Arquiteta aposta em luz natural e integração de ambientes na reforma
Para o atual momento de vida da proprietária, o apartamento de 200 m², em São Paulo, teve os espaços reformulados e modernizados com grande estante metálica e revestimento de madeira. Projeto do AR Arquitetos
Os três filhos cresceram, dois se mudaram, e a casa da família no Jardim Paulistano, em São Paulo, ficou grande demais para a administradora de empresas Ana Teresa do Amaral Meirelles. Depois de dez anos, era o momento de voltar a morar em um apartamento. Como já tinha feito antes, até como negócio, ela encontrou o imóvel do tamanho ideal, 200 m², em edifício “de qualidade” e local agradável para comprar e reformar.
“Sempre achei simpático esse prédio com arquitetura dos anos 1960, e havia um apartamento à venda que nunca tinha passado por obra, o que considero bom para transformá-lo 100%”, diz Ana Teresa. Com a ajuda da filha, a arquiteta Helena Pessini, do escritório AR Arquitetos, ela realizou o projeto que desejava, reformulando os espaços.
Living | A arquiteta Helena Pessini está com a mãe, Ana Teresa, para quem fez o projeto (Foto: Filippo Bamberghi / Divulgação)
A maior alteração aconteceu no living. A demolição de uma parede ampliou a sala de jantar para a área que era de serviço, aproveitando a vista do arborizado Jardim Europa. Isso permitiu a colocação de uma mesa de seis metros de comprimento, desenhada especialmente para o apartamento. “Gosto de cozinhar e receber minha família, que é numerosa. Tenho muitos irmãos e primos e não queria perder o costume de reunir todos quando mudasse para cá”, conta Ana Teresa. “A mesa também é usada para ela trabalhar quando está em casa”, acrescenta Helena.
A retirada da parede trouxe outros benefícios ao living segundo a arquiteta: proporcionou a ventilação cruzada e aumentou a entrada de luz natural. Já a cozinha, que era grande, foi reduzida pela metade para construir na área restante um novo volume com a lavanderia compacta, o banheiro de serviço e o lavabo.
Hall de entrada | A mesa inglesa fica em nicho na estante de chapa de aço com pintura de esmalte, desenhada pelo escritório AR Arquitetos e feita pela Serralheria Marquelon (Foto: Filippo Bamberghi / Divulgação)
Para envolver esse volume, Ana Teresa escolheu a estante metálica, criada pelo AR Arquitetos, que já tinha visto em outros projetos do escritório. “A peça é leve, parece flutuar no espaço. Tem base recuada e fica solta dois centímetros do piso”, explica Helena.
Em contraste, painéis de cabreúva cobriram o volume oposto na sala até as paredes dos quartos. “Se quiser ampliar a sala, posso abrir um dos três dormitórios recolhendo os lambris de madeira na lateral”, diz a moradora. No hall de entrada, um nicho dentro da estante metálica abriga uma mesa inglesa, um dos poucos móveis que a acompanham em suas mudanças. “Gosto muito da mistura do antigo com o moderno”, conclui Ana Teresa.
"Ficou aconchegante e com bastante espaço para receber. Gosto de ambiente único para ler, ouvir música e ver TV.""
Ana Teresa
Multiúso | Com seis metros de comprimento, a mesa, desenhada pelo escritório AR Arquitetos e executada pela Pedra de Esquina, mistura três tipos de mármore e acomoda até 20 pessoas. Também é usada pela moradora para trabalhar. Cadeiras da Estúdio Branco e Preto Design. Série de quadros da artista Marina Saleme (Foto: Filippo Bamberghi / Divulgação)
Sala de jantar | O ambiente foi ampliado para a antiga área de serviço após a demolição de uma parede e a troca do caixilho no painel de cobogós: o novo tem janelinhas com abertura individual, da Serralheria Marquelon (Foto: Filippo Bamberghi / Divulgação)
Integração | Porta pivotante libera passagem entre os ambientes. Helena está na cozinha, reduzida para criar a lavanderia e o WC de serviço no volume atrás da estante. Na sala de jantar, o bufê, desenhado pelo AR Arquitetos, tem tampo Quartzo Super White da Pedra de Esquina e portas de cabreúva (Foto: Filippo Bamberghi / Divulgação)
Cozinha | Compacta, tem nichos de chapa de aço entre as janelas. Piso de resina e paredes com epóxi. Banquetas da Securit (Foto: Filippo Bamberghi / Divulgação)
"Imprimimos a mesma linguagem em todos os ambientes usando portas pivotantes e acabamentos iguais.""
Helena
Circulação | Inseridas no painel de cabreúva, as portas pivotantes dos quartos têm puxador quadrado recortado na marcenaria. Arandela IC C/W, da FLOS (Foto: Filippo Bamberghi / Divulgação)
Quarto | A cama fica encostada na parede revestida de cabreúva. Cadeira de design brasileiro do século 19 (Foto: Filippo Bamberghi / Divulgação)
Suíte | A porta pivotante do banheiro está camuflada no painel da mesma madeira. Piso, paredes e bancada de mármore piguês da Pedra de Esquina. Luminária da Reka. Acima do criado, arandela Bauhaus, da Lumini (Foto: Filippo Bamberghi / Divulgação)
Via: Casa e Jardim