Aprenda como evitar 5 erros de reforma que podem custar caro
Orientar o tempo e os custos é o primeiro passo para gerenciar a renovação da casa
Reformar sempre é um momento emocionante, mas caro. E pode ficar ainda mais dispendioso quando as coisas dão errado. Quem já passou por uma renovação na casa sabe que realmente o orçamento pode ir às alturas do dia para a noite. Orientar o tempo e os custos é o primeiro passo no gerenciamento de expectativas, sem mencionar a conta bancária. Anote algumas dicas para ter a casa dos sonhos sem sofrimento.
1. Prepare-se para as taxas
A solicitação de licenças e permissões (instalações hidráulicas, elétricas, modificações na planta) é geralmente o primeiro passo necessário em qualquer processo de renovação, mas as taxas costumam pegar os desavisados de surpresa. Então, antes de começar a quebradeira, verifique junto aos órgãos competentes o que será preciso e quanto custa.
2. Fique longe se puder
Imagine lidar com a reforma diariamente em sua casa. Isso pode ser bem desorientador, não apenas pela sujeira e bagunça, mas também pelo exército de pessoas trabalhando ao seu redor. Em vez de usar o cheque especial à beira de um ataque de nervos de última hora, faça um orçamento em hotel ou Airbnb e coloque na conta de reforma ou planeje morar com amigos ou familiares pelo menos durante a quebradeira.
3. Não se apaixone pelo novo
Nem sempre o que reluz é ouro. Portanto, muito cuidado com aqueles materiais que sonhou a vida toda, mas talvez não condizem com seu dia a dia de uso e manutenção. Os materiais naturais e de alta manutenção, como alguns tipos de pedra, mostram desgaste ao longo do tempo e parecem muito diferentes um ano depois comparado ao primeiro dia de instalação. Como aquele tênis novo branquinho, que a gente sabe que será impossível manter intacto. Então pesquise bem os materiais para descobrir seus prós e contras, além do custo-benefício antes do veredito final.
4. Reserve para contingências
Reserve uma parte do orçamento, entre 10% a 15%, segundos especialistas, para imprevistos - no caso de uma inspeção inesperada ou de um vazamento encontrado atrás da parede do chuveiro. Essas ocorrências não planejadas são o que frequentemente acabam com os budgets e estendem os prazos.
5. Escolha acabamentos no início
A pressão da decisão é bem real. Podem parecer pequenos detalhes, como torneiras, acessórios e acabamentos (o grande número de opções e combinações é entorpecedor), mas são itens que causam grande impacto, tanto no bolso quanto no visual. Então não é uma boa ideia adiar até o final do projeto quando você pode estar cansado e sujeito a ter de fazer concessões por conta do estouro de orçamento e da falta de paciência.
Via: Casa e Jardim