Um apartamento alugado com muita cor e uma linda história de amor
Imóvel de 80 m² reúne boas ideias para ter um lar cheio de estilo e sem a necessidade de uma grande obra
Cheio de cor e personalidade, este apartamento de 80 m² em Belo Horizonte, MG, tem muita história para contar. O imóvel, localizado em um predinho antigo no bairro Santo Antônio, foi o primeiro lar do arquiteto Pedro Haruf quando ele saiu do interior do estado para estudar arquitetura na capital. “Aqui é repleto de memórias afetivas. Um lar carregado de amizade e de amor”, resume ele. Depois de se mudar para outra unidade no mesmo edifício, Pedro viu uma amiga se mudar para o apê que antes era dele. “Eu e a Dani estudávamos juntos na faculdade de arquitetura. A partir de então, a amizade só aumentou: ela tinha a chave do meu apartamento para ir beber com as amigas, pois a geladeira dela ainda não havia chegado – e eu ligava para ela perguntando se tinha almoço para mais um!”
O tempo correu, a faculdade acabou e a vida os levou para caminhos diferentes. “Passados 8 anos, voltei para meu endereço original em Belo Horizonte, no terceiro apartamento em que moraria no mesmo prédio”, conta Pedro. “Enquanto isso, entre encontros e desencontros, minha amizade com a Dani, repleta de amor, se transforma em um relacionamento. Para minha sorte e felicidade, me caso com minha melhor amiga! Ela voltou para o predinho, mas desta vez para morarmos juntos”.
O imóvel é alugado – mas isto não impediu que o casal imprimisse sua personalidade ali. O décor que se vê hoje foi, claro, assinado a quatro mãos, por Pedro e Daniela. “Como não podíamos investir em uma grande reforma, pois não somos os donos do imóvel, resolvemos adotar uma pintura não usual, diagramática, arquitetônica. Uma faixa de tinta vermelha marca a circulação. No banheiro, o amarelo forte realça o piso original em ladrilho hidráulico hexagonal da mesma cor”, explica ele. Outra solução encontrada foi expor os quadros e objetos colecionados ao longo do tempo: “são obras de amigos como Lucas Torres, Thales Pimenta, Fachada Frontal, 45 Jujubas, André Ferri, Regina Misk, Cultivado em Casa, Paulo Neves e Alva Design”, diz.
O lar, que tem vocação para a receber bem os amigos do casal, exibe protótipos de itens desenvolvidos por Pedro ao longo dos últimos anos ao lado de mobiliários clássicos como as cadeiras e luminária Jean Prouvé e a poltrona de balanço do casal Ray e Charles Eames. O toque final fica por conta da forte presença das plantas nos interiores. “É muito interessante perceber que podemos deixar um apartamento alugado com uma identidade legal. O segredo é que todas as peças são carregadas de afetividades”. Assim, com cor, leveza e ótimas ideias tem sido escrita a bela história deste lar.
Via: Casa Vogue