7 ideias para otimizar espaços improváveis em casas e apartamentos
Que tal usar os cantinhos sem função da sua casa e ampliar os ambientes internos? Listamos dicas para te ajudar a não perder nenhum espaço
Na sua casa tem cantinhos sobrando e sem função? Com um pouco de criatividade é possível aproveitar esses espaços e fazer deles seus aliados na hora da organização. Confira nossas dicas infalíveis para não perder nenhum centímetro do seu lar.
1. A estante da arquiteta Gabriela Marques é uma peça dupla que ocupa toda a profundidade debaixo da escada, de 90 cm. Uma parte é móvel, com rodízios de silicone escondidos. Dentro, as prateleiras guardam brinquedos e materiais de papelaria.
O espaço debaixo da escada é ideal para guardar livros, brinquedos e objetos de decoração (Foto: Edu Castello e Marcelo Magnani)
2. As prateleiras suspensas são ideais para aproveitar o máximo possível de cada cômodo. Você pode guardar livros e expor adornos. Neste quarto, elas funcionam como extensão do home office, desenhado pelo SuperLimão Studio.
Prateleiras altas e uma bancada auxiliar apoiam o material de trabalho no dia a dia (Foto: Maira Acayaba/Divulgação)
3. O corredor que leva aos fundos da casa foi o único espaço viável para que a designer de interiores Natasha Frota, do escritório Garimporio, montasse o home office do marido, Danton Coelho. Dentro do móvel ainda há espaço para esconder a impressora e outros itens. A porta de marcenaria e serralheria com acabamento vazado, executado pela Marcenaria Doffini, é uma solução esperta para contornar a umidade do apartamento.
O escritório, no corredor desta casa, é compacto e funcional (Foto: Denilson Machado / Divulgação)
4. O arquiteto Marco Antonio Medeiros aproveitou o espaço abaixo do sofá de canto para criar um espaço de armazenamento de sapatos. Ali, as peças ficam escondidas atrás de portas basculantes.
Olha só que solução esperta! Para dar uma força ao armazenamento de calçados, a base do sofá tem um fundo falso, acessado por portinhas basculantes. Projeto do arquiteto Marco Antonio Medeiros (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
5. Embaixo das camas, gavetas acomodam a maior parte das roupas. Essa foi a solução encontrada pela arquiteta Tamara Timenetsky, do escritório Timenetsky Sallum, para acomodar confortavelmente duas crianças e seus pertences em 6 m².
Até mesmo na roupa de cama, a opção foi por tons neutros, deixando o colorido para as almofadas temáticas de super-herói. Jogo de cama e almofadas da Ameise Design. Tapete da Zacche Home. (Foto: Tamara Timenetsky Fotografia/Divulgação)
6. Para lidar com a falta de espaço nesta cozinha de 12 m², os profissionais do escritório Yamagata Arquitetura desenvolveram um painel dobrável de freijó natural, produzido pela JJA Marcenaria, que se torna uma mesa de 70 x 70 cm. A ideia foi criar um apoio para pequenas refeições sem comprometer a circulação.
Os profissionais do escritório Yamagata Arquitetura desenvolveram um painel dobrável de freijó natural, produzido pela JJA Marcenaria, que se torna uma mesa de 70 x 70 cm (Foto: Divulgação)
7. Os moradores deste apartamento adoram vinhos e faziam questão de uma adega. Já que o hall de entrada exclusivo e a sala de jantar eram divididos pela mesma parede, a arquiteta Fernanda Dabbur pensou em uma solução que soma necessidade e personalidade: criou um móvel sob medida de MDF com acabamento em laca na cor L079, da Sayerlack, e fundo de vidro.
A arquiteta Fernanda Dabbur pensou em uma solução que soma necessidade e personalidade: criou um móvel sob medida de MDF com acabamento em laca na cor L079, da Sayerlack, e fundo de vidro (Foto: Divulgação)
Via: Casa e Jardim