Apartamento tem estilo moderninho e múltiplas opções de lazer para pais e filhos
A ideia da arquiteta Laura Kim, do escritório ISE Arquitetura, foi integrar os quartos das crianças para abrir espaço a uma brinquedoteca multifuncional e superdivertida
Os papais com dois filhos queriam mais espaço para se divertir com as crianças dentro de casa, e a possível chegada de um terceiro bebê os fez mudar para um apartamento de 283 m², localizado no bairro Água Branca, em São Paulo. Com o apê recém-inaugurado, a arquiteta Laura Kim, do escritório ISE Arquitetura, foi convocada para orquestrar a reforma dos quatro cantos do novo lar.
Para isso, dez meses de obra foram suficientes para dar ao local a cara dos clientes, com um estilo clean e moderno. "Focamos em tratar o espaço de brincar e o de descansar como prioridade. Sugerimos a integração dos quartos para criar um ambiente único para as crianças e criamos uma área de lazer antes das suítes", conta a arquiteta.
A segunda demanda do casal, era ter um bom espaço para receber, pedido que tirou proveito do living integrado à varanda. Dessa forma, o que marca a divisão entre os ambientes é um painel de madeira de carvalho americano que envolve a área da televisão e disfarça as portas de entrada, do lavabo e da área íntima. Logo em seguida, o mesmo material aparece em detalhes no restante da área social, como no balcão da churrasqueira, em prateleiras e na mesa da cozinha. A paleta preta e branca faz com que a madeira se destaque e traga aconchego.
LIVING | Todo revestido pelo painel de madeira, o living possui a peça de sustentação da TV feita de mármore, o que quebra a monotonia do tom mais quente e, ainda assim, proporciona aconchego. Marmoraria executada pela Armani Pedras. Tapete da Rugs (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
VARANDA GOURMET | Integrado ao living e ao jantar, a área da varanda segue o estilo moderno e clean do apartamento. Churrasqueira da Largrill. Revestimentos da Colormix (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
INTEGRAÇÃO | Mesmo que segregados, a área externa e a sala de jantar ficam conectados por uma janela de esquadrias (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
Esta mesma região está conectada ao jantar, que fica segregado. "A sala de jantar, que tem uma visão parcial para a área da churrasqueira através de uma janela de vidro, dá acesso à sala de almoço que é integrado com a cozinha", explica Laura. A estratégia faz bom proveito da luz natural abundante que incide sobre a varanda. "Isso nos proporcionou dar um destaque ao forro de gesso. Fizemos um detalhe para receber as luminárias brancas e pintamos uma parte do gesso na cor preta para destacá-las, dando a sensação de amplitude ao living", completa. Para a arquiteta, nessa região, o ponto alto é a peça de mármore, instalada como painel da TV. "Ela foi desenhada e instalada quase no final da obra. Apesar de ser fria, a junção com a madeira deu um aconchego ao ambiente", destaca.
JANTAR | Móveis da Micasa, da Estar Móveis e da Brentwood. Pendentes da Puntoluce. Vidros e espelhos da Alta Lapa Vidros. Plantas e vasos da Selvva (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
COZINHA | Na cozinha, há bastante uso de marcenaria, como os armários e uma bancada, da qual sai uma mesa de madeira. Eletrodomésticos da Viking. Louças e metais da Deca e da Mekal (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
COZINHA | A cozinha conta também com copa, uma vez que a mesa para almoço fica diretamente conectada à região dos armários e à bancada (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
DETALHE | Em frente à bancada da pia, há um armário com forno e micro-ondas. Ali, uma prateleira de ferro desenhada pela arquiteta abre espaço para acomodar temperos e objetos (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
HALL DE ENTRADA | A mesma madeira usada no painel que encapa o living segue para o hall de entrada (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
Partindo para a área íntima, o ponto mais divertido do apartamento são os ambientes infantis. Um espaço para diversão conta com várias opções de brincadeiras com mesinhas, canto de leitura, escorregador e até parede de escalada. Além disso, a suíte das crianças tem ares de brinquedoteca. "Já começamos o divertimento pela porta. Nela, há uma entradinha destinada apenas para os pequenos", conta. A beliche desenhada abriu espaço para mais dois cantinhos de brincar, e o desenho da marcenaria possibilitou que gavetas fossem instaladas no mesmo móvel. "Do outro lado, temos um armário em formato de casinha, que contém um trocador do futuro bêbe", conta. "Foi um dos pontos do projeto mais divertido de fazer", destaca. Já a suíte do casal é bem espaçosa, contando com um closet fechado e dois banheiros.
QUARTO DE CRIANÇA | Os dois irmãos compartilham o quarto, que conta com beliche desenhada pelo escritório ISE Arquitetura. Papel de parede da Paper.com. Futons da Futon Company. Decoração da Bubble Bee. Piso de madeira da Paupau (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
MARCENARIA | No quartinho infantil, a marcenaria conta com espaços estratégicos de armazenamento, como as gavetas nos degraus (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
MARCENARIA | No quarto infantil, um armário em forma de casinha se transforma em trocador para o futuro bebê (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
BRINQUEDOTECA | Antes dos quartos, uma briquedoteca conta com escorregador e paredão de escalada. Decoração da Bubble Bee (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
QUARTO DE CASAL | Jogo de cama da Mundo do Enxoval. Tecido que reveste a cabeceira da Entreposto. (Foto: Maura Mello/ Divulgação)
Via: Casa e Jardim