Despojado e minimalista, apê mistura concreto, madeira e metal
O apartamento paulistano de 100 m², tem bela composição de materiais, além de peças fixas desenhadas sob medida para a ambientação. Projeto do arquiteto David Ito
Um supersofá modular sintetiza o espírito livre do apartamento que pertence à publicitária paulistana Tatiana, de 27 anos. “De acordo com a necessidade, ele assume diferentes configurações, variando o layout do living”, conta a proprietária. A jovem pediu ao arquiteto David Ito, responsável pela reforma e pela ambientação, que funcionalidade fosse a palavra-chave do projeto. Trata-se de uma característica perfeita para um estilo de vida no qual é comum receber pessoas para simplesmente assistir a um filme ou para reuniões maiores no imóvel com cerca de 100 m², localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo.
“Ao apresentar referências para a concepção do projeto, Tatiana trouxe bastante materialidade”, lembra David. Concreto, tijolo, ferro e madeira foram alguns dos elementos pinçados. “Eu queria que o minimalismo, pelo qual sou influenciada, se refletisse no apartamento, com algum clima industrial e sem necessariamente ter peças de design luxuosas”, explica ela.
Com a incorporação do terceiro dormitório, a área social ficou maior. As paredes foram revestidas de tijolinhos aparentes, pintados de branco, enquanto a laje, devidamente descascada, deixou o concreto à mostra. Já o piso original, de tacos de ipê, foi mantido. “O terraço também foi integrado ao estar”, aponta o arquiteto. Essa é uma das partes prediletas da moradora, que adora verde e tem ali diversos vasos de plantas.
O escritório do arquiteto desenhou o mobiliário fixo, como o rack junto à televisão e o aparador da sala de jantar engastados na parede, que mesclam freijó com superfícies laqueadas de branco. A mesa de refeições é mais um desenho autoral. Seu tampo, também de freijó, parte do balcão da cozinha aberta e tem base metálica geométrica, tingida de preto e presa ao contrapiso.
No quarto de Tatiana, a mesma madeira foi empregada em um painel atrás da cama, servindo de cabeceira, que se estende à parede lateral, com uma bancada. “É nela que costumo trabalhar, embora na sala haja outra, usada às vezes”, comenta a moça, capaz de vivenciar plenamente o apê.
A moradora Tatiana está no confortável sofá. Abaixo da janela com persiana rolô da Casavestida, a longa prancha de concreto serve de aparador (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)
O estar tem móvel de freijó com tampo laqueado, executado pela AR Marcenaria. Acima, a prateleira de concreto embute iluminação de LED. Cadeira da Cremme. O painel de freijó envolve as portas do lavabo e da área íntima. Fotografia de Adriano Damas, na Galeria Artshot. Pôster comprado em Madri (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)
A mesa de jantar, desenhada por David Ito, tem base metálica presa ao contrapiso. Cadeiras do Atelier Fernando Jaeger. Luminária da Reka. Aberta para o living, a cozinha é separada por balcão com granito São Gabriel levigado e exibe armário laqueado e paredes revestidas de cerâmica da Portobello (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)
"De acordo com a necessidade, o sofá, composto de módulos, assume diferentes configurações, variando o layout do living."-Tatiana
O sofá modular revestido de lona é da Cremme. Manta da Codex Home.Tapete kilim da Botteh (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)
As paredes do banheiro são revestidas de ladrilho hidráulico da Brasil Imperial. Pia moldada em bancada de concreto pela Tresuno. Pendente de cerâmica da Cremme (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)
"Tatiana trouxe materialidade ao apresentar referências para o projeto."-David
O quarto foi ampliado com a anexação da antiga despensa. A cama, com roupa da Codex Home, fica diante de um painel de freijó. Esse se estende até a parede lateral, com bancada iluminada por LED. Cadeira da Cremme e quadro da Galeria Artshot (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)
Via: Casa e Jardim