15 hábitos e dicas de decoração para um quarto aconchegante
Manter a organização e escolher os móveis certos podem ser a garantia de bem-estar
Em nossa casa, o quarto tem peso de santuário, mas muitas vezes subestimamos a importância de ter um ambiente organizado e aconchegante para relaxar e aliviar o estresse. Alguns hábitos e dicas simples de decoração podem transformar o ambiente e garantir seu bem-estar!
1. Dê preferência a tons claros
Nuances mais claras são responsáveis por trazer um visual limpo e calmo. Entendemos que, talvez, sua personalidade seja vibrante e transborde para a sua casa, mas se você optar por colorir uma parede do seu quarto, escolha a que fica atrás da cama, de forma que você não precise observá-la o tempo todo. Além disso, as cores mais escuras absorvem mais luz, fazendo com que seja necessário caprichar na entrada do sol ou em lâmpadas estratégicas.
2. Não se esqueça de abrir as janelas
Muitas vezes, ficamos fora de casa o dia todo e nos esquecemos de abrir as janelas. Fazer o ar circular é uma forma de deixar o seu ambiente mais fresco e menos carregado, colaborando para diminuir o estresse. Não se esqueça de limpar bem os parapeitos e cortinas, uma vez que a poeira acumulada pode entrar com vento.
3. Tenha plantas no quarto
Além de deixar qualquer ambiente mais bonito, as plantas também ajudam a deixar o ar mais limpo. Os vasos podem ocupar também os quartos, mas existem espécies mais adequadas para decorar os arredores da cama, como o filodendro e a lavanda.
4. Evite bagunça
Uma pesquisa publicada pelo jornal acadêmico Environment and Behavior afirma que ambientes caóticos podem desencadear problemas psicológicos como ansiedade e depressão. Dessa forma, se você tem preguiça de colocar as coisas em ordem, faça com que isso se torne um hábito. Você gastará menos de cinco minutos por dia e poderá se livrar de situações estressantes.
5. Deixe a cama arrumada e limpa
Arrumar a cama todos os dias colabora para um visual calmo e aconchegante. Para os que não gostam de ajeitar os lençóis, vale prestar atenção no que você leva para o quarto. Não faça refeições no local e evite deitar-se na cama com a roupa que você passou o dia todo. Além de ser anti-higiênico, isso pode trazer energias ruins ao local.
6. Evite o acúmulo de poeira
Não precisamos explicar por que você precisa passar um pano no seu quarto, pelo menos, uma vez por semana. Mas gostaríamos de lembrar da importancia de limpar as superfícies, geralmente, subestimadas, como objetos decorativos, prateleiras e a área debaixo da cama. Além do risco de provocar irritações e alergias, ambientes sujos são mais estressantes, acabando por interferir na qualidade do sono.
Quarto do casal | A cama Bolton, de Giuseppe Viganò para a Poliform, é ladeada pelo criado-mudo Sign, do Studio Kairos para a Lema. A banqueta à frente é do modelo Riviera, criado por Roberto Lazzeroni para a Flexform. Tapete da Limited Edition (Foto: António Chaves / Divulgação)
7. Não se esqueça do tapete
Acordar e pisar no chão gelado pode deixar qualquer um de mau humor. Para evitar esse transtorno, escolha um tapete confortável e deixe aos pés de sua cama. Ele pode ocupar quase todo o quarto ou somente o espaço ao lado da cama.
8. Escolha o modelo certo de mesa de cabeceira
Em espaços pequenos, dê preferência a modelos suspensos que facilitam a limpeza e, de quebra, tendem a ser mais discretos, não pesando no ambiente. Mas atenção: para ser funcional, a mesa de cabeceira deve ter pelo menos 45 cm de largura e 35 cm de profundidade.
9. Respeite a circulação do quarto
Para acessar a cama, é necessário deixar uma circulação mínima de 60 cm de largura, que tendemos a ocupar com a mesa de cabeceira. Para que ele não seja um obstáculo na sua movimentação, evite os modelos muito profundos.
10. Crie um cantinho relax
Aproveite um espaço do seu quarto para criar um ambiente de relaxamento. Invista em uma poltrona confortável e use o cantinho para ler ou calçar os sapatos.
11. Escolha bem o colchão
Para dormir bem é indispensável um bom colchão. Importante ter em mente que essa escolha é pessoal. A dica é visitar diferentes lojas e não ter vergonha de deitar nas peças para experimentar e decidir qual o melhor modelo para você.
12. Invista em acessórios sustentáveis
Caso você esteja pensando em trocar o colchão, opte por versões que se preocupam com a natureza durante a sua produção e oferecem vantagens na hora de dormir, como materiais hipoalergênicos e confortáveis. Lençóis de algodão orgânico também são uma boa pedida e difusores de óleos essenciais ajudam a criar uma atmosfera saudável para o sono.
13. Iluminação amarelada
Ao invés de utilizar lâmpadas brancas, aposte nos tons mais quentes, como o amarelado. Se possível, direcione a luz para a parede e crie o efeito de iluminação indireta.
14. Use cortinas blackout
É um truque bem simples para manter o seu quarto escuro. Entre a cortina e a janela, coloque o tecido que bloqueia a entrada de luz. Uma maneira efetiva, e com preço acessível, de impedir que o sol te acorde antes do despertador.
15. Ajuste a iluminação no caso de quarto com home office
O quarto deve conter uma atmosfera relaxante favorável ao sono. Porém, para quem utiliza o espaço também como área de estudo e trabalho, é preciso ajustar a iluminação de forma a utilizar a claridade a seu favor no home office e na hora de dormir. Para isso é preciso estudar a planta e equilibrar estilo e função.
Via: Casa e Jardim