Reforma em etapas repagina apê de casal em nova fase
As arquitetas Adriana Esteves e Mariana Junqueira apostaram em novos ambientes, integração e cores neutras, sem perder o estilo clássico dos moradores
A história deste apartamento de 100 m², no Leblon, no Rio de Janeiro, começou numa aula de caratê. As arquitetas Adriana Esteves e Mariana Junqueira e o proprietário do apê treinavam juntos com o mesmo Sensei, quando ele e a mulher começaram a acompanhar o trabalho do escritório de arquitetura nas redes sociais e se apaixonaram. A partir daí, surgiu a oportunidade de repaginar o quarto do filho e, em seguida, uma reforma abarcou quase o imóvel inteiro.
Primeiro, as arquitetas aceitaram o desafio de redecorar a suíte do filho de 24 anos, que mora em Barcelona, em tempo reduzido. Os pais queriam fazer uma surpresa quando ele chegasse para o passar o Natal com a família, então a obra durou 45 dias. O novo quarto, portanto, ganhou um estilo jovem e despojado, com marcenaria desenhada pelas profissionais e paleta de cores neutras, composta por cinza, branco e madeira, além de persianas que emolduram a vista para a praia do Leblon.
LIVING | No estar, a estante com acabamento de laca, executada pela Marcenaria Brumatti, chama a atenção com plantas ao lado do quadro de Adrianna Eu, da Galeria Luciana Caravello. Mesa de centro Ovoo e poltrona Dora, de Zanini de Zanine, adquirida na Novo Ambiente (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)
Meses depois, Adriana e Mariana voltaram para realizar o desejo do casal de advogados na faixa dos anos 40, que queria uma reforma na morada para marcar a nova fase da vida. “Teve simbolismo de uma nova lua de mel”, comemoram as arquitetas. Desta vez, a obra contemplou toda a área social, escritório, cozinha e lavabo – apenas a suíte do casal ficou para outro momento.
LIVING | Ao fundo, a sala de TV virou lounge e um trabalho de marcenaria e pintura na parede simula o efeito de boiserie, contornando os dois ambientes. Quadro de Ricardo Villa, da galeria Luciana Caravello (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)
O living, antes dividido em sala de estar e TV, era estreito e comprido, foi parcialmente integrado no projeto. “Trabalhamos para transformar o espaço em um grande living com conforto para assistir à TV, mas sem dar muito destaque ao aparelho realocado no estar. Na antiga sala de TV criamos um lounge bar”, explica Adriana, que completa: “Descobrimos uma viga durante a obra. Nós a transformamos em um pórtico e unimos as duas áreas com o trabalho de marcenaria e pintura na parede, que simula o efeito de uma boiserie, contornando os dois ambientes”.
LOUNGE BAR | Peças de design para receber: poltronas Platner, de Warren Platner, mesa Búzios, de Ronald Sasson, todas da Novo Ambiente; poltrona Breton e buffet executado pela Marcenaria Brumatti (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)
De acordo com Mariana, o casal pediu apenas que o piso de mármore botticino fosse mantido e a decoração, a mais clara possível. “Enfim, um apartamento mais leve e contemporâneo, sem perder o estilo clássico do casal. Para isso, adotamos uma paleta neutra com variações do fendi nas paredes e colorimos pontos estratégicos, como tapete, almofadas e objetos”, descreve. Todo o mobiliário da área social é novo, com adição de obras de arte de artistas plásticos, como Adrianna Eu e Fernando Lindote, e peças de acervo da família, como o quadro de José Paulo Moreira da Fonseca.
SUÍTE DO FILHO | Estilo jovem e despojado, o novo quarto conta com marcenaria desenhada pelas arquitetas e executada pelo marceneiro João Domingos, cadeira Setu, de Herman Miller, e luminária de parede Bauhaus, de Fernando Prado (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)
O escritório segue o mesmo conceito do living, com base neutra e pontos de cor. “Elegante, simples e muito funcional”, diz Adriana. O espaço ganhou marcenaria projetada pelas arquitetas e peças de design assinado que mesclam passado e presente: a moderna cadeira de escritório Aeron acompanha a escrivaninha Quilombo, de Arthur Casas, além da poltrona Cuca, de Zanine Caldas.
ESCRITÓRIO | Elegante e funcional, o ambiente tem base neutra que deixa brilharem as peças de design, como escrivaninha Quilombo, de Arthur Casas, do Arquivo Contemporâneo, cadeira Aeron, de Herman Miller, e poltrona Cuca, de Zanine Caldas (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)
Já a cozinha ganhou um ar mais rústico, com direito à parede de tijolinhos e bancada de apoio de madeira. Nesse ambiente, a obra consistiu na retirada da porta entre a cozinha e a área de serviço para integrar os espaços por meio da aplicação de azulejos e da bancada em L, de um lado acolhendo a pia e o fogão; do outro, o tanque e a máquina de lavar. Como se trata de um ambiente estreito, de apenas 9 m², as arquitetas optaram por reposicionar a geladeira para não atravancar a passagem, criando um nicho para embuti-la na parede de tijolinhos, subtraindo apenas alguns centímetros do quarto de empregada usado pelos moradores como despensa.
COZINHA | Mais rústica, a cozinha tem parede de tijolinhos da Ekko Revestimentos, onde foi aberto um nicho para abrigar a geladeira sem atrapalhar a circulação. Bancadas de Silestone, da Marmoraria Guandu (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)
ÀREA DE SERVIÇO | A retirada da porta entre a cozinha e a área de serviço integrou os espaços por meio da aplicação de azulejos Portobello e da bancada em L, de um lado acolhendo a pia e o fogão; do outro, o tanque e a máquina de lavar (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)
Via: Casa e Jardim