10 tendências da decoração para ficar de olho em 2019
Elementos, cores e características das casas e apartamentos que vamos ver nas lojas, casas e stories no próximo ano
O ano vai dando adeus e as tendências de decoração para 2019 já começam a dar o ar da graça. A plataforma norte-americana Houzz acaba de publicar suas previsões para a próxima temporada, baseada em conversas com especialistas do setor e na análise de dados do comportamento de seus 40 milhões de usuários mensais. É um aperitivo do que vamos ver nas lojas, casas e stories do Instagram no próximo ano.
Backsplash
Um pé-direito avantajado com a backsplash pode ser um ponto focal superestiloso e dramático na cozinha. Crédito: Caroline Sharpnack/Houzz/Washington Post/Reprodução
O nome pode não ser dos mais populares, mas você com certeza sabe o que é: aquele espaço vazio entre a parede da pia ou do fogão e os armários suspensos, um clássico da decoração de cozinhas americanas. O espaço backsplash é versátil e pode receber diversos tipos de revestimentos e disposições. Em geral, torna o ambiente mais clean e prático, criando a ilusão de maior amplitude da superfície.
Cores mais sóbrias
Cores sóbrias e mais fechadas (escuras) ganham mais tração em 2019. Crédito: Alexandra Crafton/Houzz/Washington Post/Reprodução
Apesar do Living Coral ser a escolha da Pantone para cor do ano, Houzz garante que as pessoas estão escolhendo cores mais sóbrias e fechadas para decorar as paredes de casa, como o azul marinho e o verde floresta.
Especialista em cores ouvidos pela plataforma norte-americana afirmam que essa é uma reação ao branco e tons mais claros que dominaram o universo do design pelos últimos anos. E que as redes sociais ajudaram as pessoas a gradualmente se sentirem mais confortáveis com a ideia de experimentar com cores mais fortes e escuras.
Banheiras!
As banheiras vão aparecer com mais frequência com a valorização do bem-estar e das rotinas de cuidados próprios em casa. Crédito: Chris Snook/Houzz/Washington Post/Reprodução
Fãs das spas, alegrem-se. Conforme os banheiros estão se transformando de espaços privados e utilitários para lugares abertos, integrados e relaxantes, as banheiras estão virando os reis dos espaços nos projetos e reformas de banheiros.
Cozinha Tuxedo
Cozinhas pretas são tendência. Crédito: Fine House Studio/Houzz/Washington Post/Reprodução
O tempo das cozinhas brancas começa a acabar. O que se vê é um retorno ao preto nos armários. A cor deixa o ambiente ousado, chique e incrivelmente prático, especialmente se você tiver crianças e animais em casa. Em armários brancos, qualquer marca feita por cães, gatos e os pequenos aparecem bem mais facilmente. Prepare-se para ver muitas cozinhas pretas, com paredes ou backsplashes claros, e tampos de mármore ou madeira.
Divisórias transparentes (vidro e aço)
Vidro e aço nos projetos ficarão mais populares em decorrência das plantas cada vez mais integradas. Crédito: Jours & Nuits/Houzz/Washington Post/Reprodução
Na questão de material, um retorno a dois elementos clássicos da Bauhaus, que acabou de completar 100 anos: vidro e aço. A razão está nas plantas cada vez mais integradas e nos projetos que optam por uma transparência maior nas poucas divisórias de pé, mantendo a ilusão de espaço aberto e oferecendo um nível suficiente de privacidade, luz e controle do som.
Bancos e cadeiras soltas
As cozinhas serão cada vez mais abertas ao exterior, sejam sacadas ou jardins, com deques, pátios e portas de correr de acesso. Crédito: Lucy Call/Houzz/Washington Post/Reprodução
Bancos sob medida, apesar de populares e práticos, em geral demandam um investimento bastante alto. Agora a tendência é optar por bancos soltos, que permite inclusive uma mobilidade e versatilidade maior no espaço.
Cozinhas abertas para o exterior
A mesa da cozinha é móvel e pode ser levada até o jardim. Foto: Luc Roymans/Divulgação
Quem gosta de juntar os amigos, cozinhar e bater um papo podem considerar expandir a área da cozinha para o exterior, para a sacada, o jardim, ou algum área extra de lazer. Cada vez mais pátios e deques viram áreas adicionais para receber as pessoas, com tecidos e móveis apropriados para as intempéries, como este projeto em Antuérpia, na Bélgica, que abraça o jardim da casa.
Casas com exterior clássico de madeira
Crédito: Corynne Pless/Houzz/Washington Post/Reprodução
Casas no estilo de fazenda, mesmo nos grandes centros urbanos, ainda são imensamente populares. Com superfícies que imitam tábuas de madeira na vertical e na horizontal (estilo inglês) a fachada oferece mais textura e movimento que uma simplesmente lisa. O elemento confere um ar mais caseiro e intimista à casa.
Mais móveis de madeira sem tratamento
Crédito: Jessica Cain/Houzz/Washington Post/Reprodução
2019 verá o ressurgimento dos móveis de madeira, sem tratamento. Os nós e veios visíveis serão cada vez mais valorizados por adicionarem textura e história ao ambiente. Tons mais claros ainda estão em alta.
Cores nas quatro paredes
Foto: Houzz/Reprodução
Sabe aquela história de sempre escolher uma parede focal e investir a cor de sua preferência nela? Pois então, agora é vez de pintar todas, cada uma das paredes do cômodo de cores totalmente diferentes, deixando o espaço dramático e ousado.
Via: Gazeta do Povo