6 erros de decoração que fazem seu apartamento parecer menor
Já sabemos que é possível viver bem em espaços reduzidos, contudo alguns erros comuns fazem com que a decoração pareça exagerada ou mal equilibrada. Saiba quais são para evitá-los
Com os apartamentos se tornando cada vez menores, precisamos procurar estratégias de aproveitamento de cada cantinho para que os ambientes ganhem um visual mais amplo, Por isso, listamos seis erros de decoração que podem fazer com que seu apê pareça menor.
1. Uso errado da luz
Antes de decidir o local de cada coisa, pense na entrada de sol no apartamento. Onde há mais incidência, não coloque móveis muito grandes, que podem atrapalhar a entrada de luz natural para o resto do cômodo. Quando falamos na iluminação, pense em cenários utilizando luz e sombra a seu favor. Avalie também o reflexo das luzes: quando as arandelas e luminárias apontam para uma superfície e, então, iluminar uma região, chamamos de iluminação indireta. Essa estratégia é muito usada para criar ambientes mais aconchegantes. Neste caso, reflita sobre as funções de cada cômodo a fim de clarear a região na medida certa.
Projeto assinado por Camila Cordista (Foto: Julia Herman/Divulgação)
2. Mobiliário muito grande ou muito pequeno
Meça várias vezes os ambientes e os móveis antes de fazer qualquer compra. Isso porque é importante equilibrar todas as peças dentro de um ambiente, de modo que os itens ganhem harmonia e pareçam proporcionais. Por exemplo, para quem não abre mão de ter um espaço para receber, ter uma mesa de jantar gigante nem sempre é a melhor solução. Muitas vezes, vale mais apostar em uma bancada perto da região culinária e um móvel que acomode menos cadeiras.
Mesa de centro da Oppa. Tapete da Tok & Stok. Base da cama que se estende como banco, de madeira freijó. Futon da Leroy Merlin. Ao fundo, atrás da cama, persianas da Dekora escondem a parede de vidro do banheiro (Foto: Alessandro Guimarães / Divulgação)
3. Não apostar em peças com mais de uma função
Não estamos falando que você precisa lotar a casa de mesas dobráveis, armários que se convertem em camas e outros móveis que costumam fazer sucesso pelas várias funções agregadas. Todavia, uma boa saída é apostar em peças que sirvam para duas tarefas, como bancos que têm abertura para um baú, gavetões inseridos nos volumes de marcenaria e outras soluções com mais de um propósito.
Apartamento tem sofá que vira cama (Foto: Divulgação)
4. Você não está se organizando bem
Saber o local de cada coisa nem sempre significa ter vários armários e prateleiras. É mais uma questão de resolver um quebra-cabeças, a fim de decidir onde é a melhor região para manter seus equipamentos, tanto em termos de praticidade, quanto de espaço.
Marcenaria sob medida esconde área de serviço. O tanque esculpido em granito branco Itaúnas também vai fazer as vezes de apoio à churrasqueira (Foto: Lufe Gomes/Divulgação)
5. Todas as superfícies estão ocupadas
Quando falamos em aproveitar o espaço, uma das estratégias mais comuns é fazer uso do pé-direito para multiplicar as opções de armazenamento, com ganchos e prateleiras. Porém, a máxima "forma segue função", dita pelo arquiteto Louis Sullivan, nem sempre é verdadeira. Ou seja, pensar na estética antes do uso pode fazer sentido em alguns casos.
Estúdio de apenas 15 m², apelidado de "Caixa de Sapato", tem soluções de marcenaria e móveis dobráveis (Foto: Reprodução/Dezeen)
6. Poluição visual de cores
Conversando com o tópico acima, o uso de cores deve ser mais cauteloso e bem pensado em espaços pequenos. Você não precisa ser um minimalista e pode (sim!) ter uma ambiente colorido, desde que isso não afete sua sensação dentro daquele local. Para ir com cautela, pense em adicionar nuances mais vibrantes nos detalhes e acessórios.
JANTAR | Mesa Tulipa, assinada por Eero Saarinen, da Novo Ambiente. Cadeiras Finn, assinadas por Jader Almeida, do Arquivo Contemporâneo. Tapetes da Square Foot. Mesa de centro Duas Cores, assinada pelo escritório Branco & Preto para a Etel (Foto: André Nazareth/ Divulgação)
Via: Casa e Jardim