6 dicas para aprender a decorar sua sala de estar
Deixe sua sala de estar confortável e bonita com o olho atento à sustentabilidade.
Eis a situação: o começo de uma vida nova em uma casa ainda cheirando a pintura.
Essa sensação deliciosa vem com uma dúvida muito comum. Como tornar a minha casa um lugar aconchegante, que faça jus à expressão 'lar, doce lar'? E ainda mais, como transformar minha sala em um lugar acolhedor e agradável? Afinal, é lá onde receberei meus amigos e terei longas conversas, onde irei assistir à aquela emocionante partida de futebol ou àquele filme romântico.
Pois bem, pensando nesta questão, apresentamos aqui 6 dicas para arrasar na decoração de sua sala!
Conheça bem o seu estilo
Assim como cada pessoa um tem um estilo de se vestir e se arrumar, cada um tem uma preferência quando se trata de decoração de ambientes. Desses, existem os mais variados tipos. Temos o estilo clássico, que preza a neutralidade das cores e a horizontalidade dos móveis, temos o estilo provençal que é voltado para uma Decoração mais romântica com tons suaves e adereços com estampas delicadas.
O estilo retrô relembra o passado, com tonalidades sólidas e fortes e estampas floridas e axadrezadas. Há também o estilo country, o moderno, o high tech, o asiático, dentre muitos outros. Descubra o que mais se encaixa em seu perfil.
Dê atenção à iluminação
Valorize a iluminação natural, ela destaca as cores e dá vida aos ambientes, além de ser uma ótima opção para a economia de energia. Em salas onde não é possível o aproveitamento da luz natural, utilize-se de lustres, luminárias ou abajures que dão um charme especial ao local.
Saiba escolher as cores
A escolha das cores está diretamente ligada à personalidade e ao estilo do dono da casa. Lembre-se de que cores claras aumentam os ambientes e as escuras os reduzem. E de modo geral, é recomendado o uso de cores neutras em superfícies maiores, como o sofá, por exemplo. As cores vibrantes podem aparecer em itens menores, como almofadas, quadros e poltronas individuais.
Harmonize os espaços
Em salas pequenas, prefira ter poucos móveis e faça uso de prateleiras para colocar alguns objetos de decoração.
Coloque cores claras nas paredes para que o ambiente aparente ser maior, assim como vimos no item anterior. Móveis pequenos e versáteis são uma ótima opção, pois permitem uma melhor circulação de pessoas, e redecorá-los, assim como dispô-los, fica bem mais fácil.
Faça uso do verde
As plantas na decoração ajudam a deixar os ambientes mais bonitos, aconchegantes e harmoniosos. Existem muitas espécies que, havendo luz natural, se adaptam bem no interior de casa.
As flores e plantas levam cor, volume e alegria para os ambientes. Há quem diga que a presença delas traz tranquilidade. Por isso, consulte um especialista que o ajude a escolher a melhor planta para decorar sua sala.
Fique de olho na sustentabilidade
Sustentabilidade é um dos assuntos mais comentados nos últimos anos e cada vez mais pessoas se preocupam em contribuir para o desenvolvimento sustentável, inclusive na decoração de ambientes.
Por esse motivo, seja criativo e recicle o que for possível, crie novos objetos a partir daqueles que você não usa mais. Prefira lâmpadas de LED, que gastam menos energia. Utilize paletes e caixotes de madeira a fim de dar um toque pessoal em sua decoração.
Caso surjam mais dúvidas, procure um designer de interiores. Esses são profissionais altamente qualificados para ajudá-lo a decorar sua casa da melhor forma possível, levando em conta a estética, o conforto e a funcionalidade dos ambientes.
Via: Blasting News