Cores na decoração: 5 dicas para transformar os ambientes sem errar
Muitos tons ou somente um elemento colorido. Sempre tem uma forma de colocar mais vibração nos espaços
Nada como decorar o lar do seu jeito, com móveis e objetos que traduzam o seu gosto pessoal e sua personalidade, não é mesmo? Porém, para tornar e manter o ambiente harmônico, aconchegante e bonito, é preciso dosar da maneira adequada o uso das cores. Não existem regras fixas, claro, mas sugestões de como deixar ambientes bem decorados e mais vivos.
Além disso, é preciso saber que as cores influenciam nas emoções humanas. Diversos estudos científicos ao longo das décadas já relacionaram as cores ao comportamento e às sensações. Portanto, escolher bem as cores que terão destaque nos ambientes é também traduzir as experiências sensoriais mais confortáveis para cada cômodo.
HAUS reuniu algumas dicas simples para serem aplicadas na sua casa ou apartamento de forma que esses ganhem em amplitude visual, energia, elegância e beleza. Confira!
Pense nas cores desde o início do projeto
Vai reformar a sala inteira e mudar tudo? Trocar todas as cores e móveis do quarto? Replanejar a cozinha ou o banheiro? Então é no momento de início do novo projeto que as cores devem ser pensadas. Dessa forma a prévia do resultado pode ser visualizada e recalculada diversas vezes antes de ocorrer a aplicação ou compra de novos móveis, objetos e tapetes.
A energia das cores
Foto: Repodução Pinterest
Está em dúvida sobre como escolher a cor certa para o ambiente? Uma dica é começar pensando nas sensações que o cômodo deve transmitir. Se o quarto é o local a ser transformado, a aplicação de cores como o azul e o lavanda é perfeita pois transmite sensação de relaxamento e tranquilidade. Se a ideia é mudar a cara da cozinha, por exemplo, a aposta na energia do laranja é certeira.
Distribua cor pelo ambiente
Foto: Artelassê / Divulgação
Não é só nas paredes que a cor faz a diferença. Cada objeto que compõe o ambiente conversa diretamente com a paleta escolhida. A transformação do quarto fica ainda mais em evidência com a escolha certa das roupas de cama, por exemplo. Um simples enxoval pode enriquecer o ambiente e contribui para destacar a decoração do cômodo. Na sala, quadros, molduras, móveis, tapetes, e até mesmo vasos de plantas e almofadas ajudam a criar a composição.
Equilibre a aplicação
Foto: Fernando Zequinão
Se você gosta de apenas alguns poucos pontos de cor no ambiente, equilibre com tons acinzentados, brancos ou beges – e até mesmo o preto, que é mais forte e imponente. Trazendo uma característica mais clean, essas cores dão ainda mais destaque aos pontos com nuances vibrantes.
Valorize seu gosto pessoal
Foto: Repodução Pinterest
Todas essas dicas fazem ainda mais sentido quando conectadas ao seu gosto pessoal. O lar é o local que deve traduzir seu estilo, suas sensações e emoções. Valorize suas escolhas e torne-as ainda mais equilibradas com as dicas para acertar no uso das cores!
Via: Gazeta do Povo