Conheça 4 projetos que fazem bom uso dos tons pastel
Longe dos quartos infantis, os quatro projetos abaixo exemplificam como usar os tons pastel para trazer leveza à decoração
Os tons pastel, muitas vezes, remetem diretamente a quartos de criança. Contudo, depois da volta do rosa millennial, eles ressurgiram para provar que podem dar uma cara descolada à decoração de qualquer ambiente da casa.
Eles podem até ter uma pegada retrô sessentinha, mas isso pode ser repaginado quando somado a referências modernas. “Gosto muito de trabalhar as candy colors nos detalhes, como em uma poltrona ou mesinha, que vai muito bem com uma sofá neutro, por exemplo”, conta Cristiane Schiavoni, arquiteta à frente do escritório homônimo. Para ela, a base neutra ajuda destacar os pontos de cor e dar aquela "levantada" no visual de um ambiente. Para se inspirar, confira os projetos que fazem bons usos dos tons pastel.
1. Cubo verde
Do hall de entrada até a cozinha, um tom de verde-água traz uma atmosfera relax ao apartamento, que teve reforma assinada pela arquiteta Marina Carvalho. Ela combinou a calmaria das cores com traços minimalistas nos móveis, o que a permitiu colorir bem mais que apenas uma parede com a nuance pastel. “O hall de entrada é um verdadeiro cubo verde-água, com porta, paredes e teto na mesma cor. O tom se repete nos armários da cozinha, na estante e parede da sala, no nicho da churrasqueira e no quarto do casal”, afirma.
A paleta de cores é guiada pelo verde-água das paredes e pelo amplo uso de madeira clara (Foto: Evelyn Müller/Divulgação)
2. Industrial
Os opostos se atraem: a brutalidade do concreto é harmonizada com os armários rosa claro, no projeto do arquiteto Thiago Manarelli, do escritório Manarelli Guimarães Arquitetura. O apê fica em Salvador, cidade que inspirou o profissional a priorizar a luz natural, o uso das plantas exóticas, as peças de design contemporâneo num ecletismo cultural singular. “Não conseguiria morar em uma casa tão combinada nesta cidade misturada de gente e de cor”, aponta.
A cozinha ganhou novos revestimentos. A ilha de madeira tauari, comprada na Tok & Stok, recebeu um tampo de mármore Arabescatto, da Pavimenti - o mesmo do piso. Banquetas de Aristeu Pires (Foto: Marcelo Negromonte/Editora Globo)
3. Só nos detalhes
No apê de apenas 41 m², a arquiteta Lígia Mitaini, do escritório Limit Interiores, apostou no cinza e no branco para ampliar os espaços. Para dar vivacidade, toques de azul estão presentes nos acessórios, passando pelas almofadas, nichos na parede e outros detalhes.
O apartamento estava na planta, o que facilitou a criação e a personalização do local, que adquiriu um estilo atemporal e contemporâneo, com toques de cor (Foto: Mariana Orsi/Divulgação )
4. Tarsila do Amaral
Para trazer o clima de Salvador para São Paulo, os arquitetos do Estúdio BRA se inspiraram obras de Tarsila do Amaral para decorar um apartamento. Dessa forma, a alegria do azul claro com o verde levanta o décor da cozinha integrada à sala.
Sofá Milu de Fernando Jaeger. Mesa de centro Botané da Cremme. Luminárias da Reka. Apoio para os vasos da Selvva. Mesa lateral Nature Tri da Cremme. Cadeira Serafina Alta de Fernando Jaeger (Foto: Divulgação)
Via: Casa e Jardim