6 projetos que arrasam nas soluções de serralheria
Entre estruturas de aço e metal, as propostas abaixo misturam serralheria e marcenaria sob medida para soluções inteligentes
Leves e modernas, as estruturas de aço têm feito cada vez mais sucesso na decoração. Seja em uma estante central, em uma prateleira de chapa metálica ou em divisórias de ambientes, a serralheira pode ser combinada com a madeira e adaptada ao estilo de cada cômodo. Nesse sentido, os projetos abaixo trazem ideias de diferentes usos com o trabalho sob medida para os interiores.
1. Da sala para a varanda
Na sala projetada pelo arquiteto Bruno Moraes, a estante de vergalhão segue da sala para a varanda. “Esta peça é dinâmica, com cubos metálicos iguais, com a flexibilidade de criar prateleiras, nichos ou módulos fechados. Ela está pronta para acompanhar novas necessidades no decorrer do tempo”, afirma o profissional. No living, ela dá suporte à televisão, enquanto na área externa, emoldura toda a parede.
Estante de vergalhão projetada pelo arquiteto Bruno Moreas, com execução da Serralheria Marconi. Tinta de efeito cimento queimado da Suvinil. Piso da Portobelloshop Alto da Lapa. Mesa de jantar da Cadeirada. Cadeiras da sala de jantar da Clami. Tijolinhos da Lepri (Foto: Luis Gomes/Divulgação)
Deste ângulo é possível ver que a estante de vergalhão segue da sala para a varanda.O tapete é da Anapì Tapetes. Já o sofá é da Cadeirada (Foto: Luis Gomes/Divulgação)
2. Mezanino estratégico
Desenhado pelo Studio Vert, o apê de 40 m² ganhou um mezanino, que serve de espaço para o quarto de hóspedes. A estrutura é toda feita de aço, o que carimba o estilo industrial de todo o estúdio. A estrutura também acomoda a TV e é acoplada a uma escada de acesso ao piso superior.
Morador desce as escadas que levam ao mezanino. Estrutura foi executada pela Serralheria Florianópolis (Foto: Mariana Boro/Divulgação (Foto: Mariana Boro/Divulgação)
3. Divisória leve
O projeto de Bia Guedes Arquitetura, em parceria com Daniela Lago, usou a estante vazada como divisória entre sala e quarto. Com nichos e prateleiras que se revezam entre branco e madeira, o móvel garante a privacidade na área de dormir e, ao mesmo tempo, é uma opção mais leve do que a alvenaria.
Mesa e estante desenhadas pelas arquitetas Bia Guedes e Daniela Lago. Marmoraria Pedra Única. Marcenaria Orbhe. Serralheria da Solid State Design. (Foto: Filipe Augusto/Divulgação)
4. Serralheria flutuante
O escritório MAB3 Arquitetura apostou em uma estante flutuante de serralheria e marcenaria para separar o estar do living neste apartamento de 160 m². A estrutura pesa uma tonelada e fica presa a uma viga reforçada com metal.
A estante de serralheria e marcenaria pesa uma tonelada e fica presa a uma viga. Banco dominó concreto de Claudia Moreira Salles, par de poltronas Paulistano de Paulo Mendes da Roca, poltrona dinamarquesa e mesas de centro Capri de Jorge Zalszupin (Foto: Julia Ribeiro/ Divulgação)
5. Adega e horta
O apartamento projetado pelo Estúdio VOE apresenta duas soluções em serralheria. A adega de vergalhões divide a sala de TV do hall de entrada e ainda decora uma parede; já a estante de aço acomoda um jardim vertical e horta na cozinha. A ideia é ter os temperos frescos à mão quando necessário.
Sofá da sala de TV Milano, de couro natural, da Brava Forma Estofados. Arandela, da Abatjour de Arte. Painel da TV de nogueira com acabamento fosco, assinado pelo Estúdio VOE e executa pela Interiore Marcenaria (Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação)
Na cozinha, um espaço foi reservado para horta e jardim vertical instalada em uma estante de aço assinada pelo Estúdio VOE e executada pela Mezas (Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação)
6. Estante que integra
Uma estante que mistura serralheria e marcenaria é protagonista na sala desenhada pelo Estúdio Bra. A partir dela, uma prateleria de metal corre por quase todo o perímetro do ambiente, contrastando com o forro de tauari do teto que emoldura a área de TV. Além de servir como suporte para acessórios, a peça ajuda a integrar os quatro cantos do espaço.
Via: Casa e Jardim