Estante com nichos sob medida abriga livros, objetos de decoração e bebidas
A sala de entrada desta casa funciona como biblioteca e conta com lareira para os dias mais frios
Com o passar dos anos, pequenas reformas sucederam-se nessa casa no bairro do Morumbi, em São Paulo, mas a sala de entrada foi ficando para depois, até a intervenção da arquiteta Mara Ramos. O pedido inicial dos moradores era repaginar uma estante já existente no local, à qual eram bem apegados, o que se mostrou impossível quando uma análise indicou que a estrutura estava comprometida por cupins. Era hora de colocar em curso o plano B!
Para atender às necessidades da família, foram projetadas duas estantes que abrigam livros, coleção de lLPzs, porta-retratos e objetos trazidos de viagem. “Eles queriam manter a ideia de distribuição vertical, então, aproveitamos a oportunidade para melhorar a disposição. Mantivemos a base fechada, que era uma característica da antiga estante, mas com um trecho abrigando a adega”, conta Mara. Logo acima, portas espelhadas escondem o bar, que ganhou uma gaveta organizadora para acessórios como abridor e arejador.
Estante | A base fechada esconde adega para os vinhos do casal. Logo acima, portas espelhadas revelam o bar (Foto: André Mortatti/Divulgação)
Tendência, os nichos assimétricos com diferentes acabamentos surgiram de uma necessidade técnica, a fim de esconder os diversos cabos de luz e alarme, além do quadro de segurança. “Alguns dos nichos têm portas ou fundos falsos, a fim de criar esse jogo de volumes, valorizado pela iluminação. Os diferentes acabamentos também contribuem para esse dinamismo. Escolhemos o verde como tom complementar ao vermelho, que guia a paleta da sala ao lado”, explica.
Para equilibrar a porta do bar, um nicho simétrico na outra extremidade também tem fundo espelhado e comporta uma bandeja de copos. O recurso é utilizado em diferentes nichos da estante em frente, de acabamentos mais neutros, com marcenaria em tom areia complementar à base de alvenaria. “O destaque fica para a lareira, que tem dois lados, funcionando também para o ambiente adjacente. Não faltam objetos cheios de história para os nichos extras, já que os moradores adoram viajar”, afirma a arquiteta.
Estante | Um nicho simétrico ao bar serve de porta-copo e ganhou fundo espelhado que reflete a estante em frente (Foto: André Mortatti/Divulgação)
Outras solução pensada sob medida para o projeto foi a escada da estante principal, que permite alcançar os livros na prateleira mais alta. “A maioria das pessoas tem em seu imaginário aquela escada de filme que você puxa, mas isso nem sempre é viável e tem um custo muito alto. Partimos para uma solução que atendia ao efeito pretendido, mas é na verdade uma escada que encaixa, sem trilho deslizante”, revela.
Escada | Com efeito de filme, a escada é na realidade encaixada no trilho, mas não desliza, barateando o custou (Foto: André Mortatti/Divulgação)
Estante neutra | A estante de alvenaria e marcenaria abriga a lareira com dois lados, que funciona também para a sala adjacente (Foto: André Mortatti/Divulgação)
Via: Casa e Jardim