida pela madeira e pelo marrom conhaque.
2. Branco e colorido
Esse projeto de Marina Cardoso de Almeida, Sarah Bonanno e Barbara Castro, do Tria Arquitetura, é dominado pelo branco e colorido das obras de arte. O sofá claro traz leveza e separa o hall de entrada do estar. Por todo o apê, os móveis foram escolhidos como complemento para os quadros.
Área social para receber amigos tem base neutra e grandes obras de arte nas paredes (Foto: Fran Parente/Divulgação)
3. Em volta da mesa
Apenas 47m² são suficientes neste apartamento, projetado por Renato Mendonça. Na sala de jantar, o sofá de canto é utilizado de forma pouco usual: um banco em L serve de assento para a mesa. Ali, o conforto é otimizado por futons e almofadas.
O banco em L, executado pela Colombo Movelaria, tem almofadas e futons de linho da Tapeçaria Conceito. As azuis são da Codex Home. Sobre a mesa Saarinen, pratos da Dpot Objeto. Pendente da Reka. Cadeiras da Prototyp& (Foto: Lufe Gomes / Divulgação)
4. Área social e gourmet integradas
Toda a área social deste apartamento, arquitetado por Mayara Clá e Natasha Haddad, à frente do MN Arquitetura + Interiores, é integrada. Isso vai da área gourmet, na varanda, ao home theather, que fica na extremidade mais escura do local, a fim de criar um clima de cinema. Para isso, uma estante baixa fica posicionada contra o sofá de canto, criando intimidade e, ao mesmo tempo, fazendo coro com o resto da decoração.
Home theater | Uma estante baixa se junta ao sofá para dividir os cômodos e criar intimidade na medida certa. Ali, o espaço é mais escuro do que o resto do living, perfeito para relaxar (Foto: Mariana Orsi/ Divulgação)
5. Elegante e casual
O seccional branco ilumina a sala de estar desta cobertura projetada por Bia Prado, do BZP Arquitetura, sem tirar o charme da poltrona Banquete, obra de arte dos Irmãos Campana, e da cadeira de vidro de Jacqueline Terpins. Do outro lado, as folhas pivotantes de madeira integram a mesa de jantar ao local, ora com maior privacidade, ora totalmente abertas.
A poltrona Banquete, dos Irmãos Campana, divide espaço com a cadeira de vidro de Jacqueline Terpins e o seccional branco - tudo da Firma Casa (Foto: Romulo Fialdini/Divulgação)
6. Para valorizar o convívio
No apartamento da arquiteta Liz Arakaki e de seu marido, uma reforma tomou conta para acomodar amigos e família, tornando o espaço perfeito para receber com aconchego. Ali, cozinha, jantar e living ficam um ao lado do outro, sem se dar as costas, permitindo com que a conversa flua entre as pessoas, de um ambiente para o outro.
LIVING | A grande estante, com pintura branca e caixas de freijó lavado, tem desenho do estúdio e execução da marcenaria Bracatto. O sofá, da Design Somma, foi feito sob medida, assim como o rack. A mesa de centro Saarinen é da Arquivovivo, e a poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, foi comprada na Futon Company. A mesa lateral é do Fernando Jaeger Atelier, e a luminária ao lado do sofá, da Lumini. Tapete da By Kamy. Ao fundo, no teto, régua com spots da Reka Iluminação (Foto: Maíra Acayaba / Editora Globo)
7. Espaçoso e confortável
A varanda deste projeto realizado por Barbara Dundes teve os caixilhos eliminados para fazer parte da sala de televisão, que é delimitada pelo sofá de canto. No estilo hygge, a base neutra comanda todo o espaço e recebe acentos de cor pelo tapete verde e pelas almofadas variadas.
Com a retirada da esquadria e o nivelamento entre os pisos da varanda, da sala e da cozinha, a área social ganhou integração (Foto: Marco Antônio/Divulgação)
8. Sofá dupla face
Apesar de ser grande, esse sofá não pesa no décor aconchegante desta casa de praia, atualizada pelo arquiteto Lisandro Piloni. Parte do móvel enfrenta a televisão, enquanto, do outro lado, um assento para três lugares contempla a paisagem natural da varanda. Não poupando conforto, há também dois braços grandes nas pontas, para que os proprietários possam se deitar.
Também há passatempos para dias de chuva: o agradável canto da TV tem um sofá de medidas generosas e clima acolhedor. Almofadas da Bali Express (Foto: Cacá Bratke/Divulgação | Produção Deborah Apsan)
9. Clássico e descontraído
O arquiteto Gabriel Bordin transitou entre o clássico e o moderno para reformar este apartamento. Por isso, a distribuição dos ambientes elimina cômodos compartimentados, mas mantém-se sob uma paleta sóbria. Ali, uma varanda falsa e conectada acomoda o jantar, enquanto o sofá ostensivo dá aconchego, sem perder elegância.
Paleta neutra e integração definem o living do apartamento catarinense (Foto: Mariana Boro/Divulgação)
10. Com mesinha de canto
Assinado por Gabriela Marques e Carla Bonfim esse apartamento foge do básico, combinado os cobogós na entrada, com múltiplos quadros e acessórios coloridos. Em uma das salas, o sofá segue ângulo reto da parede, oferecendo espaço para sentar ou até mesmo apoiar objetos no canto interno. Ali, uma bandeja fica disposta servindo como estrutura de mesa de canto.
A parede de cobogó da Vianarte cria uma divisória entre os ambientes. Na sala de estar, o sofá em L, da Breton Actual, acomoda a luminária Naja. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
11. Espreguiçadeira
Para oferecer conforto ao ar livre, a chaise em L é espaçosa e conta com uma espreguiçadeira. O pergolado de bambu protege a área, dá frescor e oferece sol na medida certa.
Para área externa coberta, o L forma uma chaise. Modelo da loja L'Oeil. Nesta cobertura, sobre a pérgola de bambu há um plástico de estufa que bloqueia chuvas mais leves, mas permite a ventilação (Foto: Gui Morelli/ Editora Globo)
Via: Casa e Jardim