Decoração de casa de praia: 10 ambientes para relaxar
Uma seleção de tirar o fôlego com espaços perfeitos para curtir o mar
Texturas naturais, como madeira e palha, cores e grandes aberturas para a paisagem poderiam compor a decoração de uma casa de praia dos sonhos. Tudo isso para criar uma atmosfera relaxante, trazer sensação de bem-estar e aproximar os moradores e hóspedes da natureza. Se você busca referências para construir ou decorar a sua ou sonha ter um refúgio perto do mar, confira a seleção de projetos abaixo. Todos eles com interiores que dialogam com a paisagem.
Madeira e janelões
A vista deslumbrante do mar de Itacaré, na Bahia, invade os janelões imensos desta casa de 800 m². A família desejava valorizar o design brasileiro e queria tons neutros e peças atemporais. Conforto e aconchego também foram pedidos endereçados à designer de interiores Nathalia Velame e ao arquiteto Eduardo Leite.
Sem paredes e com móveis coloridos
A vista paradisíaca da Praia do Forte, na Bahia, norteou a distribuição dos espaços nesta casa: área social no térreo e suítes no primeiro andar voltadas para a paisagem e o sol nascente – a garagem ficou no subsolo, tudo interligado por uma escultural escada de madeira, que pode ser observada de vários pontos. O estar não tem paredes e foi transformado em uma grande varanda, com móveis coloridos. Projeto do arquiteto David Bastos.
De cabana à casa de praia
Três módulos formam esta casa de praia em Trancoso: um abriga cozinha e sala de jantar; outro, o quarto, com sala de TV anexa; e o terceiro, o espaçoso living que não tem paredes. Substituem-nas cortinas sobrepostas, umas mais finas, de enrolar, e outras mais duras, que permanecem sempre estendidas, produzidas sob medida por artesãos indígenas da região.
Inspiração escandinava
Em Riverhead, North Folk, na baía de Nova York, tem uma atmosfera escandinava. No térreo, o living tem cartela de tons doces nos sofás rosa e azul e móveis de estilo vintage na sala de jantar. Uma mistura que realça e ilumina a base rústica de madeira, que precisou de pouca reforma – afinal, a ideia era que a história permanecesse, fosse apenas atualizada.
Cabana sustentável
Nesta casa em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte, quase todos os materiais vieram da região. Na suíte do casal, a faxina (pedaços de madeira unidos comuns nas cercas das casas dos pescadores) aparece na cabeceira da cama. Atrás da parede coberta por trabalhos do artista local Assis Costa – para quebrar o tom monocromático da cabana, cortinas feitas com retalhos de tecidos da estilista Adriana Barra e tapete da By Kamy.
Estrela da Bahia
Esta casa na Praia do Forte é o refúgio da cantora baiana Margareth Menezes. A casa foi pensada com a despretensiosidade de sua fala mansa e melódica. “Eu queria me sentir à vontade”, conta ela, que deu preferência para espaços abertos e amplos, para, então, aproveitar o que o entorno pode te oferecer de melhor - vista privilegiada da lua cheia e mergulhos no píer durante a maré alta são algumas delas. O que não faltam são inspirações.
Refúgio sustentável no Piauí
No povoado de Barrinha, Piauí, a decoração desta casa vem dali mesmo, com móveis de madeira do mangue encontrada no chão e objetos confeccionados por artesãos nordestinos. Na sala, móveis de madeira rústica se unem a pufes de palha trançada à mão comprados na estrada entre São Luís, MA, e Barrinha, rede de palha e tapete de artesãos indígenas do Maranhão – na cozinha, panelas do mercadão de Parnaíba e, sob a pia, cortina de chita produzida por Socorrinho, artesã de Barrinha, que fez também as almofadas
Toque de brasilidade
Os proprietários desta casa em Ilhabela, litoral de São Paulo, pediram aos arquitetos que o décor tivesse muita brasilidade e trouxesse a sensação de aconchego. Por estar em meio à mata, também desejavam a presença forte do verde e elementos que remetessem à natureza.
Laranja e azul
Na decoração desta casa de praia em Camaçari, na Bahia, azul e laranja foram as cores escolhidas para alegrar e dar vida aos ambientes. Na cozinha, o destaque é para a cerâmica turquesa com assentamento chevron, enquanto que, no estar, os grandes pufes centrais podem assumir função de bancos ou de mesas de apoio.
Base neutra
Na decoração desta casa de praia em Juquehy, São Sebastião, a base é composta por uma paleta neutra – basicamente branco e areia –, além do uso da madeira, que traz sensação de conforto aos ambientes. O piso cimentício claro garante amplitude e um clima fresh nos ambientes.
Via: Casa Vogue