Estante serve de ponto de partida para decoração de apartamento
As arquitetas do escritório Très Arquitetura abusaram da marcenaria para criar espaços de armazenamento e decorar de forma atemporal o apê de 170 m²
O primeiro apartamento próprio de uma família com dois filhos pequenos merece uma decoração que reflita o estilo de vida dos moradores, traga aconchego e valorize a sensação de lar. Com 170 m², o apê no bairro da Vila Nova Conceição, em São Paulo, ganhou ares atemporais e soluções inteligentes na marcenaria. “A estante desenhada é o ponto de partida do projeto. Assimétrica, ela conta com nichos de tamanhos variados e espaços fechados, ora de apoio para o jantar, ora de apoio para o home, ora ripado, para esconder o ar-condicionado”, detalha a arquiteta Fernanda Morais, que assina o projeto junto às sócias Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, do escritório Très Arquitetura.
HOME THEATER | Sofá da Tapeçaria. Cestos Home da Olho Móveis. Mesa de apoio da Dpot Objeto. Tapete Clatt. A marcenaria foi desenhada pelo escritório Très Arquitetura e executada pela Ga Móveis. Marcenaria em MDF carvalho hannover e em MDF cinza sagrado, a (Foto: Cacá Bratke/ Divulgação)
O móvel é o armazenamento estratégico para esconder os brinquedos das crianças. Como o casal não queria um ambiente com cara de brinquedoteca, caixas de tecido ficam dentro dos nichos, algumas delas de fácil acesso para os pequenos. A região da TV fica segregada do living por uma porta de correr, que também é anexa à estante. Logo ao lado, há um estar com direito a lareira original do projeto do prédio, assinado por Ruy Othake. “O destaque fica para a lareira, onde adicionamos uma estante metálica na cor marrom cortén. O mármore travertino romano bruto usado em sua base e no aparador do jantar faz o contraponto com a madeira e com o cinza”, detalha a arquiteta. Logo ao lado, a varanda curva e de concreto é um charme do edifício. Para valorizar o formato, um banco de madeira maciça desenhado pelo escritório acompanha a estrutura arquitetônica.
A cozinha com copa serve para criar um ambiente descontraído para as refeições. Uma bancada se estende sobre os armários como solução de aproveitamento do espaço. Com os compartimentos feitos sob medida, nichos se revezam com espaços fechados.
COZINHA |Sob medida, a marcenaria forma os armários e a bancada da cozinha. Piso de porcelanato Concretyssima Matiz Nude, da Portobello (Foto: Cacá Bratke/ Divulgação)
JANTAR | O aparador tem o tampo em travertino romano bruto, fazendo contraponto coma madeira e o cinza. A pedra é da Marmoraria Mont Blanc. As cadeiras são da Fernando Jaegervestimentos da Portobello (Foto: Cacá Bratke/ Divulgação)
Como a moradora engravidou durante o desenvolvimento do projeto, o quartinho da bebê, que chegou logo após a entrega do apartamento, não entrou na reforma. Para o cômodo do filho mais velho, o foco foi pensar a longo prazo, para que o dormitório continue ideal quando o menino crescer.
HALL DE ENTRADA |Todo em marcenaria, o hall foi revestido em MDF carvalho hannover, da Duratex (Foto: Cacá Bratke/ Divulgação)
VARANDA | O banco em madeira maciça acompanha o desenho da varanda. Ele foi projetado eplo escritório Très Arquitetura (Foto: Cacá Bratke/ Divulgação)
SUÍTE | A cama foi projetada pelo escritório Très Arquitetura. Enxocal da Casa Mineira. Cômoda Tok Stok (Foto: Cacá Bratke/ Divulgação)
QUARTO DE CRIANÇA | A marcenaria também norteia o quarto do filho mais velho. Essa parte foi pensada para que o ambiente se ajuste até mesmo quando o pequeno crescer (Foto: Cacá Bratke/ Divulgação)
BANHEIRO | Box e espelho da Casa dos Vidros. Revestimentos da Portobello (Foto: Cacá Bratke/ Divulgação)
Via: Casa e Jardim