Armários de cozinha: 7 ideias para ter compartimentos ideais
Prateleiras, armários, bancadas e gabinetes precisam ter altura, largura e profundidade ideal para otimizar o espaço da cozinha e acomodar todos os seus utensílios da melhor forma
A cozinha recebeu revestimentos bem clean: porcelanato branco marmorizado cobre bancadas, frontão e piso. O resto dos móveis da cozinha é branco, com detalhes de madeira que conversam com o restante do apartamento (Foto: Manu Oristanio/Divulgação)
Se você ama cozinhar já deve saber que o planejamento dos armários da cozinha é importantíssimo. Afinal, de nada aditanta ter uma coleção de panelas e utensílios de última geração se não pode armazená-los bem. Aqui, destaca-se a importância dos móveis planejados e sob medida, que ajudam a criar o espaço ideal e customizado, de acordo com suas preferências e necessidades. Para quem está pensando em reformar a área culinária, os projetos abaixo podem dar ideias de como ter armários, gabinetes e prateleiras perfeitos. Para conferir mais sobre os projetos clique nos títulos ou fotos de cada item.
1. Serralheria às alturas
Para os moradores que gostam de cozinhar, a arquiteta Kika Tiengo projetou as prateleiras de serralheiria suspensas, que valorizam a integração do ambiente ao mesmo tempo que marcam a divisão entre o espaço dedicado a cada função, junto à troca de revestimentos. “A princípio, propus algo mais minimalista para o cômodo, por estar integrado à sala. Mas eles gostam de ter os utensílios expostos e queriam algo funcional, com uma cara mais industrial. Tanto é que colocamos essa supercoifa”, explica.
Cozinha | As bancadas entregue pela construtora foram mantidas a pedido do cliente. O efeito quadriculado de revestimento e rejunte preto e branco dá destaque ao cômodo, aberto para a sala (Foto: Alessandro Gruetzmacher/Divulgação)
2. Diferentes layouts para o mesmo material
A integração entre sala, cozinha e varanda teve sua união na marcenaria, que é a mesma entre os armários da cozinha e a estante da sala. As peças têm o visual bastante distintos, mas ambas são feitas de MDF, com o mesmo acabamento. Na área de trabalho, diferentes volumes entre gabinetes, gavetas e armários maiores multiplicam as opções de espaço de armazenamento e, para dar um respiro ao layout e servir de apoio ao lado do fogão, um nicho central foi embutido na madeira. Os puxadores também mudam, de acordo com a praticidade de abertura para cada região. O projeto é da arquiteta Ana Paula Henriques, em conjunto com a sócia Camila Paschoal, do escritório Loft87.
Todos os armários foram desenhados pelo escritório Loft87 e executados por Maria Joaquina em MDF duratex. Banquetas da Decameron (Foto: Mariana Ortis/Divulgação)
3. Marcenaria predestinada
Na cozinha da designer Maria Fernanda Paes de Barros, da Yankatu, os armários vão além do conceito de sob medida: eles foram projetados já com funções predestinadas: panelas mais altas, eletrodomésticos e os mais variados utensílios. Para aproveitar cada cantinho, um nicho que mede a exata largura da viga estrutural do apartamento serve para acomodar livros de receitas e ainda tem a função prática de separar o calor do forno da geladeira.
O revestimento Fenix NTM Grigio Londra, usado para fazer as bancadas, também dá acabamento na torre de fornos, separada da geladeira side by side por uma estante vertical (Foto: Evelyn Muller / Divulgação)
4. Entre a cristaleira e os armários fechados
No projeto das arquitetas Adriana Esteves e Mariana Junqueira, as cristaleiras ganham sua vez, exibindo copos e pratos. Mas os armários fechados também têm seu espaço para acomodar itens que não ficam muito bem quando expostos. Além disso, a madeira se reveza entre o branco e o natural, criando contraste. Sobre a bancada ainda há espaço para uma cantoneira, que acomoda os livros de culinária do morador.
Mais rústica, a cozinha tem parede de tijolinhos da Ekko Revestimentos, onde foi aberto um nicho para abrigar a geladeira sem atrapalhar a circulação. Bancadas de Silestone, da Marmoraria Guandu (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)
5. Colorido e bem pensado
A cozinha pequena não foi desafio para as arquitetas Jéssica Lucas e Débora Terra, do Studio 92, que criaram um ambiente descontraído e com muitas opções de armazenamento. De uma lado, as prateleiras ocupam menos espaço do que um armário convencional e ainda colaboram com a decoração. Do outro, os compartimentos ocupam os dois extremos do pé-direito.
Marcenaria de MDF e laca executada pela Tavares Decoração (Foto: Mariana Orsi/Divulgação)
6. Pequeno e funcional
30 m² é o tamanho total deste apartamento, que teve reforma orquestrada pelo escritório ACF Arquitetura. Para ganhar espaço, as divisórias da marcenaria foram reduzidas, criando uma série de prateleiras, que podem ser cobertas apenas por um vitrô deslizável. Nas alturas, também fica o micro-ondas, a fim de liberar o espaço da pequena bancada.
A cozinha é pequena, mas completa. Cooktop, forno e microondas dividem espaço com as prateleiras suspensas e seu vitrô móvel. Na parte de baixo, um armário guarda os utensílios do dia a dia (Foto: Evelyn Müller/Divulgação )
7. Temperos à mão
Para ter os temperos à mão, os armários mais altos ganharam um nicho estreito, que acomoda apenas itens pequenos como saleiros, dosadores e livros de culinária. Do lado esquerdo da marcenaria, também foram instaladas pequenas cantoneiras superpráticas. O projeto é o escritório britânico Rise Design Studio.
Entre as prateleiras da cozinha, encontra-se um nicho estreito para acomodar os vidros de temperos, o que facilita o acesso na hora de cozinhar (Foto: Ståle Eriksen/Reprodução)
Via: Casa e Jardim