12 projetos com chuveirões no jardim
Em dias de verão, como se refrescar? Nada como uma boa chuveirada ao ar livre!
Você não precisa ter piscina para se refrescar nos dias de calor. Uma bela chuveirada ao ar livre pode ser a protagonista do lazer em casa durante o verão. Veja 12 projetos de todos os estilos, dos mais simples aos jardins verticais
1. O painel com maciços de alpínia cria o pano de fundo para o chuveirão. Para que a água escoe e ninguém note o ralo, a área foi forrada com seixos, que ainda massageiam os pés. Projeto da paisagista Juliana Freitas.
Antes de entrar na piscina, é sempre bom passar pelo chuveirão. No projeto do paisagista Gilberto Elkis, ele fica próximo à escada que leva ao tanque (Foto: Célia Weiss/Casa e Jardim)
2. Antes de entrar na piscina, é sempre bom passar pelo chuveirão. No projeto do paisagista Gilberto Elkis, ele fica próximo à escada que leva ao tanque.
A cobertura reúne atividades importantes dos moradores: trabalho e lazer. Para a proprietária pintar com vista para a cidade, foi construído um gazebo. É também lá que sua neta toma sol – por isso o chuveirão. Projeto da arquiteta Simone Mantovani (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
3. A cobertura reúne atividades importantes dos moradores: trabalho e lazer. Para a proprietária pintar com vista para a cidade, foi construído um gazebo. É também lá que sua neta toma sol – por isso o chuveirão. Projeto da arquiteta Simone Mantovani.
Otávio Dias é um carioca que vive em São Paulo. Ele fez questão de morar em um apartamento com terraço. “Adoro água e tomar sol. A piscina é minha prainha e o pôr do sol visto daqui é indescritível”, conta. Ao lado, fica o chuveirão (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)
4. Otávio Dias é um carioca que vive em São Paulo. Ele fez questão de morar em um apartamento com terraço. “Adoro água e tomar sol. A piscina é minha prainha e o pôr do sol visto daqui é indescritível”, conta. Ao lado esquerdo, fica o chuveirão.
O arquiteto Carlos Verna reduziu a área da casa, antes de 300 m², em 20 m² para criar um terraço sobre a laje da lavanderia. Agora as crianças têm chuveirão e ficam na altura da copa da pitangueira. Assim, fica fácil colher as frutas (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
5. O arquiteto Carlos Verna reduziu a área da casa, antes de 300 m², em 20 m² para criar um terraço sobre a laje da lavanderia. Agora as crianças têm chuveirão e ficam na altura da copa da pitangueira. Assim, fica fácil colher as frutas.
O chuveirão fica ao lado da frondosa amoreira e da murta, que camufla o muro. Projeto da paisagista Michelle Simoncello (Foto: Pedro Abude/Casa e Jardim)
6. O chuveirão fica ao lado da frondosa amoreira e da murta, que camufla o muro. Projeto da paisagista Michelle Simoncello.
A pequena Sophia sempre deixa a sua brinquedoteca para curtir o jardim. Ao fundo, as orquídeas dão cor ao painel vertical de madeira, que recebeu um chuveirão para refrescar as crianças nos dias de calor. Projeto da paisagista Irene Cisneros (Foto: Evelyn Müller e Tatiana Villa/Casa e Jardim)
7. A pequena Sophia sempre deixa a sua brinquedoteca para curtir o jardim. Ao fundo, as orquídeas dão cor ao painel vertical de madeira, que recebeu um chuveirão para refrescar as crianças nos dias de calor. Projeto da paisagista Irene Cisneros.
Em vez de piscina, a arquiteta Flavia Petrossi preferiu aproveitar a área externa com área gourmet, fonte, espelho d’água, chuveirão e muitas plantas (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
8. Em vez de piscina, a arquiteta Flavia Petrossi preferiu aproveitar a área externa com área gourmet, fonte, espelho d’água, chuveirão e muitas plantas.
Para destacar a área do chuveirão na parede verde, a moradora escolheu o revestimento de ladrilho hidráulico, o mesmo do piso da cozinha, integrada ao jardim por portas de correr com vidro (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
9. Para destacar a área do chuveirão na parede verde, a moradora escolheu o revestimento de ladrilho hidráulico, o mesmo do piso da cozinha, integrada ao jardim por portas de correr com vidro.
Em um terreno íngreme, o paisagista Sérgio Santana incluiu o spa com jeito de piscina natural. O cantinho de relaxamento foi parar ao lado do muro, por privacidade. O chuveirão, revestido de pastilhas azuis, fica discreto entre a vegetação (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
10. O muro coberto por plantas sofre somente a interferência do chuveirão, revestido de pastilhas azuis, as mesmas da piscina. Projeto do paisagista Sérgio Santana.
Chuveirão, uma alternativa mais prática e econômica à construção e manutenção de uma piscina. Para manter o clima de vila italiana, a arquiteta Silvia Carneiro escolheu metais fora de linha, encontrados na rua Florêncio de Abreu, em São Paulo. Propositalm (Foto: José Wittner / Editora Globo)
11. Chuveirão, uma alternativa mais prática e econômica à construção e manutenção de uma piscina. Para manter o clima de vila italiana, a arquiteta Silvia Carneiro escolheu metais industriais fora de linha, encontrados na rua Florêncio de Abreu, em São Paulo.
O tronco do outro jasmim-manga que fica nos fundos do jardim serve de apoio para as orquídeas. Logo atrás fica um chuveirão feito de ladrilho hidráulico (Foto: Edu Castello / Editora Globo)
12. O tronco do outro jasmim-manga que fica nos fundos do jardim serve de apoio para as orquídeas. Logo atrás fica um chuveirão com funco feito de ladrilho hidráulico.
Via: Casa e Jardim