Tendência: como serão os banheiros do futuro?
Saiba o que irá influenciar a decoração desse ambiente nos próximos anos
Elevado ao status de um dos ambientes mais importantes da casa, os banheiros deixaram de ser meramente funcionais. Trata-se de uma resposta ao desejo dos moradores por bem-estar, autocuidado e momentos de pausa e relaxamento em meio à rotina agitada. Mas, como esses e outros comportamentos se traduzem, na prática, na hora de projetar o banheiro? Veja abaixo as três principais tendências para banheiros que vão nortear esses ambientes no futuro, que está logo ali.
Bem-estar multissensorial
Os banheiros serão cada vez mais projetados para se tornarem uma espécie de refúgio dentro da própria casa, onde o momento do banho seja mais prazeroso, com banheiras e chuveiros criados com dispositivos para propiciar relaxamento. Com a rotina apertada, principalmente nas grandes cidades, o tempo se tornou escasso e muitas pessoas não conseguem frequentar spas para curtir esses momentos de bem-estar. Então, incluir elementos semelhantes aos que são encontrados nos spas no dia a dia da casa é uma tendência.
Nova coleção de produtos para banheiros da Grohe, pensados para um ambiente holístico
Seguindo essa linha, estarão em alta estrururas modulares e minimalistas, espelhos com iluminação embutida para facilitar os cuidados com a pele (instalados sobre as pias) e chuveiros cada vez mais sintonizados com as necessidades do corpo humano, a fim de criar um espaço holístico, com diferentes tipos de jatos, temperaturas, além de cores e aromas. Os banheiros projetados para duas pessoas também estarão em alta, como uma forma de compartilhamento desses momentos de relaxamento.
Mood eco-friendly
Além do bem-estar, a sustentabilidade será outro conceito fundamental na elaboração dos projetos de banheiros. A água, principalmente, será um dos elementos de maior preocupação. Os banheiros precisarão de muito menos água para funcionar, graças a chuveiros que pulverizam o líquido atomizado ou recirculado. Os vasos sanitários que limitam o uso de água também seguem em alta e os sistemas de reutilização de águas da chuva também serão cada vez mais difundidos.
Linha VAL Brassware, da Laufen, com a funçãp Eco +, que controla o gasto de água e enegia
Quanto às embalagens dos produtos, os plásticos serão substituídos por garrafas de alumínio ou vidro reutilizáveis. Como as embalagens não serão descartadas rapidamente, elas também vão fazer parte da decoração. E isso deve estimular os designers a criarem peças com um desenho mais atrativo e elaborado. Revestimentos feitos de materiais reciclados, toalhas de algodão orgânico e produtos de limpeza feitos a base de elementos naturais e, por consequência, não tóxicos também serão muito utilizados nos banheiros.
Conectado
E como a tecnologia está por todos os lados no nosso dia a dia, ela também vai estar cada vez mais presente no banheiro e deve deixá-lo mais inteligente. Amazon, Google e Apple estão democratizando cada vez mais seus assistentes pessoais, que, integrados aos equipamentos da casa, acionarão quase tudo por comando de voz.
A marca japonesa Inax, por exemplo, lançou recentemente um sistema inteligente de chuveiro e produtos antibacterianos para o banheiro. A Kohler, outro fabricante da área, vai lançar, em breve, sistemas de iluminação, banheiras, espelhos, chuveiros e aquecedores habilitados para o uso com os assistentes da Amazon e da Google.
Banheiro inteligente da marca japonesa Inax, com desenho minimalista e muita tecnologia
Via: Casa Vogue