Chegada de novos estudantes aquece mercado de imóveis em Botucatu
Imobiliárias registram aumento de cerca de 30% nas locações no fim do ano. Consultor de negócios ajuda os estudantes a encontrar imóveis próximos às universidades.
O fim do ano é uma época para lucrar no ramo imobiliário em Botucatu (SP), que é uma cidade universitária. Muitos estudantes que passam no vestibular precisam encontrar uma casa ou apartamento para morar e com isso os corretores de imóveis estão comemorando esse período.
As amigas Carla, Layla e Júlia vieram de longe pra estudar na Unesp de Botucatu. Ao chegarem-na cidade, elas contam que foi difícil encontrar um lugar para morar, perto da faculdade. Uma boa parte dos apartamentos já estava alugada. Neste período do ano, a procura aumenta.
“Quando eu vim para cá eu fui para uma república, então já estava alugada e agora eu estou mudando e está sendo bem complicado pra encontrar um lugar que se adeque bem e que tenha um preço bom também”, conta Carla Martinhucho Godeguezi.
Em uma das imobiliárias da cidade, a procura por casas e apartamentos cresceu bastante no último trimestre por causa dos estudantes. Mesmo com formandos indo embora, o mercado imobiliário fica em alta, já que os novos alunos não param de chegar.
“Podemos dizer que em 2019 houve um crescimento da ordem de 35% do volume de locações em Botucatu. E de vendas esse número chega às vezes até 40%. O mercado realmente vem retomando a velocidade que teve lá atrás”, afirma o corretor Gustavo Cerilane.
O corretor Antônio Júnior também sentiu os reflexos desse índice positivo. Ele explica que muitas vezes os pais compram um imóvel por conta da duração do curso do filho. Depois que o estudante vai embora, as casas e apartamentos ficam disponíveis para locação. Um investimento que compensa a procura por esses imóveis aumentou 30% nos últimos meses.
“Nós comemoramos essa época, porque com certeza são clientes que vão vir e vão se fixar na cidade, pelo menos no período que dura o curso."
Entre as exigências de quem aluga estão a praticidade, localização, conforto, segurança e é claro: um bom preço. Arthur Galindo é especialista em procurar imóveis para indicar aos clientes da empresa.
“Pensamos no conforto dos estudantes. Nosso cliente que vai vir morar aqui, além do fácil acesso as rotas das faculdades e tudo o que o entorno oferece a eles”, explica o consultor de negócios.
“A ideia é trazer o conforto da casa deles para Botucatu, então essa procura, esse engajamento de encontrar algo semelhante a casa deles”, finaliza.
Via: G1